Hoje vi(vi) um filme: Doclisboa'15: Sonic Acts (1999) + In the Ocean (2001)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Doclisboa'15: Sonic Acts (1999) + In the Ocean (2001)

Esta Sábado, dia 24 de Outubro, a secção Heart Beat levou ao Cinema São Jorge música para vários gostos. A sala 3 recebeu dois filmes de Frank Scheffer, Sonic Acts e In the Ocean, o primeiro sobre música electrónica e o segundo acerca de compositores europeus e americanos.

Sonic Acts, de Frank Scheffer - 6.5/10


Para amantes do género ou meros curiosos, Sonic Acts percorre a história da música electrónica, através de testemunhos dos grandes nomes da vanguarda deste estilo musical. O indispensável Karlheinz Stockhausen, Pierre Henry, John Cage, Michel Waisvisz, Merzbow, Squarepusher e DJ Spooky são alguns dos artistas que nos fazem conhecer o que os inspira e o seu modo de trabalhar, ao mesmo tempo que acompanhamos o evoluir do género electrónico.

Um documentário curioso e com ritmo, para descobrir.

In the Ocean, de Frank Schefferb- 5.5/10


O realizador mergulha neste In the Ocean, na música clássica e seus autores. Com a cooperação de músicos que nunca antes apareceram no mesmo filme, entre eles Steve Reich, Brian Eno, Louis Andriessen, Philip Glass Bang on a Can, o documentário pretende explicar o quadro complexo da música contemporânea dos últimos 30 anos e explora a relação entre compositores americanos e europeus e a forma como se vêem e influenciam uns aos outros.

Não foi um trabalho fácil e está longe de ter tido um resultado de grande sucesso. In the Ocean aproxima-se mais de um público já bastante conhecedor do género e dos músicos e torna-se pouco instrutivo para meros curiosos leigos na matéria. O assunto torna-se difícil de acompanhar e os oradores multiplicam-se. Ainda assim, o ritmo do filme está construído de forma interessante, com a montagem a jogar originalmente com a fusão de imagem e música.


Esta sessão repete no próximo dia 29 de Outubro, igualmente na sala 3 do São Jorge.

Sem comentários: