quinta-feira, 15 de outubro de 2015

LEFFEST'15: Filmes e convidados de peso marcam a 9ª edição

As primeiras grandes novidades do Lisbon & Estoril Film Festival'15 foram esta Terça-feira anunciadas em conferência de imprensa, no Centro Cultural de Belém, e o Hoje Vi(vi) um Filme esteve presente. O festival irá decorrer entre 6 e 15 de Novembro.


A abrir e encerrar o LEFFEST'15 estão, desde logo, grandes títulos: Anomalisa, um filme de animação em stop motion de  Duke Johnson e Charlie Kaufman Our Brand Is Crisis, de David Gordon Green, com Sandra Bullock e Joaquim de Almeida, e, com honras de encerramento, encontra-se o muito esperado Cavaleiro de Copas (Knight of Cups), de Terrence Malick.

Nos convidados deste ano, muitos nomes de peso. O realizador Wim Wenders vem a Lisboa, bem como Jonathan Demme, David Gordon Green - os três cineastas terão direito a uma retrospectiva do seu trabalho nesta edição do LEFFEST -, Laurie Anderson, Andrzej Zulawski, Louis Garrel, os escritores Don DeLillo e John Berger, ou os actores Vincent Lindon, Mathieu Amalric, Laetitia Casta, entre muitas outras figuras ligadas ao cinema, literatura e outras artes.

Em competição, contam-se mais de uma dezena de longas-metragens. 11 Minutes, de Jerzy Skolimowski, El Apóstata, de Federico Veiroj, Journey to the Shore, de Kiyochi Kurosawa, Room, de Lenny Abrahamson, e The Childhood of a Leader, de Brady Corbet, são alguns dos títulos fortes a que se poderá assistir.

Já fora de competição, encontram-se títulos muito aguardados como Cosmos, de Andrzej Zulawski, 45 Years, de Andrew Haigh, El Clan, de Pablo Trapero, Every Thing Will Be Fine, de Wim Wenders, Manglehorn, de David Gordon Green, Mia Madre, de Nanni Moretti, ou Right Now, Wrong Then, de Hong Sang-soo.

O consagrado actor Luís Miguel Cintra terá uma retrospectiva a si dedicada nesta edição do LEFFEST. Ainda em português, encontram-se dois filmes: Montanha, de João Salaviza, marca presença em competição e Jogo de Damas, de Patrícia Sequeira, apresenta-se na secção Promessas.

Como sempre, o LEFFEST traz consigo muitas outras actividades: sessões especiais, masterclasses e debates, teatro, leituras e exposições - onde se destaca a exposição de fotografias Wim Wenders: Scouting in Portugal, que se prolongará até Março de 2016. Como é tradição, não faltará o Simpósio Internacional, este ano com a curadoria de José Gil, intitulado Bigger Than Life e subordinado ao tema loucura e criação. Como o filósofo referiu na conferência de imprensa, "há mecanismos da psicose que vamos encontrar nas obras de arte", e é sobre isso que se pretende debater, com psiquiatras, artistas, escritores, críticos, filósofos, etc. O Simpósio terá lugar no CCB nos dias 13, 14 e 15 de Novembro.

Este ano, o Lisbon & Estoril Film Festival divide-se pelo Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Casino Estoril, Centro Cultural de Cascais, Teatro Nacional D. Maria II, CCB, Cinemateca Portuguesa, Museu da Água - Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras e Casa das Histórias Paula Rego.

A 9ª edição do festival foi apresentada pelo director, Paulo Branco, por Catarina Vaz Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Gomes da Silva, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, António Lamas, do CCB, e pelo filósofo, José Gil.

Mais informações em: http://www.leffest.com/

Sem comentários: