25-abril-billboard

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Doclisboa'15: Frank Zappa, Phase II The Big Note (2002)

*7/10*

Frank Zappa marcou o mundo da música pelo talento e pela diferença que trouxe consigo. A secção Heart Beat do Doclisboa'15 exibiu Frank Zappa, Phase II The Big Note, de Frank Scheffer, recordando o músico e a sua obra.


O realizador holandês assume-se como fã do músico: “Tinha 13 anos, quando ouvi a música de Zappa pela primeira vez e esse disco intitulava-se We’re only in it for the Money. O que senti foi como que uma explosão que me abriu a cabeça para um mundo de sons completamente novos. Essa experiência foi muito bem-vinda, visto eu gostar apaixonadamente de música.”

Ora, aliando aqui as duas artes - música e cinema - numa só, Frank Zappa, Phase II The Big Note mantém-se fiel ao estilo de Scheffer, com o ritmo suficiente para cativar a plateia, recorrendo a testemunhos de familiares e amigos próximos de Zappa, imagens de arquivo do protagonista, concertos, programas de televisão... enfim, um sem número de registos que nos contam a história deste fenómeno da música.

Eis uma boa forma de conhecer melhor ou relembrar um dos grandes prodígios do século XX, um documentário para fãs ou meros curiosos.

Sem comentários: