quinta-feira, 7 de abril de 2016

Prémio Henri Langlois entregue à Cinemateca Portuguesa

A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema está de parabéns: foi premiada com o Prémio Henri Langlois 2016, na categoria Cinematecas e Restauros.


O prémio é atribuído pela associação homónima, dirigida por Jean-Louis Langlois e Frédéric Vidal, e será entregue no dia 11 de Abril, no festival Rencontres Internationales de Cinéma de Patrimoine, numa cerimónia no auditório da Maison de la Radio, em Paris, com a presença do Director da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, José Manuel Costa. Nesta sessão estará ainda presente Claudia Cardinale, presidente do Comité de Honra do evento.

Nesta cerimónia será exibida a cópia restaurada do filme Mudar de Vida, de Paulo Rocha, bem como a série de pequenos filmes rodados pelo pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis em 1896, também conservados e restaurados pela Cinemateca

A iniciativa tem como objectivo “chamar a atenção de cinéfilos, estudantes de cinema, profissionais da 7ª arte e poderes públicos para o futuro das obras cinematográficas”. Incluem um vasto programa de projecções, debates, conferências e exposições, e os Prémios Henri Langlois destinam-se a distinguir técnicos, actores, realizadores, fundações e cinematecas, cujo trabalho, em qualquer parte do mundo, contribui de forma relevante para o conhecimento e a transmissão do património cinematográfico. No caso das cinematecas, o prémio tem em atenção trabalhos recentes de organismos que se destacaram nas áreas da conservação e do restauro de filmes.

Sem comentários: