quarta-feira, 4 de maio de 2016

FESTin'16 começa hoje em Lisboa

Entre 4 e 11 de Maio, o FESTin - 7º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa chega ao Cinema São Jorge. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é a homenageada desta edição.


A abrir o festival está Cartas de Amor São Ridículas, de Alvarina Souza e Silva. A encerrar estará Jonas, de Lô Politi. Ao todo, serão exibidos 74 filmes, entre longas e curtas-metragem, divididos pelas várias secções do FESTin: Competição de Longas, Competição de Curtas, Competição de Documentários, Homenagem a CPLP, FESTin Arte, Mostra Brasileira, Mostra Social, FESTin+, Festinha e Cultura +.

Alguns títulos a destacar na Competição de Longas são, por exemplo, Zenaida, de Alexis Tsafas e Yannis Fotou, filme cabo-verdiano que aborda o tráfico de mulheres; Histórias de Alice, de Oswaldo Caldeira, ficção sobre um realizador brasileiro que vem em busca das suas origens portuguesas; ou Mundo Cão, de Marcos Jorge, que deambula entre a justiça e o desejo de vingança; 

Na Competição de Documentários, destaque para A Loucura Entre Nós, de Fernanda Vareille, sobre um hospital psiquiátrico; Central, de Tatiana Seger e Renato Dorneles, que entra na realidade de uma penitenciária brasileira que já foi considerada a pior do país e denunciada por violação dos Direitos Humanos; e Deportados, de Paulo Cabral, sobre os jovens cabo-verdianos deportados dos EUA.

África Abençoada, de Aminata Embaló, é um dos documentários que compõem a Mostra CPLP, e retrata a vida de Quintino na Pana, que, pelo quarto ano consecutivo, pedala mais de mil quilómetros entre a Guiné-Bissau e a Mauritânia para defender uma causa. Também nesta secção está Beatriz, de Alberto Graça, sobre um jovem casal de brasileiros que se muda para Lisboa.

Entre os eventos paralelos, o FESTin apresenta a Oficina de Cinema, Educação e Comunicação Comunitária e a mesa redonda O Cinema como Forma de Fomentar o Turismo.

Toda a informação sobre os filmes e o FESTin pode ser consultada em http://festin-festival.com/.

Sem comentários: