sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Estreias da Semana #237

Oito filmes chegaram aos cinemas portugueses esta Quinta-feira. Milagre no Rio Hudson e Não Respires são alguns dos destaques.

Amateur - Um Filme Sobre Carlos Relvas (2015)
Amateur
Pioneiro da fotografia no séc. XIX, Carlos Relvas foi um homem de cultura e inovação, que deixou um impressionante legado de aproximadamente 12.000 fotografias. A maioria destas foi cuidadosamente restaurada ao longo dos últimos anos e não são ainda do conhecimento público. A sua "casa- estúdio" na Golegã, (também ela recuperada) é uma estrutura única e reconhecida como uma peça fundamental na história da fotografia a nível mundial. Este documentário dá visibilidade ao trabalho técnico e artístico de Relvas através dos seus retratos realizados no estúdio de luz natural da Golegã e em exteriores no Ribatejo, Lisboa, Porto e no estrangeiro. Imagens que nos trazem, com surpreendente vivacidade, espaços e vivências com mais de 100 anos.

Baar Baar Dekho (2016)
Uma semana antes de seu casamento, Jai Varma (Sidharth Malhotra) demonstra nervosismo pré-nupcial. Ele encontra-se dividido entre os dois grandes amores da sua vida, a sua profissão e Diya (Katrina Kaif), a sua noiva. Jai acorda no dia seguinte e encontra-se em lua-de-mel. O problema é que ele não tem nenhuma memória do seu casamento. Assim começa uma jornada através do tempo, em que Jai é capaz de obter um vislumbre do futuro e do que significa estar casado. Enquanto viaja no tempo, Jai é apresentado a momentos-chave na vida de qualquer homem, que o levam a perceber que a vida não é uma simples fórmula.

Bastille Day - Missão Antiterrorista (2016)
Bastille Day
Michael Mason (Richard Madden) é um carteirista americano a viver em Paris que se vê perseguido pela CIA após ter roubado um saco que, sem o saber, contém uma bomba. Sean Briar (Idris Elba), o agente a cargo deste caso, depressa compreende que Michael é apenas um peão num jogo de terrorismo internacional, mas também o melhor trunfo para desvendar esta conspiração. Indo contra as suas ordens, Briar recruta Michael, cujos talentos de carteirista serão essenciais à investigação. Numa corrida contra o tempo, o duo apercebe-se que ambos se tornaram alvos a abater e que têm de confiar um no outro para poderem derrotar os seus inimigos comuns.

Kubo e as Duas Cordas (2016)
Kubo and the Two Strings
Kubo vive humildemente contando histórias fantásticas às pessoas da sua sonolenta aldeia à beira-mar e cuidando da mãe. A sua calma existência é perturbada quando acidentalmente convoca um espírito do passado que desce dos céus para cumprir uma vingança ancestral. De súbito, vê-se obrigado a fugir de deuses e monstros enquanto procura a armadura mágica que pertencia ao seu pai, o maior de todos os samurais.

Milagre no Rio Hudson (2016)
Sully
Em 2009, um avião comercial parte do aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque. Durante a subida, o aparelho cruza-se com um bando de gansos. O encontro com as aves avaria ambos os motores e um deles incendeia-se. Sem tempo para regressar à origem, ou optar por uma pista alternativa, o comandante opta por uma aterragem de emergência no Rio Hudson.

Nem Respires (2016)
Don't Breathe
Rocky (Jane Levy) está determinada a escapar da violência da sua mãe e a salvar a irmã mais nova do beco sem saída que parece inevitável para ambas.Com os amigos Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto) executaram uma série de assaltos a fim de conseguirem dinheiro suficiente para escapar da decadente cidade de Detroit, mas até agora os seus pequenos crimes deram apenas escassa recompensa. Por isso, quando o trio descobre um homem cego (Stephen Lang) que vive num bairro abandonado com uma pequena fortuna escondida em casa, concordam em avançar com o seu maior e último assalto. Mas o plano corre mal quando a vítima revela ser mais assustadora do alguma vez esperaram. O homem persegue-os incansavelmente através da sua casa fortificada e os invasores descobrem horrorizados que ele esconde mais do que apenas dinheiro.

One More Time With Feeling (2016)
Pensado originalmente como uma actuação filmada da banda, o documentário One More Time With Feeling evoluiu para algo mais significativo, à medida que Dominik mergulhou no cenário trágico por detrás da composição e gravação do álbum. No resultado final, as canções do novo álbum, tocadas pelos Bad Seeds, surgem entrelaçadas por entrevistas e filmagens captadas por Dominik, acompanhadas da narração e dos pensamentos intermitentes de Nick Cave.

The Smell of Us - O Cheiro de Nós (2014)
The Smell of Us
Trocadéro, em Paris. Math, Marie, Pacman, JP, Guillaume e Toff encontram-se todos os dias no Dôme, por trás do Palais de Tokyo. Andam de skate, divertem-se, fumam droga, a dois passos do mundo das artes que tocam sem conhecer. Alguns são inseparáveis, ligados pelas vidas de famílias complicadas. Vivem o instante e Toff filma tudo, a todo o momento.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Olá Inês, vi hoje o Bastille Day - Missão Antiterrorista: 4*

Um thriller intenso com muita ação, recomendo pois é bastante bom.

Cumprimentos,

Frederico Daniel!