segunda-feira, 5 de setembro de 2016

LEFFEST'16: Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski homenageados

Na sua 10.ª edição, o Lisbon & Estoril Film Festival vai homenagear os cineastas Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski. O evento irá decorrer entre 4 e 13 de Novembro.


As obras de Godard e Skolimowski serão alvo de uma retrospectiva integral durante o festival. O trabalho do realizador francês será igualmente tema de discussão no simpósio internacional desta edição. Figuras do mundo cinematográfico, das artes, da literatura e da crítica internacional vão partilhar com o público a influência que o cineasta teve em cada um e nas gerações futuras.  Jerzy Skolimowski, por sua vez, e após ter conquistado o prémio para Melhor Filme do LEFFEST'15 com 11 Minutos, regressa para ser homenageado e ainda para fazer parte do júri da Selecção Oficial em Competição. Também a obra da realizadora portuguesa Teresa Villaverde será alvo de uma retrospectiva integral.

No que ao teatro diz respeito, o LEFFEST'16 vai apresentar Dias Felizes, peça de Samuel Beckett, onde a actriz italiana Nicoletta Braschi interpreta o papel de Winnie. A encenação é de Andrea Renzi, que veste a pele de Willie, e será apresentada no Teatro Nacional D. Maria II, nos dias 10 e 11 de Novembro.

Nesta 10.ª edição, poderemos ver a exposição fotográfica Chema Prado/Series que inclui retratos de grande formato de personalidades do cinema, como John Malkovich, Manoel de Oliveira, António Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, Jim Jarmusch, Robert de Niro, entre outros. Trata-se de uma série de fotografias espontâneas de autoria de Chema Prado, que dirigiu durante 30 anos a Cinemateca Espanhola.

Sem comentários: