Hoje vi(vi) um filme: 1ª Exposição de Cartazes do Cinema Português até 30 de Novembro em Lisboa

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1ª Exposição de Cartazes do Cinema Português até 30 de Novembro em Lisboa

A 1.ª Exposição de Cartazes do Cinema Português vai decorrer entre 20 de Outubro e 30 de Novembro de 2016, em Lisboa. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Academia Portuguesa de Cinema, o ICA e a Cinemateca Portuguesa.

O circuito deverá começar na Cinemateca, com uma exposição dedicada ao cinema mudo e ao cineasta Manoel de Oliveira, seguindo-se depois para a Sociedade Nacional de Belas Artes (em frente à Cinemateca) onde se encontra o maior acervo, que começa em 1940 e acaba no ano 2000. Haverá ainda um núcleo dedicado ao realizador José Fonseca e Costa, no Hotel Tivoli Lisboa, a cerca de 400 metros dos espaços anteriores.

“O objectivo desta exposição é reconhecer não só o mérito dos cineastas que marcaram o cinema português do século passado, como foi o caso de Leitão de Barros, António Lopes Ribeiro, António Pedro Vasconcelos, Paulo Rocha ou Manoel de Oliveira (entre outros), como também de ilustres designers gráficos que, através dos cartazes de cinema, nos deixaram verdadeiras obras de arte, que são um retrato fidedigno de diferentes épocas da cultura portuguesa”, explica o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, que destaca também "o trabalho para cinema de artistas plásticos como Almada Negreiros, Manuel Guimarães, João Abel Manta, Manuel Lapa, Judite Cília ou Henrique Cayatte", pouco conhecido do grande público.

 

Sem comentários: