sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Doclisboa'16 homenageia Abbas Kiarostami

O Doclisboa - Festival Internacional de Cinema anunciou que irá homenagear Abbas Kiarostami, com a estreia nacional do seu último trabalho Take me Home e a exibição de 76 Minutes and 15 seconds with Abbas Kiarostami, de Seifollah Samadian. Os filmes serão exibidos numa sessão no Cinema São Jorge, dia 29 de Outubro, às 19h00.


Esta alteração na programação do Doclisboa'16 leva a que o filme de Werner Herzog Lo and Behold, Reveries of the Connected World tenha uma sessão única, que se irá realizar no Grande Auditório da Culturgest, no dia 22 de Outubro, às 19h00. A projecção inicialmente prevista para 29 de Outubro, no Cinema São Jorge, foi cancelada.

O realizador Abbas Kiarostami faleceu este ano aos 76 anos e 15 dias. 76 Minutes and 15 seconds with Abbas Kiarostami é o resultado de centenas de horas de filmagens feitas ao longo dos 25 anos de amizade entre Samadian e Kiarostami. O documentário é precedido da projecção do último filme de Kiarostami, Take me Home, um  registo de 16 minutos de uma viagem ao Sul de Itália. Os dois títulos estrearam na passada edição do Festival de Veneza.

Os júris da presente edição do Doclisboa já foram também anunciados. Manon de Boer, Karen Akerman, Kathrin Kohlstedde, Valérie Massadian e Ludovic Lamant serão os jurados da Competição Internacional. A Competição Portuguesa conta com Alexandra Carmo (Xana), Emily Wardill e Mads Mikkelsen. No júri dos Verdes Anos estarão Leonor Teles, Giulio Vita e Nuno Lisboa.

O Doclisboa decorre entre 20 e 30 de Outubro na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Fundação Calouste Gulbenkian. Mais informações sobre o festival, aqui.

Sem comentários: