quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LEFFEST'16: Programa e convidados anunciados

A comemorar uma década de existência, o Lisbon & Estoril Film Festival regressa de 4 a 13 de Novembro com antestreias e convidados, percorrendo, como de costume, mais artes para além da sétima.


O Herói de Hacksaw Ridge de Mel Gibson, fará as honras de abertura do LEFFEST'16 e Nocturnal Animals, de Tom Ford, será o filme de encerramento. Dentro das principais títulos Fora de Competição, encontramos ainda Uma História Americana, de Ewan McGregor, Até Nunca, de Benoit Jacquot, Bacalaureat, de Cristian Mungiu, Certain Women, de Kelly Reichardt, Gimme Danger e Paterson, de Jim JarmuschLa Fille Inconnue, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, Ma Loute, de Bruno Dumont, On the Milky Road, de Emir Kusturica, Os Belos Dias de Aranjuez de Wim WendersThe Salesman, de Asghar Farhadi, entre outros. Em Competição encontramos títulos como American Honey, de Andrea Arnold, Dogs, de Bogdan Mirica, Nocturama, de Bertrand Bonello, ou Elle, de Paul Verhoeven, por exemplo.

Jean-Luc Godard, Jerzy Skolimowski, Emir Kusturica, Teresa Villaverde, Pascal Bonitzer, Agustin Díaz Yanes e Daniel Rosenfeld serão alvo de homenagens e retrospectivas das suas obras, nesta edição.

Este ano, o LEFFEST comemora os 30 anos do filme Blue Velvet, de David Lynch, cuja projecção fará parte do programa, bem como a exibição Blue Velvet Revisited, de Peter Braatz. Na secção Descobertas, destaque para o novo filme de Gabe Klinger, Porto, e para O Bosque dos Quincôncios, do actor Grégoire Leprince-Ringuet.


O habitual Simpósio Internacional, este ano com o tema "Godard Vu Par...", vai realizar-se na Sala Luís de Freitas Branco, no CCB, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro. Os realizadores Alex Ross Perry, Benoît Jacquot, Daniel Rosenfeld, Jerzy Skolimowski, Olivier Assayas, entre outros cineastas, ensaístas e críticos, participarão no simpósio.

Haverá ainda espaço para um Encontro Internacional de Escolas de Cinema, muita música, literatura (o poeta Adonis vem lançar a antologia poética O Arco-Irís do Instante), teatro, exposições, encontros, debates e masterclasses.

Entre os convidados que marcarão presença no festival encontram-se os realizadores Jim JarmuschJerzy SkolimowskiEmir KusturicaTeresa VillaverdePascal BonitzerBenoit JacquotAlex Ross Perry, Bertrand Bonello, Cristian Mungiu, Elia SuleimanDaniel Rosenfeld, os escritores Adonis, Peter Handke, Enrique Villa-Matas, os actores Willem Dafoe, Anna Karina, Marisa Paredes, Nicoletta Braschi, entre muitos outros nomes das artes.

Este ano, o festival vai dividir-se entre o Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Casino Estoril, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Cascais, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro da Trindade, Casa das Histórias Paula Rego, Cinemateca Portuguesa, Cinema NOS - Cascais Shopping e P31 - Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Mais informações sobre a 10.ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, aqui.

Sem comentários: