sábado, 28 de janeiro de 2017

Estreias da Semana #257

Foram oito os filmes que chegaram esta Quinta-feira aos cinemas portugueses. Das seis estreias e duas reposições, destaque para La La Land: Melodia de Amor.

A Desaparecida, o Aleijado e os Trogloditas (2015)
Bone Tomahawk
Velho Oeste (EUA), finais do séc. XIX. A chegada de um forasteiro à cidade de Bright Hope levanta algumas suspeitas aos seus habitantes. Quando é interrogado,  recusa-se a dar explicações e tenta fugir. Desconfiado, o xerife Franklin Hunt dá-lhe um tiro na perna e coloca-o atrás das grades. A enfermeira Samantha O'Dwyer é chamada para tratar dos ferimentos. Na mesma noite, o local é atacado por um bando de selvagens conhecidos pelas suas práticas de canibalismo e, na manhã seguinte, Samantha, o prisioneiro e o guarda prisional são dados como desaparecidos. Hunt decide seguir as pistas e resgatá-los. A seu lado, numa viagem ao inferno na Terra, estarão Chicory, John Brooder e Arthur O'Dwyer, o desconsolado marido de Samantha...

A Mulher Canhota (reposição) (1978)
Die linkshändige Frau
Viagem solitária de uma mulher após decidir separar-se do marido, ficando sozinha com o filho.


Ama-san (2016)
Ama-San é um documentário que segue a vida quotidiana de três mulheres de diferentes idades que, durante 30 anos, mergulharam juntas no mar em redor de uma pequena vila de pescadores na península de Shima, no Japão. Filmado entre o mundo silencioso subaquático e a vida rural em terra, é o retrato de uma tradição que não se espera que sobreviva por muito mais tempo. Em geral, as mulheres que ainda hoje mergulham têm entre 50 e 85 anos de idade e são descendentes de uma tradição que poderá ter 2000 anos.

Aqui Há Gato! (2016)
Nine Lives
Tom Brand (Kevin Spacey) é um bilionário viciado no trabalho, com um estilo de vida que o afastou da família, da sua bela mulher Lara (Jennifer Garner) e da sua filha Rebeca (Malina Weisman). Quando se aproxima a data do aniversário de Rebeca ela faz o mesmo pedido de todos os anos: um gato. Tom detesta gatos, mas não pensou em alternativas e está sem tempo. O GPS leva-o até uma loja de animais mística, recheada de gatos estranhos e exóticos, onde o excêntrico proprietário Felix Perkins (Christopher Walken) lhe apresenta um gato majestoso chamado Sr. Patas Peludas. A caminho da festa de aniversário, Tom tem um acidente terrível. Quando recupera a consciência percebe que ficou preso no corpo do gato. Adoptado pela própria família, começa a experiência de aprendizagem do que é a vida de um animal doméstico. Para ter alguma esperança de regressar à sua família, Tom terá de perceber porque foi colocado nesta situação peculiar e percorrer o longo caminho para merecer a sua existência humana de volta.

As Asas do Desejo (reposição) (1987)
Der Himmel über Berlin
Na Berlim pós-segunda guerra mundial, os anjos Damiel e Cassiel deambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, ouvem, do topo dos edifícios, os seus pensamentos – medos, esperanças, sonhos – tentando confortar as almas que encontram. Mas quando Damiel se apaixona por uma trapezista, dispõe-se a deixar a sua imortalidade para ficar na terra ao seu lado, experimentando pela primeira vez as alegrias e tristezas de cada dia.

La La Land - Melodia de Amor (2016)
La La Land
O filme começa como tudo começa em Los Angeles: na auto-estrada. Este é o lugar onde o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) encontra a aspirante a actriz Mia (Emma Stone), com uma buzinadela de desdém num engarrafamento que espelha o impasse em que navegam as suas vidas. Ambos possuem o tipo de esperanças impossíveis que são a alma da cidade: Sebastian tenta fazer com que as pessoas gostem de jazz tradicional no século XXI. Mia gostava de conseguir chegar ao fim de uma audição. Mas nenhum dos dois espera que o seu fatídico encontro os leve onde nunca poderiam chegar sozinhos. Os seus movimentos, em direcção um do outro e para os seus grandiosos sonhos artísticos, criam um mundo próprio, essencialmente cinematográfico, em La La Land - que com luz, cor, som, música e palavras, viaja directamente para os êxtases da felicidade que perseguimos e ao sofrimento das paixões que nunca iremos superar.

O Divã de Estaline (2016)
Le Divan de Staline
Na residência secreta onde um Estaline nos seus últimos anos de vida descansa alguns dias, o jovem Danilov vem apresentar o projecto de um monumento póstumo à glória do governante. Foi Lidia, a amante do ditador, quem seleccionou o artista e o apresentou a Estaline. Num cenário de medo, suspeição e mentira, Lidia e Danilov jogam o seu destino frente ao tirano.

Resident Evil: Capítulo Final (2017)
Resident Evil: The Final Chapter
A acção recomeça imediatamente após os acontecimentos de Resident Evil: Retaliação. Após a traição de Wesker, a humanidade está a prestes a soltar o último fôlego. Alice regressa ao ponto onde o pesadelo começou - Raccoon City. É lá que a Umbrella Corporation está a reunir as suas forças para um ataque final contra os derradeiros sobreviventes do apocalipse. Numa corrida contra o tempo, Alice vai reunir-se com velhos amigos e conhecer um aliado improvável.

Sem comentários: