quinta-feira, 29 de março de 2018

Conhece a programação do IndieLisboa'18

O IndieLisboa regressa à capital de 26 de Abril a 6 de Maio para mais uma edição cheia de cinema independente, esta que é a 15.ª. Jacques Rozier e Lucrecia Martel são os Heróis Independentes de 2018, num ano em que serão apresentados mais de 200 filmes.


São filmes portugueses que fazem as honras de abertura e encerramento do 15º IndieLisboa. A abrir está A Árvore, de André Gil Mata, e será A Raiva, de Sérgio Tréfaut a encerrar.

Tendo o cinema português grande foco no festival, entre curtas e longas-metragens, a Competição Nacional traz filmes de Sandro Aguilar, Susana Nobre, Miguel NunesTiago Rosa-Rosso, João Salaviza e Filipe Melo, entre muitos outros.

A secção Silveste é uma das que, todos os anos, cativam mais atenções, mostrando tanto obras de jovens cineastas como de autores consagrados. De destacar a exibição de filmes de autores bem conhecidos do IndieLisboa (e não só) como Den' PobedyKrotkaya, de Sergei Loznitsa, En attendant les barbares, de Eugène Green, Grass, de Hong Sang-soo, Premières solitudes, de Claire Simon, Les quatre sœurs, de Claude Lanzmann, Readers, de James Benning e Tara Moarta, de Radu Jude.

Na secção IndieMusic, Hip to da Hop, de António Freitas e Fábio Silva, Matangi/Maya/M.I.A., de Steve Loveridge, Milford Graves Full Mantis, de Jake Meginsky e Neil Young, Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes, de Catarina David e Francisco Noronha, Ryuichi Sakamoto: Coda, de Stephen Nomura Schible e Teenage Superstars, de Grant McPhee, são alguns dos filmes projectados.

As Sessões Especiais desta edição incluem obras portuguesas em ante-estreia nacional e um programa dedicado ao cinema produzido em Macau. Dos títulos portugueses, destaque para O Homem Pikante, de Edgar Pêra, As Horas de Luz, de António Borges Correia, e A Pedra Não Espera, de Graça Castanheira.

Em força continuam também a Competição Internacional, Novíssimos, IndieJúnior, Director's Cut, Boca do Inferno e as actividades paralelas, entre elas o IndieByNight e as LisbonTalks Universidade Lusófona. Para conhecer toda a programação do IndieLisboa basta ir a www.indielisboa.com.

Sem comentários: