quinta-feira, 22 de março de 2018

Estreias da Semana #317

Chegaram oito novos filmes aos cinemas portugueses esta Quinta-feira. Há muito por onde escolher.

Aparição (2018)
Final dos anos 50. Um escritor e professor, Alberto Soares (Jaime Freitas), tem a sua primeira colocação no Liceu de Évora, uma cidade rural, inóspita e moralista. Encontra-se com o médico local e amigo do seu falecido pai, o Dr. Moura (Rui Morisson), de quem logo se torna protegido e que o acolhe no seu núcleo familiar. Alberto deixa-se fascinar pelas belas filhas do médico: Ana (Rita Martins), a mais velha, casada com o latifundiário Alfredo (Dinis Gomes), uma mulher inteligente, carente e frontal; Sofia (Victoria Guerra) uma jovem provocadora, sensual e inconsequente; e Cristina (Inês Trindade), a mais nova, um inatingível e inocente talento musical. Alberto começa a tomar notas para um futuro romance inspirado pela nova vida em Évora. No liceu, durante as aulas, expõe os seus pensamentos e impressiona um aluno em particular, Carolino (João Cachola). Ainda de luto pela morte do pai, as suas convicções existencialistas geram polémica na cidade provinciana e acaba por entrar em choque com Chico (Ricardo Aibéo), um intelectual frustrado, amigo da família e primo de Carolino. Entretanto, a obsessão de Alberto pela morte torna-se cada vez mais real e avassaladora, tornando-o na personagem central do livro que pretende escrever. O envolvimento de Alberto com a família do Dr. Moura resulta ainda numa relação amorosa e cúmplice com Sofia que, ao mesmo tempo, namora com Carolino, num triângulo amoroso que leva a uma rivalidade passional e inicia uma espiral de violência.

Gringo (2018)
Um homem de negócios norte-americano com interesses numa empresa farmacêutica prestes a entrar na bolsa de valores vê a sua vida virada do avesso por um incidente no México.

Hostis (2017)
Hostiles
Em 1892, um lendário oficial de cavalaria (Christian Bale) aceita relutantemente uma última missão antes de se reformar. Deverá escoltar um chefe Cheyenne moribundo (Wes Studi) e a respectiva família através de território perigoso até à reserva no Montana onde ficarão a viver. Durante a perigosa travessia do Novo México até às planícies do Montana, os antigos inimigos encontram uma jovem viúva (Rosamund Pike), cuja família foi assassinada. Juntos, unirão forças para sobreviver às provações da tortuosa paisagem, a comanches hostis, e outros contratempos que vão encontrando pelo caminho.

Maria Madalena (2017)
Mary Magdalene
Retrato da enigmática figura bíblica de Maria Madalena (Rooney Mara), uma jovem em busca de um novo modo de vida. Contrariando os costumes da época, Maria Madalena desafia a sua família conservadora para se juntar a um movimento social liderado pelo carismático Jesus de Nazaré (Joaquim Phoenix) e rapidamente descobre o seu lugar no centro de uma viagem que terminará em Jerusalém.

No Intenso Agora (2017)
Feito a partir da descoberta das cenas que a mãe do realizador filmou como turista na China em 1966, durante o início da Revolução Cultural, No Intenso Agora trata da natureza efémera dos momentos de grande intensidade emocional. Às cenas da China, somam-se imagens de arquivo dos eventos de 1968 na França, na Checoslováquia e, em menor extensão, no Brasil. Na tradição do filme-ensaio, o documentário interroga como as pessoas que participaram naqueles acontecimentos – vividos com alegria, encantamento, convicção generosa, medo, decepção e desalento – seguiram adiante após o arrefecimento das paixões.

O Capitão (2017)
Der Hauptmann
Nas últimas semanas da Segunda Guerra Mundial, o jovem cabo Willi Herold em fuga encontra um uniforme de capitão. Sem pensar, veste o uniforme e assume-se como oficial. Os soldados dispersos rapidamente se reúnem em redor dele, felizes por terem encontrado um novo comandante. Com receio de ser desmascarado, Herold assume gradualmente o papel de capitão sem escrúpulos e sucumbe à intoxicação do poder.

Sherlock Gnomes (2018)
Gnomeo & Juliet: Sherlock Gnomes
Os gnomos de jardim Gnomeo e Julieta recrutam o conhecido detective Sherlock Gnomes para investigar o misterioso desaparecimento de outros ornamentos.

Wonderstruck: O Museu das Maravilhas (2017)
Wonderstruck
Baseado no romance de Brian Selznick, Wonderstruck: O Museu das Maravilhas conta a história de Ben e Rose, duas crianças separadas por 50 anos, que desejavam secretamente que as suas vidas fossem diferentes. Ben há muito anseia conhecer o pai, enquanto Rose sonha com uma misteriosa actriz cuja vida ela acompanha através de recortes de jornais que guarda num caderno. Quando Ben descobre uma pista intrigante sobre o pai e Rose lê um entusiasmante título num jornal, ambos partem à descoberta daquilo de que sentem falta e as suas histórias acabam por se desenvolver numa simetria hipnotizante.

Sem comentários: