terça-feira, 27 de março de 2018

Festa do Cinema Italiano em Lisboa a partir de 4 de Abril

A 11.ª Festa do Cinema Italiano começa a percorrer o país a partir de 4 de Abril, sendo Lisboa a primeira paragem. Até dia 12 de Abril, a festa fica no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.


O filme de abertura desta edição é Sicilian Ghost Story, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza. Foi filme de abertura da Semaine de la Critique no Festival de Cannes 2017, e é inspirado por um caso que chocou a opinião pública italiana nos anos 90. Uma fábula romântica no mundo da máfia italiana. A encerrar a festa estará The Place, de Paolo Genovese, uma comédia sobre o preço que cada um está disposto a pagar para alcançar certo sonho ou objectivo.

Na secção Panorama, dedicada às mais recentes obras de autores italianos, encontra-se Nico, 1988, de Susanna Nicchiarelli, um biopic sobre a vocalista dos Velvet Underground e musa de Andy Warhol, durante um período em que menos a conhecemos. Outro destaque vai para Fortunata, de Sergio Castellitto, que valeu à protagonista, Jasmine Trinca, o prémio de melhor actriz na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes. Protagonizado por Helen Mirren e Donald Sutherland, Ella & John – The Leisure Seeker, de Paolo Virzì, marca a estreia do realizador em filmes em língua inglesa. Ammore e malavita, de Antonio e Marco Manetti, é um musical que acontece no submundo da máfia napolitana.

Marco Tullio Giordana vai estar em Lisboa para apresentar dois filmes: o seu mais recente Nome di donna e La meglio gioventù (A Melhor Juventude). Também o actor Fabrizio Gifuni marca presença em Lisboa.

Na secção competitiva há cinco primeiras obras: Guarda in alto, de Fulvio Risuleo, La guerra dei cafoni, de Davide Barletti e Lorenzo Conteo, Cuori Puri, de Roberto de Paolis, Easy, de Andrea Magnani, e Happy Winter, de Giovanni Totaro.

Na secção Altre Visione são apresentados quatro filmes: Beautiful Things, de Giorgio Ferrero e Federico Biasin (os realizadores vão estar em Lisboa), Hannah, de Andrea Pallaoro, com Charlotte Rampling no papel principal, Il cratere, de Silvia Luzi e Luca Bellino, e Surbiles, de Giovanni Columbu.


A secção Amarcord apresenta Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore, no âmbito da comemoração do seu 30.º aniversário. Outro clássico que o festival traz ao público é O Carteiro de Pablo Neruda, de Massimo Troisi e Michael Radford. O filme será exibido no tradicional Cine-Jantar, no Mercado de Santa Clara. Também a exposição Il Postino, Salina - A Metáfora da Poesia, composta por desenhos e adereços de Lorenzo Baraldi e Gianna Gissi, respectivamente, director de arte e figurinista de O Carteiro de Pablo Neruda pode ser vista no Cinema São Jorge e nas lojas Fnac de todo o país a partir de 4 de Abril. Haverá ainda uma projecção do filme no dia 8 de Abril no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Teatro Rivoli, no Porto.

Marco Ferreri (1928-1997) será homenageado na Festa do Cinema Italiano, numa retrospectiva com alguns dos seus principais filmes: La carrozzella (A Motoreta), Una storia moderna - L'ape regina (O Leito Conjugal), La Donna Scimmia, L'uomo dei cinque palloni, Dillinger è morto (Dillinger Morreu), Il seme dell'uomo (A Semente do Homem), La grande abbuffata (A Grande Farra), Non toccare la donna bianca (Não Toques na Mulher Branca), L'ultima donna (A Última Mulher), La Carne, La Cagna, etc.

Ao longo da Festa terão lugar muitas outras actividades paralelas relacionadas com a Itália e o seu Cinema, um pouco para todas as idades. Podes conhecer o programa completo, filmes e actividades em: http://www.festadocinemaitaliano.com/

O Porto também recebe a Festa a 4 de Abril, até dia 8, no Cinema Trindade e Teatro Rivoli. O Cinema da Villa, em Cascais, recebe a festa de 5 a 8 de Abril, bem como o Cinema Charlot, em Setúbal. Seguem-se Almada (Auditório Fernando Lopes Graça) de 6 a 8 de Abril, Coimbra a 7, 12 e 13 de Abril (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), Évora de 11 a 13, no Auditório Soror Mariana, Aveiro (Teatro Aveirense), nos dias 16 e 17, e Viseu de 17 a 19,  no Cine Clube de Viseu – Auditório IPDJ. Em Maio, Beja recebe a festa de 2 a 4 de maio no Pax Júlia – Teatro Municipal, a Moita será a anfitriã nos dias 11, 18 e 25 no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, o Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, nos 15 a 19 de Maio, seguindo-se Loulé (Cine-Teatro Louletano) de 18 a 20, Viana do Castelo, a 22 e 23 de Maio (Teatro Municipal Sá da Bandeira) e Caldas da Rainha, de 22 a 24, no CCC - Centro Cultural e de Congressos. Em Junho, a festa segue para o Funchal, onde se apresenta entre os dias 6 e 9, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Haverá mais datas e locais, a confirmar.

Sem comentários: