25-abril-billboard

terça-feira, 27 de março de 2018

Festival Córtex de 11 a 18 de Abril em Sintra e Lisboa

A 8.ª edição do Festival Córtex realiza-se de 11 a 15 de Abril, em Sintra, e vai homenagear o realizador austríaco Ulrich Seidl, que vem a Portugal. Este ano, Lisboa também faz parte do mapa do Córtex com sessões de 12 a 18 de Abril.


No dia 12 de Abril, será exibido Safari, o mais recente filme de Seidl, com a presença do realizador, no Cinema Ideal. Esta será também a primeira longa-metragem exibida neste festival. O filme é um retrato desconfortável sobre um grupo de turistas alemães e austríacos que viajam até África para se dedicarem à caça. 

O Festival de Curtas Metragens de Sintra vai exibir ainda alguns dos primeiros trabalhos de Ulrich Seidl, desde filmes de escola, como One Fourty (1980) e The Prom (1982), a produções que realizou para televisão austríaca nos anos 90, como The Last Man (1994) e The Bosom Friend (1997).

Da Áustria chega também a secção Hemisfério, que este ano é programada pelo festival austríaco Vienna Shorts, a convite do Córtex. Novidade nesta edição é a secção Frontal, dedicada ao público sénior e aos alunos do ensino secundário do concelho de Sintra.

Em parceria com a Monstra - Festival de Animação de Lisboa, na programação do Mini-Córtex vão ser apresentadas oito curtas-metragens para as escolas e uma sessão para pais e filhos no dia 15 de Abril, que antecede um workshop de animação para as famílias, leccionado por Fernando Galrito.

Nesta edição, foram seleccionadas 15 curtas para competição internacional. A competição nacional é composta igualmente por 15 curtas, havendo filmes de Gabriel Abrantes, Salomé Lamas, Diogo Costa Amarante, Marta Mateus ou João Salaviza, entre outros. Beatriz Batarda, Cláudia Lucas Chéu e Sérgio Tréfaut são os jurados da competição nacional, e Ana David, João Ferreira e Margarida Leitão vão avaliar os filmes da competição internacional.

O MU.SA (Museu das Artes de Sintra) é o palco das actividades paralelas do festival, com dois concertos: no dia 13 de Abril Conan Oisiris apresenta o seu mais recente álbum Adoro Bolos e, no dia 14, Soho, projecto de música electrónica, apresenta-se pela primeira vez em Sintra. A entrada é livre para ambos os concertos.


Mais informações sobre o Córtex - Festival de Curtas Metragens de Sintra em: http://www.festivalcortex.com/.

Sem comentários: