25-abril-billboard

quinta-feira, 1 de março de 2018

Oscars 2018: Os Actores Secundários

Percorro agora os nomeados para o Oscar de Melhor Actor Secundário. É uma categoria com dois desempenhos muito bons, e uma ausência muito notória: Armie Hammer merecia um lugar pelo seu papel em Chama-me Pelo Teu Nome. Eis os cinco nomeados, por ordem de preferência.

1. Christopher Plummer, Todo o Dinheiro do Mundo (All the Money in the World)


Chegamos ao fim de Todo o Dinheiro do Mundo apaixonados pela interpretação de Christopher Plummer. É ele, na realidade e ironicamente (dada a troca tardia de Spacey por Plummer), a estrela do filme. O veterano é perfeito a interpretar esta personagem tão ambígua, um homem inteligente, arrogante, inacessível e avarento, que nutre grande amor pelo neto raptado. É neste paradoxo de características que reside o encanto da personagem que consegue ser desprezível mas igualmente calorosa.

2. Sam Rockwell, Três Cartazes à Beira da Estrada (Three Billboards outside Ebbing, Missouri)


Sam Rockwell é um camaleão como Dixon, o homem intragável, intratável, violento e com um ódio desmedido que toma conta dos seus actos. É uma criança grande, que veste farda e usa armas, enquanto não larga os headphones ou as revistas de banda desenhada. A sua personagem sofre uma grande transformação ao longo do filme e há valores que vamos descobrindo neste homem imaturo que nos vão surpreender.

3. Willem Dafoe, The Florida Project


Willem Dafoe veste a pele do apaziguador gerente do motel. Ele é o responsável por manter a ordem e por que tudo funcione e, ao mesmo tempo, é um pai para grande parte dos hóspedes - com os seus próprios dramas familiares a pairar muito superficialmente. Uma interpretação tranquila mas que gera uma intensa empatia com a plateia.

4. Woody Harrelson, Três Cartazes à Beira da Estrada (Three Billboards outside Ebbing, Missouri)


Woody Harrelson é o desafiado chefe da polícia, um dos bons, mas impotente, desencantado, é um homem em claro sofrimento. Uma interpretação curta e cheia de simplicidade a que não falta muito carisma.

5. Richard Jenkins, A Forma da Água (The Shape of Water)


Richard Jenkins é o eterno amigo da protagonista de A Forma da Água. Um desempenho cheio de sensibilidade, de um homem que, por força da época, esconde publicamente a sua orientação sexual. Ao mesmo tempo, transmite simpatia e proporciona momentos tão divertidos como comoventes.

Sem comentários: