segunda-feira, 16 de abril de 2018

Festival Córtex 2018: Os Vencedores

Os vencedores da 8.ª edição do Festival Córtex foram anunciados este Domingo, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Os Humores Artificiais, de Gabriel Abrantes e The Wizard of U.S., de Balbina Bruszewska são dois dos vencedores deste ano.


A curta de Gabriel Abrantes recebeu o Grande Prémio do Júri, que o considerou "um filme que se deseja que chegue ao grande público, através do seu carácter provocador e humor inusitado, constrói uma alegoria surpreendente sobre as várias formas de comunicação entre uma indígena e um robot." Ainda na competição nacional, a curta-metragem Tudo o que Imagino, de Leonor Noivo, recebeu uma Menção Honrosa, por ser "um filme generoso sobre o final da adolescência que nos abre portas de um universo de quem vive à margem, e que conta com um jogo de improvisação habilidoso e ágil".

Na Competição Internacional, o Prémio de Melhor Curta foi para a animação polaca The Wizard of U.S. O júri considerou que é "um filme arrojado e profundamente livre de diferentes dispositivos de animação, baseado em elementos documentais transpostos para o universo ficcional de O Feiticeiro de Oz e da Disney. Como resultado temos um raro objecto de fusão de géneros cinematográficos, com uma forte ironia e crítica social de uma enorme humanidade."

O favorito do público foi a curta-metragem de animação de Paulo Patrício, Surpresa.

Na secção Mini-Córtex, os alunos das escolas do concelho de Sintra elegeram In a Heartbeat, de Esteban Bravo e Beth David como melhor filme desta competição.

O festival continua até ao dia 18 de Abril, no Cinema Ideal, em Lisboa, com uma retrospectiva da obra do realizador austríaco Ulrich Seidl, com sessões às 22h00.

Sem comentários: