sexta-feira, 25 de maio de 2018

Estreias da Semana #326

Esta Quinta-feira, chegaram aos cinemas portugueses nove novos filmes. Han Solo: Uma História de Star Wars e O Labirinto da Saudade são duas das estreias.

Como Falar Com Raparigas em Festas (2017)
How to Talk to Girls at Parties
Na Londres de 1977, Enn (Alex Sharp) e dois amigos procuram uma noite inesquecível, longe dos festejos do Jubileu de Prata da Rainha. Impedidos de entrar na festa de Boadicea (Nicole Kidman), a matriarca punk do bairro, decidem aventurar-se noutro local de tinham ouvido falar. Quando chegam, nada é como esperavam: a casa parece cheia de estudantes adolescentes, exóticos, estrangeiros e incrivelmente atraentes. Enn depressa se apaixona pela enigmática Zan (Elle Fanning) que, tal como ele, não se enquadra no ambiente. Enquanto Enn apresenta Zan ao novo mundo do punk, das festas e da música, descobre que também ela possui um universo diferente para partilhar e, ao longo de 24 horas, os dois embarcam numa aventura que é literalmente de outro mundo.

O foco de Godard, O Temível é a história da relação amorosa entre o realizador Jean-Luc Godard e a actriz Anne Wiazemsky, que ficou marcada por uma mudança nos ideais do cineasta, numa época de manifestações, entre elas o Maio de 68.

Han Solo: Uma História de Star Wars (2018)
Solo: A Star Wars Story
Durante uma série de ousadas aventuras nas profundezas do perigoso submundo do crime, Han Solo encontra o seu futuro copiloto, o poderoso Chewbacca, e o notório jogador Lando Calrissian, numa viagem que irá definir o percurso de um dos mais improváveis heróis da saga Star Wars.

LBJ (2017)
Após perder as primárias democratas de 1960 para o Senador John F. Kennedy (Jeffrey Donovan), Lyndon B. Johnson (Woody Harrelson), o poderoso líder da maioria no Senado, acaba por aceitar o lugar de vice- presidente na campanha do seu jovem rival. Apesar da sua experiência legislativa e aguçados instintos políticos, Johnson vê-se ignorado e esquecido assim que ganham as eleições presidenciais. Tudo muda a 22 de Novembro de 1963, quando o Presidente Kennedy é assassinado. Johnson, com o apoio da sua mulher, Lady Bird (Jennifer Jason Leigh), é repentinamente catapultado para o cargo de Presidente. Enquanto a nação faz o luto, Johnson tem de confrontar o procurador geral Bobby Kennedy (Michael Stahl- David), um adversário de longa data, e o senador da Geórgia Richard Russell (Richard Jenkins), seu antigo mentor, para conseguir honrar o legado de JFK e instituir a histórica Lei dos Direitos Civis de 1964.

Monsieur & Madame Adelman (2017)
Durante mais de 45 anos, Sarah (Doria Tillier) e Victor (Nicolas Bedos) estiveram juntos. Como conseguiram isso? Quem é realmente Sarah, essa mulher enigmática que sempre viveu na sombra do marido? Amor, ambição, traição e segredos alimentam a odisseia deste casal invulgar.

O Labirinto da Saudade (2018)
Miguel Gonçalves Mendes (José e Pilar) adapta ao cinema uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa – O Labirinto da Saudade de Eduardo Lourenço – numa viagem única pelo interior de uma mente brilhante. Aos 94 anos, o escritor e filósofo Eduardo Lourenço projecta pelos espaços da sua memória as perguntas que até hoje nele perduram. Que traumas nos definiram enquanto povo? Quem somos? O que fizemos? Que atrocidades cometemos? Quais os caminhos que podemos seguir? Estas questões são o ponto de partida para O Labirinto da Saudade, um filme sobre uma "nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria", mas também a celebração da vida e obra de um dos maiores autores da cultura Portuguesa. Narrado  e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, o documentário percorre os corredores da sua memória e da história de Portugal. Pelo caminho, cruza-se com fantasmas do nosso passado e amigos do seu presente – figuras marcantes da cultura lusófona como Álvaro Siza Vieira, José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier, entre outros, que assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões escritas no livro.

Os Invisíveis (2017)
Die Unsichtbaren
Quatro jovens judeus sobrevivem ao Terceiro Reich em plena cidade de Berlim vivendo de forma tão temerária e imprudente que se tornam... invisíveis.

Quando o Amor Chega (2017)
All I Wish
Senna Berges (Sharon Stone) é uma estilista que desistiu de encontrar a sua alma gémea. Apesar das tentativas da melhor amiga e da mãe dominadora (Ellen Burstyn) para fazê-la assentar e seguir a sua paixão pelo design de moda, Senna continua a seguir um caminho de comportamentos irresponsáveis, empregos perdidos e relações casuais com homens mais jovens. Tudo parece cada vez mais descontrolado até ao dia da festa do seu 46.º aniversário, onde conhece o par certo: Adam (Tony Goldwyn), um atraente advogado. Julgando que nunca mais se verão, os dois reencontram-se por acaso na festa do 47.º aniversário de Senna, e a vida dela prepara-se para mudar radicalmente.

Submersos (2018)
Submergence
Numa divisão sem janelas na costa este de África, o cidadão inglês James Moore (James McAvoy) é prisioneiro de combatentes jiadistas. A milhares de quilómetros, no mar da Gronelândia, Danielle Flinders (Alicia Vikander) prepara-se para mergulhar com um submersível em direcção ao leito do oceano. Nos pequenos espaços onde se encontram, ambos são levados às memórias do Natal do ano anterior, onde um encontro casual numa praia francesa levou a um intenso e duradouro romance.

Sem comentários: