25-abril-billboard

terça-feira, 5 de junho de 2018

FEST 2018 de 18 a 25 de Junho em Espinho

A 14.ª edição do FEST ̶̶̶ Festival Novos Realizadores | Novo Cinema acontece entre os dias 18 e 25 de Junho, em Espinho, com mais de 190 filmes para ver.


FEST regressa com a competição internacional de longas e curtas-metragens (Lince de Ouro e Lince de Prata), a secção infanto-juvenil para as famílias, FESTinha, a competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional) e o prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas secções não competitivas, Flavours of The World apresenta 19 filmes com foco no cinema japonês, austríaco e sueco. Por sua vez, Be Kind Rewind leva-nos a um dos mais isolados países do mundo, a Coreia do Norte.

Winter Brothers, de Hlynur Palmason

Nas longas-metragens em competição este ano encontram-se Winter Brothers, primeira longa-metragem do islandês Hlynur Palmason, Blue My Mind, de Lisa Brühlmann, Mobile Homes, de Vladimir Fontenay, Photon, de Norman Leto, I'm not a Witch, primeira longa-metragem de Rungano Nyoni, Killing Jesus, de Laura Morna, Blockage, de Mohsen GharaeiLemonade, de Ioana Uricaru, Sand and Blood, de Matthias Krepp e Angelika Spangel, The Celebration – Das Impreza, de Alexandra Wesolowski, e Lupo, de Pedro Lino.

O FEST "procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos e partilhar oportunidades, criando ao mesmo tempo novos públicos para o cinema independente". Em paralelo com o festival decorrem dois eventos: o FEST - Training Ground - secção educativa do evento com mais de 30 actividades, como debates e masterclasses - e o FEST - Pitching Forum, onde os realizadores podem apresentar os seus projectos a um painel de produtores, agentes de talentos e financiadores. Acontece ainda o FEST ̶̶̶ Industry Meetings que consiste em reuniões personalizadas com investidores, produtores, realizadores e outros cineastas, para receber conselhos sobre como melhor desenvolver projectos ou carreiras.

Asghar Farhadi

O cineasta iraniano Asghar Farhadi vai marcar presença em Espinho para orientar uma masterclass no Training Ground. Também David Seidler (argumentista de The King's Speech; Onassis: The Richest Man in the World), Gabriella Cristiani (montadora de The Last Emperor; Last Tango in Paris), Stephen Warbeck (compositor de Shakespeare in Love; Billy Elliot), Stephan Elliott (realizador de The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert; Rio, I Love You), Roman Coppola (produtor, realizador e argumentista, Moonrise Kingdom; The Darjeeling Limited), Francesca Jaynes (coreógrafa A.I. Artificial Intelligence; Gravity) e Gareth Wiley (produtor, Match Point; Vicky Cristina Barcelona) marcam presença nesta edição.

O FEST acontece no Centro Multimeios, Casino de Espinho, Biblioteca Municipal de Espinho e Praia de Espinho. Mais informações sobre o festival em http://site.fest.pt/pt/.

Sem comentários: