sexta-feira, 13 de julho de 2018

Há Cinema no Jazz em Agosto

Na sua 35.ª edição, o Jazz em Agosto traz uma programação especial intitulada John Zorn Special Edition. Entre 27 de Julho e 5 de Agosto, na Fundação Calouste Gulbenkian, celebra-se a música, com cinema à mistura.


Em torno do trabalho de Zorn estão os 18 concertos e seis filmes que o Jazz em Agosto apresenta e onde marcam presença, para além do próprio músico, vários dos melhores músicos da cena nova-iorquina.

Os filmes com exibição no evento serão Pomegranate Seeds, um filme-concerto, em que Ikue Mori compõe em tempo real a banda sonora para imagens alusivas a um conto sobre a deusa PerséfoneBhima Swarga, igualmente de Ikue MoriJohn Zorn The Book of Heads - 35 etudes for solo guitar performed by James Moore, de Stephen TaylorCelestial Subway Lines / Salvaging Noise, de Ken Jacobs e Between Science and Garbage de Pierre Hébert com música de Bob Ostertag.

A estes cinco títulos, junta-se a estreia mundial do filme John Zorn (2016-2018) de Mathieu Amalric, segundo capítulo do filme estreado no LEFFEST em 2017, que contará com a presença do realizador.

Pela primeira vez na história do festival, toda a programação é organizada em torno de um só músico, o norte-americano John Zorn. O compositor, saxofonista, produtor e responsável pela editora discográfica Tzadik tem abordado todos os géneros e subgéneros musicais, do jazz ao rock, passando pela música clássica, as bandas sonoras, a música ambiente ou a música improvisada.

A 35.ª edição do Jazz em Agosto irá decorrer em vários espaços da Fundação Calouste Gulbenkian, nomeadamente no Anfiteatro ao Ar Livre, no Grande Auditório, no Auditório 2 e na Sala Polivalente do Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna.

Mais informações sobre o Jazz em Agosto podem ser encontradas em https://gulbenkian.pt/jazzemagosto.

Sem comentários: