25-abril-billboard

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Curtas Vila do Conde 2018: Vencedores

O 26.º Curtas Vila do Conde já acabou há mais de uma semana mas o Hoje Vi(vi) um Filme esteve de férias e nunca é tarde para anunciar os vencedores do festival. La Chute, de Boris Labbé conquistou o grande prémio do evento.

O júri – composto por Laurence Boyce (crítico de cinema e membro da BAFTA, da FIPRESCI e da European Film Academy), Aurélie Chesné (programadora da France Télévisions) e Nadav Lapid (escritor e realizador In Focus) – considerou o filme “uma peça de puro cinema (...) como se não existisse mais nada a não ser cinema” e ainda “um ensaio audiovisual sobre a vida e a morte”. La Chute venceu o Grande Prémio DCN Beers da Competição Internacional.


Na mesma competição, Raymonde ou l’évasion verticale, de Sarah van den Boom, foi o vencedor do prémio para Melhor Animação; Madness, de João Viana, foi considerado o Melhor Documentário; e Fry Day, de Laura Moss, venceu na categoria de Melhor Ficção. O Prémio do Público foi atribuído pelos espectadores a Ce Magnifique Gâteau!, de Emma de Swaef e Marc James Roels.

A actriz Ana Moreira, estreante na realização, venceu o Prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia com Aquaparque. O filme ficou, assim, nomeado para os European Film Awards da European Film Academy. Ana Moreira conquistou ainda o Prémio Kino Sound Studio para Melhor Realizador Português. Nas palavras do júri, a curta-metragem “combina a nostalgia do passado e o vazio literal e figurativo do presente num trabalho hipnótico e sedutor”.

Na Competição Nacional, o vencedor do Prémio Pixel Bunker e Melhor Filme em competição foi Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude), de David Pinheiro Vicente. O Prémio do Público SPA foi atribuído à animação Entre Sombras, de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos.

Na Competição Experimental, o norte-americano Morgan Fisher conquistou o prémio para melhor filme com Another Movie. O júri atribuiu também uma menção honrosa à curta-metragem Comfort Stations, de Anja Dornieden e Juan David GonzálezJoão Pombeiro venceu a Competição de Vídeos Musicais com Back to Nature, da banda Nightmares On Wax.

Na secção dedicada aos mais novos, o Prémio Curtinhas MAR Shopping foi atribuído a The Highway Rat, de Jeroen Jaspaert. Foram ainda distinguidos com menções honrosas os filmes Ameise, de Julia Ocker, e Skyggebokser, de Andreas Boggild Monies.

Na Competição Take One!, dedicada a filmes de escola, foram entregues à curta-metragem Amor, Avenidas Novas, de Duarte Coimbra, o Prémio IPDJ, o Prémio Smiling, o Prémio Agência da Curta Metragem e o Prémio Restart. A dupla André Puertas e Ana Oliveira conquistou o Prémio Blit para Melhor Realização pela curta-metragem A Ver o Mar. Na primeira edição da Competição Take One! Europeu, com várias escolas europeias a concurso, a curta-metragem polaca Their Voices, de Eri Mizutani, venceu o prémio para melhor filme.

Sem comentários: