quinta-feira, 2 de agosto de 2018

MOTELx'18: Primeiras Novidades

O MOTELx'18 regressa a Lisboa de 4 a 9 de Setembro. The Nun - A Freira Maldita, de Corin Hardy,  é o filme de abertura da 12.ª edição do festival.

Outros filmes já confirmados no Festival  Internacional de Cinema de Terror de Lisboa são: Mandy, de Panos Cosmatos, com Nicolas CageMorto Não Fala, a primeira longa do brasileiro Dennison RamalhoGhost Stories, de Jeremy Dyson e Andy NymanGhostland, o último de Pascal Laugier; e ainda o argentino Terrified, de Demián Rugna.


A Esplanada 39 Degraus da Cinemateca Portuguesa irá receber oito sessões ao ar livre, em colaboração com o MOTELx. O terror irá dominar o mês de Setembro, evocando o bicentenário da publicação do clássico da literatura de terror gótico Frankenstein, de Mary Shelley (1818). O festival organizará também um debate à volta de Mary Shelley com mulheres de destaque da vida cultural portuguesa.

Para o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa estão seleccionados 12 filmes: A Boneca, de Gonçalo Morais Leitão; A Estranha Casa na Bruma, de Guilherme Daniel; Agouro, de David Doutel e Vasco Sá; Calipso, de Paulo A. M. Olveira e Pedro Martins; Cinzas, de Célia Fraga; Coração Revelador, de São José Correia; Espelho Meu, de Hugo Pinto; Freelancer, de Francisco Lacerda e Francisco A. Lopes; Insanium, de Rui Pedro Sousa; Moscatro, de Patrícia Maciel; O Quadro, de Paulo Araújo; e Yet Another Christmas Tale, de David Vieira.

A secção Quarto Perdido, que desvenda o que de melhor se fez no cinema de género português, será pela primeira vez inteiramente dedicada a uma cineasta, Solveig Nordlund, com a exibição de Aparelho Voador a Baixa Altitude e A Filha.

O livro Os Contos Mais Arrepiantes de H.P. Lovecraft, editado pela Saída de Emergência, terá lançamento exclusivo no MOTELx e será apresentado pelo músico Legendary Tigerman e pelo realizador Edgar Pêra, que estão a preparar um cine-concerto 3D, do qual serão revelados alguns excertos em primeira mão. Há ainda uma exposição com as ilustrações do livro.

O Warm-Up do Festival, que acontece de 31 de Agosto a 2 de Setembro, vai surpreender os lisboetas com um Drive-In MOTELx.

Mais informação em http://www.motelx.org.

Sem comentários: