segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Periferias: Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara de 10 a 20 de Agosto

A 6.ª edição do Periferias: Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara realiza-se de 10 a 20 de Agosto. 

Raiva, de Sérgio Tréfaut, abre o festival que, este ano, homenageia Garcia de Orta, médico e naturalista nascido na região, no século XVI. O Castelo de Marvão é o palco escolhido para a abertura deste evento transfronteiriço, cuja aposta passa por apresentar cinema de autor, em itinerância através de um conjunto de aldeias históricas e lugares emblemáticos da raia luso-espanhola.


Os filmes serão apresentados, maioritariamente, em sessões nocturnas ao ar livre. Sérgio Tréfaut, Catarina Mourão, Hugo Magro e os espanhóis Joaquín Rodrigo, Rubin Stein, Josep Lluís Penadès, Rodrigo Canet e Eva Urbano são presenças confirmadas no festival.

Antes do arranque oficial do Festival, acontecem duas sessões especiais em Cedillo, a 8 e 9 de Agosto, com a exibição dos documentários Guadalquivir, de Joaquín Gutierrez Acha, e Luna Grande, Un tango por Garcia Lorca, de Juan José Ponce.

Nos dias 10 e 11 de Agosto, respectivamente, no Parque de Esculturas de Marvão (Quinta do Barrieiro) e Castelo de Vide, evoca-se a figura do médico e naturalista Garcia de Orta. O programa para estes dois dias inclui propostas de cinema e música, que estabelecem uma ligação com a época e os lugares onde o médico viveu e desenvolveu a sua pesquisa.

Além de um documentário biográfico sobre o autor, serão exibidos os filmes El Bosco - El Jardin de los Sueños, José Luíz Lopez-Linares, sobre a obra do pintor holandês Jerónimo Bosch, e A Dama de Chandor, de Catarina Mourão, filmado em Goa. Destaque também para o concerto Distant Sound Connection, projecto dos músicos Hekuly, Sali & Arkadius. Há espaço ainda para uma maratona de curtas ibéricas, um ciclo de cinema ambiental, uma "macedónia de filminhos" para crianças e sessões junto dos lares da terceira idade. O Periferias apresenta ainda exposições, palestras e espectáculos musicais, privilegiando as temáticas dos direitos humanos, ambiente e cultura.

Aos palcos habituais do festival - Marvão, Valência de Alcântara, Galegos, Fontañera, Portagem, Beirã e Santo António das Areias - somam-se este ano as localidades de Cedillo e Malpartida de Cáceres, em Espanha, e Castelo de Vide e Porto da Espada, em Portugal.

Todas as informações sobre o Periferias e programa completo podem encontrar-se em http://periferiasfestival.com/ e https://www.facebook.com/periferiasfestival/.

Sem comentários: