25-abril-billboard

terça-feira, 18 de setembro de 2018

MOTELx'18: Unsane (2018)

"I'm not f***ing crazy!" 
Sawyer Valentini

*7/10*

No MOTELx'18, Unsane, o mais recente filme de Steven Soderbergh veio perturbar a plateia e superar preconceitos. Inteiramente filmado com um iPhone 7 Plus, o cineasta arriscou num thriller de terror protagonizado por Claire Foy.

Sawyer Valentini deixa a sua cidade natal para escapar a um passado conturbado. Quando é involuntariamente colocada numa instituição psiquiátrica, a jovem vê-se obrigada a lidar com o seu maior medo. Mas será tudo real ou uma ilusão criada por ela? Ninguém está disposto a ajudá-la e Sawyer terá de fazer de tudo para sobreviver.

O argumento constrói-se, ritmado, e numa avalanche de sensações desconfortáveis e de impotência. A privação da liberdade com que a protagonista se depara contagia a plateia, que partilha a aflição com Sawyer. O pânico instala-se. A certo momento, esta sensação diminui, e entramos numa espiral de emoções fortes, até ao último segundo. Entre o terror e suspense, cria-se igualmente uma forte crítica ao sistema.


Steven Soderbergh cria um ambiente claustrofóbico aterrorizante, captando todos os detalhes, em todos os recantos, onde só mesmo um iPhone caberia, concretizando planos fortes e originais. O realizador transforma em Cinema uma longa-metragem filmada com um smartphone, e surpreende cépticos e até mesmo fãs do digital com o que consegue criar.

Por seu lado, Claire Foy incorpora a paranóia e o desespero da protagonista tão bem quanto possível e envolve ainda mais o espectador, que continuará a ser surpreendido por Soderbergh ao longo de Unsane. No final, só poderemos dizer que o desafio a que o realizador se propôs foi ultrapassado com distinção. O Cinema não tem limites.

Sem comentários: