segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Olhares do Mediterrâneo de 27 a 30 de Setembro no Cinema São Jorge

A 5.ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo - Cinema no Feminino começa a 27 de Setembro e prolonga-se até dia 30, no Cinema São Jorge, em Lisboa. O foco do evento é mostrar filmes que resultam do trabalho criativo de mulheres de países do Mediterrâneo, ou mulheres oriundas de outra parte do mundo a trabalhar em países do Mediterrâneo.


Figlia Mia (Daughter of Mine), de Laura Bispuri, abre o festival no dia 27 de Setembro, e conta-nos a história de uma menina de 10 anos na Sardenha, dividida entre duas mães. Outros filmes em estreia nacional no Olhares do Mediterrâneo são Fields of Anger, documentário de Anne Gintzburger, narrado por Catherine Deneuve, que dá conta da crise agrícola na Normandia e na Bretanha; os documentários Improsioned Lullab, de Rossella Schillaci e Rush Hour, de Luciana Kaplan; Analysis of Blue Blood, de Bianca Torres e Gabriel Velázquez; e My Short Words, da dupla turca combinando realização e produção Büşra Bülbül e Bekir Bülbül.

Já na secção competitiva de curtas foram seleccionados mais de 20 filmes, entre os quais Get up, Kinshasa!, de Sébastien Maitre; Marlon, de Jéssica Palud; Negah, de Farnoosh Samadi, Bobol, de Khedija Lemkecher; ou The Demantlai's, de Reem Samarani.

A secção competitiva temática, Travessias, apresenta filmes sobre migrações e histórias sobre êxodos, colocando em evidência a crise dos refugiados. Desta secção, destaque para My Kaaba is HUMAN, de Sinem Taş, que conta as histórias de seis refugiados em Portugal; Mr Gay Syria, de Ayse Toprak, sobre dois refugiados sírios homossexuais que tentam reconstruir as suas vidas; Son of Sofia, de Elina Psikou, uma história de migrações e separação através do olhar de uma criança de 11 anos; e Before Summer Ends, de Myryam Goormaghtigh, que irá marcar o encerramento do festival.

Uma das novidades desta edição é a mostra não competitiva Diários do Vale do Jordão, apresentando The Dream Will Never Come True, de Khadijeh Bsharat e A Weekend Visit Home, de Nivin Bsharat.

O Olhares do Mediterrâneo apresenta ainda, paralelamente, as exposições Instantâneos Mediterrânicos, um Tríptico Grego (fotografia) e Campos de Batalha (exposição/instalação), dois debates, três workshops, a Cerimónia Marroquina do Chá, uma degustação de cerveja artesanal e ainda dois concertos - Olhares INATEL - OMIRI no dia 29 de Setembro e  B’rbicacho, no dia 30.

Mais informações sobre o Festival Olhares do Mediterrâneo - Cinema no Feminino em http://www.olharesdomediterraneo.org/2018-5a-edicao/.

Sem comentários: