quinta-feira, 18 de outubro de 2018

42º Cinanima de 12 a 18 de Novembro em Espinho

A 42ª edição do Cinanima — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho realiza-se de 12 a 18 de Novembro e irá homenagear o sérvio Nikola Madjak.

O filme vencedor do festival fica automaticamente apurado para a shortlist dos Oscars de curtas-metragens de animação. O Cinanima vai exibir 375 filmes, oriundos de 43 países. Nesta edição haverá um foco especial na Guerra Civil em Angola e no cinema de animação no feminino.


No dia 12 de Novembro, às 19h00, na Sala António Gaio do Centro Multimeios de Espinho, o Cinanima homenageia Nikola Madjak (1927 – 2013), o pai do cinema de animação, na Sérvia. Nesta sessão vão ser exibidos Time of Vampires (1971) e Encyclopedia of a Hangman (1974). 

A abertura oficial do festival acontece no mesmo dia e sala, pelas 22h00, com a exibição de Another Day of Life (2018), realizado por Raul de la Fuente e Damian Nenow. O filme, que foi exibido em Cannes numa sessão especial, evoca o trabalho do escritor e jornalista polaco Ryszard Kapuscinski sobre três meses de Guerra Civil em Angola, em 1975.

A realizadora Regina Pessoa é responsável pela curadoria do único programa temático desta edição Animação no Feminino, que tem como objectivo mostrar filmes realizados por mulheres e sobre histórias contadas no feminino.

O Cinanima conta com seis filmes portugueses na Competição Internacional de Curtas-metragens, que apura o vencedor directamente para a lista dos Oscars de Curtas-metragens de Animação. No dia 13 de Novembro, às 22h00, será exibido 28 Outubro, de Tiago Albuquerque. No dia 14, à mesma hora, é apresentado o filme Razão Entre Dois Volumes, de Catarina SobralRide, de Paul Bush, e Agouro, de David Doutel e Vasco Sá, são exibidos nos dias 15 e 16 de Novembro, respectivamente. No dia 16, às 15h30, é exibido 4 Estados da Matéria, de Miguel Pires de Matos, e, às 22h00, Entre Sombras, de Mónica Santos e Alice Guimarães.

Todos os anos, o Cinanima dedica retrospectivas a vários países, organizadas em parceria com festivais que se dedicam à promoção do cinema de animação contemporâneo nesses locais. Na 42ª edição, estas sessões ficam reservadas à Ucrânia, Sérvia, Eslováquia, Polónia, Lituânia e Finlândia, com curadoria dos festivais LINOLEUM – Festival of Contemporary Animation and Media Art, BALKANIMA – European Animated Film Festival, FEST ANCA – International Animation Festival, O!PLA Festival of Polish Animation, Tindirindis International Animated Film Festival e Turku Animated Film Festival.

O festival oferece ainda sete masterclasses gratuitas, oito workshops, várias exposições e sessões Q&A. O Cinanima estará um pouco por toda a cidade de Espinho, principalmente no Centro Multimeios, marcando ainda forte presença no Auditório Casino de Espinho, no Auditório do Face – Fórum de Arte e Cultura de Espinho e na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. Algumas masterclasses programadas vão decorrer na Reitoria da Universidade do Porto, na ESAD (Matosinhos) e na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

O programa completo e outras informações podem consultar-se em www.cinanima.pt.

Sem comentários: