quarta-feira, 13 de março de 2019

IndieLisboa'19: Brasil também é Herói Independente

O IndieLisboa'19 aproveita toda a recente polémica a envolver o presidente brasileiro e anuncia mais um Herói Independente: "o cinema amado vindo do Brasil".


O ano de 1994, há 25 anos, marcava o regresso do Brasil à produção nacional, depois do período de interregno em que Collor de Mello dissipara todos os apoios e incentivos à criação cinematográfica. Em 2019, os tempos turbulentos regressaram, e o IndieLisboa não o pretende ignorar.

Depois dos filmes brasileiros terem arrecadado os principais prémios do IndieLisboa 2018, o festival quis "celebrar a criatividade, de apoiar uma comunidade que vive um período particularmente auspicioso. Neste programa mostraremos filmes muito recentes e inéditos em Portugal, espelhando uma produção audaciosa e politicamente desperta. Seremos (também) a voz e o espaço deste cinema, contribuiremos activamente para a sua continuidade." O programa do Herói Independente reflecte a proximidade entre o festival, desde o seu início, e o cinema brasileiro, "um cinema atento, revelador, destemido, original".

Para além das longas-metragens, será exibido um conjunto de curtas metragens recentes (a revelar em breve).

Programa (em construção):
A Noite Amarela, Ramon Porto Mota
A Rosa Azul de Novalis, Gustavo Vinagre, Rodrigo Carneiro
Divino Amor, Gabriel Mascaro
Domingo, Clara Linhart, Fellipe Barbosa
Fabiana, Brunna Laboissière
No Coração do Mundo, Gabriel Martins, Maurilio Martins
Os Jovens Baumann, Bruna Carvalho Almeida
Querência, Helvécio Marins Jr
Seus Ossos e Seus Olhos, Caetano Gotardo
Temporada, André Novais Oliveira

Sem comentários: