25-abril-billboard

terça-feira, 12 de março de 2019

Monstra 2019: Programa

A 18.ª edição da Monstra - Festival de Animação de Lisboa realiza-se de 20 a 31 de Março. O cinema de animação canadiano será homenageado.

O festival tem programadas 15 sessões de filmes do Canadá, com retrospectivas da obra de realizadores como Norman Mclaren, Frédéric Back, Caroline Leaf e uma grande retrospectiva do National Film Board of Canada, a produtora de cinema independente canadiana que comemora 80 anos de existência em 2019.

Mirai
A competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes, 6 dos quais são estreias nacionais. Mirai, de Mamoru Hosoda, tem estreia na Monstra e conta a história de um menino que encontra um jardim mágico que lhe permite viajar no tempo e conhecer os seus antepassados. Funan, de Denis Doé, relata a luta de uma mãe que, durante a revolução do Khemer Vermelho no Cambodja, foi forçosamente separada do filho. O compositor e sound designer vêm apresentar o filme à Monstra. This Magnificent Cake!, de Marc James Roels e Emma De Swaef, passa-se na África colonial do final do século XIX, e conta as histórias de cinco personagens diferentes. Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, apresenta-nos a um menino que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo. Michel Ocelot marca presença no festival para apresentar a sua mais recente longa Dilili a Paris. Captain Morten and the Spider Queen, de Kaspar Jancis, do qual foi apresentado um excerto em 2018 na Monstra, chega agora finalizado à competição. The Tower, de Mats Grorud, conta a história de uma jovem que vive num campo de refugiados na Palestina. O realizador, assim como o director de arte, Rui Tenreiro, vão estar presentes na Monstra.

Em retrospectiva estará a filmografia completa do japonês Satoshi Kon, falecido em 2010, aos 46 ano. A BD no Cinema de Animação é uma outra das retrospectivas desta edição, com a exibição de cinco longas-metragens inspiradas nas histórias do marinheiro Corto Maltese. Também Tintim, a célebre personagem da animação e da BD, vai estar presente na Monstra com o filme Tintim e os Prisioneiros do Sol, de 1969 que comemora agora 50 anos.

O músico Pierre Kwenders, canadiano nascido no Congo, regressa a Portugal para um concerto na Sala 2 do Cinema São Jorge, acompanhado com animação ao vivo pelo ilustrador António Jorge Gonçalves. As Quatro Estações de Vivaldi vão ser tocadas ao vivo pela Escola Superior de Música de Lisboa, enquanto que alunos das universidades de animação de Tóquio executam um software que permite sincronizar imagem e música ao vivo, desenvolvido em parceria com a Yamaha. Na secção JazzAnim, um programa que se realiza no Hot Clube de Portugal, várias curtas vão são musicados ao vivo pelos alunos desta escola. O colectivo Lisbon Poetry Orchestra dará um concerto de música com poesia e cinema de animação com filmes exclusivos de alunos da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha. Vai realizar-se ainda um concerto de scratch digital, com um animador a desenhar ao vivo sobre película.

Destaque ainda para as secções Históricos, DokAnim (documentários de animação, representados por duas longas e uma retrospectiva do Festival DokLeipzig),TerrorAnim (filmes de animação de terror), Monstra Triple X (filmes sensuais para maiores de 18 anos), Cinema Experimental e homenagens.

A Monstrinha traz para as famílias a antestreia de The Queen’s Corgi. O realizador Ben Stassen vai estar em Lisboa a apresentar o filme. Haverá ainda uma homenagem ao Mickey Mouse, na Cinemateca Júnior, um novo espaço nesta edição do Festival; o italiano Leo Da Vinci - Missão Mona Lisa, no ano em que se assinalam os 500 anos sobre o falecimento de Leonardo Da Vinci; Baby Monstra (sessões de entrada livre para crianças até aos 3 anos); e workshops de animação para pais e filhos.

Desde dia de 14 de Fevereiro, a exposição A Magia dos Estúdios Aardman está no Museu da Marioneta. A Sociedade Nacional de Belas Artes recebe cinco exposições: os 25 anos de trabalho conjunto dos realizadores Regina Pessoa e Abi Feijó; os objectos do projecto 4 Estados de Matéria, de Miguel Pires de Matos; uma homenagem ao realizador canadiano Norman McLaren com quatro instalações de autores contemporâneos; e Scratch (triptyque-3), realizado por Pierre Hébert.

O Festival Monstra acontece no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Mais informações em https://www.monstrafestival.com/inicio/.

Sem comentários: