quinta-feira, 25 de abril de 2019

Estreias da Semana #374

Neste feriado de comemoração dos 45 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, chegaram aos cinemas portugueses nove filmes. A Grande Viagem e Vingadores: Endgame são duas das estreias.

A Grande Viagem (2019)
The Big Trip
Uma cegonha maluca engana-se e faz a entrega de um panda bebé na porta errada. Um urso, um alce, um tigre e um coelho entram numa árdua mas divertida aventura pelo deserto para devolver o panda à sua legitima casa.

A Incrível História do Carteiro Cheval (2018)
L'Incroyable Histoire du facteur Cheval
Finais do século XIX. Joseph Ferdinand Cheval é um simples carteiro que percorre todos os dias a região de Droma, de aldeia em aldeia. Solitário, é abalado quando encontra Philomène, a mulher da sua vida. Da união nasce Alice. Para esta criança que ele ama mais do que tudo, Cheval lança-se numa tarefa de loucos: construir-lhe com as próprias mãos um incrível palácio. Não se deixando nunca abater pelos azares da vida, este homem banal consagrará 33 anos da sua vida a esculpir esta obra extraordinária: O Palácio Ideal. Um monumento que, ainda hoje, pode ser visitado em Hauterives, França.

Buena Vista Social Club (reposição) (1999)
Com uma pequena equipa, Wim Wenders acompanha o seu amigo Ry Cooder, responsável pela banda sonora de Paris,Texas, numa viagem a Havana. Cooder pretende gravar material para o primeiro álbum de Ibrahim Ferrer a solo, após ter gravado Buena Vista Social Club (que ainda não tinha sido editado naquela altura). Wenders faz uma imersão na música cubana e, ao longo de vários meses, observa e acompanha os músicos – primeiro em Havana e semanas mais tarde, numa viagem a Amesterdão, para a primeira actuação pública da banda (que nunca tinha tocado junta fora de um estúdio). Em Julho de 1998, acontece o concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e Wim Wenders continua a acompanhar a banda, que passa de esquecida a mundialmente famosa, em apenas alguns meses.

Menina (2017)
Luísa Palmeira é uma criança de 10 anos, nascida em França, filha de emigrantes portugueses. Para a mãe analfabeta, Luísa é quase uma adulta, mas para o pai, alcoólico, é ainda uma menina. Um dia, o pai conta a Luísa que sofre uma doença grave. Luísa não acredita e fica a pensar que, na verdade, ele esconde alguma coisa. Dividida entre línguas e culturas distintas, Luísa procura conhecer as raízes da família e encontrar a sua identidade, ao mesmo tempo que se confronta com a morte anunciada do pai.

Mulher e Marido (2017)
Moglie e marito
Após uma incrível experiência científica, Andrea, um neurocirurgião, e a sua mulher Sofia, uma ambiciosa apresentadora de televisão, apercebem-se de que trocaram de corpo. Forçados a viver no corpo do outro e nas suas rotinas diárias, o casal será capaz de ver a relação através de um prisma completamente diferente.

O Silêncio dos Outros (2018)
El Silencio de Outros
O Silêncio dos Outros mostra a luta épica das vítimas dos 40 anos da ditadura de Franco, em Espanha, que continuam hoje a procurar justiça. Filmado ao longo de seis anos, o filme acompanha várias vítimas e sobreviventes enquanto organizam o Processo Argentino e enfrentam uma amnésia imposta pelo Estado perante crimes contra a Humanidade num país, que após quatro décadas de democracia, continua dividido.

Teen Spirit: Conquista o Sonho (2019)
Teen Spirit
Violet (Elle Fanning) é uma adolescente tímida que sonha em fugir da sua pequena cidade e seguir a paixão pela música. Com a ajuda de um mentor improvável, participa num concurso local de canto que testará a sua integridade, talento e ambição.

The Sea of Trees (2015)
Um suicida americano trava amizade com um japonês perdido numa floresta perto do Monte Fuji. Filme seleccionado para a competição oficial do Festival de Cannes 2015.

Vingadores: Endgame (2019)
Avengers: Endgame
Segunda parte de Avengers: Infinity War. O culminar de 22 longas-metragens interligadas e o ponto de viragem na épica jornada dos super-heróis da Marvel, quando percebem quão frágil é a sua realidade e até que ponto se devem sacrificar para a manter.

2 comentários:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Teen Spirit: Conquista o Sonho: 5*

Não tendo expectativas saí da sala de cinema maravilhado, excelente.

Cumprimentos, Frederico Daniel.

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Outro filme excelente nessa semana, Vingadores: Endgame: 5*

O enredo e argumento deste filme são fantásticos, vão ver ao cinema.

Cumprimentos, Frederico Daniel.