segunda-feira, 13 de maio de 2019

FESTin 2019: Programa

A 10.ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa acontece entre os dias 15 e 22 de Maio, no Cinema São Jorge, Instituto Cervantes, Fórum Lisboa e Cinema City Alvalade.


Entre curtas e longas-metragens, serão exibidos 45 filmes na edição de 2019. Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor, será o Filme de Abertura do festival, e aborda o linchamento público de suspeitos de assédio sexual, através de aplicativos e redes sociais. Miguel Falabella e Marisa Orth estarão em Lisboa para lançamento de Sai de Baixo – o Filme, que marcará o encerramento da 10.ª edição do FESTin, no dia 22 de Maio.

O drama adolescente, Ferrugem, de Aly Muritiba, Unicórnio (Patricia Pillar vem apresentar o filme), de  Eduardo NunesBoni Bonita,  de Daniel Barosa, Todas as Canções de Amor, de Joana Marianie, O Olho e a Faca, de Paulo Sacramento são alguns dos títulos a exibir no FESTin.

Na Competição de Documentários encontramos o filme angolano Início do Fim, que narra a realidade da imprensa e da democracia após as eleições do país em 1992; a coprodução entre Portugal e Cabo Verde Tarrafal – Dez Pancadas no Carril, que aborda a representação emblemática da repressão salazarista; e Missão 115 reconstrói um atentado à bomba que tentava frustrar a democratização do Brasil, em 1981.

As problemáticas do universo feminino surgem em três obras: Marias da Sé, Saudade Mundão e Lusófonas. Em O Incerto Lugar do Desejo, uma mulher analisa o papel deste item na sua vida. De Moçambique, chega O Menino Escritor, a história de uma criança que ganha dinheiro nas ruas a memorizar livros.

Fora da Competição, encontramos o universo indígena em Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi o documentário Karingana – Licença para Contar reúne a cantora brasileira Maria Bethânia e os escritores Mia Couto, moçambicano, e José Eduardo Agualusa, angolano.

O FESTin apresenta ainda a Competição de Curtas-Metragens, a Mostra do Cinema Brasileiro, o FESTin + para 3.ª idade e a Mostra Latim – a Língua em Movimento. Nas actividades paralelas, destaque para a masterclass da argumentista Júlia Priolli e para a mesa redonda sobre coprodução audiovisual entre países da língua portuguesa.

Mais informações sobre o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa em http://festin-festival.com.

Sem comentários: