sexta-feira, 17 de maio de 2019

IndieLisboa'19: Monólogos com a História (2019) + Sou Autor Do Meu Nome Mia Couto (2019)

Monólogos com a História, de Sol de Carvalho - 6.5/10


Monólogos com a História, de Sol de Carvalho, trouxe às Sessões Especiais do IndieLisboa'19 um apelo ao passado e à memória, com a fantasia a comandar a história.

Eis uma reflexão sobre a História de Moçambique no confronto entre um pai morto e um filho de luto. A distância entre os dois em vida parece quebrar-se na morte. Um passado fechado a cadeado e em ruínas - tal como a casa herdada pelo filho, que é palco da curta-metragem - é agora aberto. Duas visões muito diferentes dos mesmos acontecimentos, com significados totalmente distintos para cada geração. Mas afinal, há muito mais que une pai e filho.

Sou Autor Do Meu Nome: Mia Couto, de Solveig Nordlund - 7/10

Sou Autor do Meu Nome: Mia Couto fez parte das Sessões Especiais do IndieLisboa'19 e leva-nos numa visita ao passado do escritor Moçambicano. É ele próprio, o contador de histórias, que nos conta a sua. A realizadora luso-sueca Solveig Nordlund segue-o pelas ruas de Moçambique, filma os locais que lhe são queridos, na Beira, e que o fazem sentir-se em casa.


A realizadora  já realizou documentários sobre escritores como António Lobo Antunes, Marguerite Duras ou J. G. Ballard. Neste filme, acompanhamos o dia-a-dia do escritor moçambicano e percorremos a sua carreira literária, através de conversas íntimas onde nos revela memórias e nos apresenta as figuras que compõem a sua vida.

A tranquilidade com que passeia na rua, abordado por muitos admiradores que lhe pedem selfies é a mesma com que fala para a câmara de Solveig Nordlund. Com grande sinceridade, conta-nos o seu percurso e o quanto a infância e juventude - muito marcadas pela guerra em Moçambique - o marcaram. Através da literatura, do teatro e do cinema Sou Autor do Meu Nome: Mia Couto conta também parte da História de um país.

Sem comentários: