domingo, 12 de maio de 2019

IndieLisboa'19: Sinónimos / Synonymes (2019)

*6/10*


Sinónimos, de  Nadav Lapid, foi o Filme de Encerramento do IndieLisboa'19. O realizador israelita carrega a longa-metragem de sarcasmo e constrói uma história quase inacreditável, inspirada na sua própria experiência de vida.

Seguimos Yoav (Tom Mercier), um jovem israelita, que vai para Paris, com a ajuda de um simples dicionário hebraico-francês, na esperança de que França e os franceses o salvem da loucura do seu país. Em Paris, as coisas não começam muito bem para Yoav, mas ele está determinado a livrar-se da sua nacionalidade o mais rápido possível. Para ele, ser israelita é como um tumor que precisa de ser removido cirurgicamente.

Sinónimos é um filme que pode provocar sentimentos antagónicos. Deambula entre o absurdo, o sarcástico, a sátira e a crítica, mas, ao mesmo tempo, não chega a bom porto. Há uma hipérbole constante desde o início, onde todas as situações parecem ser elevadas ao mais ridículo possível - e há realmente momentos que têm impacto e cuja crítica social é certeira.


Com uma boa interpretação de Tom Mercier, a personagem de Yoav, apesar de determinada, é construída também no exagero. Os dilemas do israelita que quer ser francês estão presentes e preenchem os espaços vazios, mas o drama existencial parece levado demasiadamente a brincar, quase em negação. Yoav nega-se a falar hebraico e esforça-se ao máximo para se tornar num francês.

Nadav Lapid crítica veementemente Israel e não tem qualquer pudor em mostrá-lo ao mundo. Um filme essencialmente provocador.

Sem comentários: