25-abril-billboard

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Porto/Post/Doc 2019: Cinema lituano em destaque

O Porto/Post/Doc acontece de 23 de Novembro a 1 de Dezembro e apresentará uma retrospectiva do realizador lituano Audrius Stonys, numa edição dedicada à reflexão sobre as identidades.


Audrius Stonys tem sido premiado pelas suas obras documentais de carácter híbrido ou ensaístico, como Earth of the Blind (1992) ou Uku Kai (2006), dois dos sete filmes que serão exibidos no festival. O realizador marcará presença no festival para apresentar as sessões da retrospectiva, realizada em parceria com o Lithuanian Film Center. Está ainda programada uma carta branca de Stonys a partir da obra do seu compatriota, Jonas Mekas, falecido recentemente.

Nesta edição, o Porto/Post/Doc será "dedicado a uma reflexão em torno das identidades, da vertente antropológica, que nos permite pensar o eu na sua relação com o outro e a sociedade, até ao questionamento sobre a forma como a lei determina quem tem o poder de constituir uma identidade. O que «significa» ser uma mulher, um negro, um bissexual, ou qual a pertinência de um pensamento identitário, serão algumas das questões a ver e a debater com realizadores, programadores e teóricos no já habitual Fórum do Real."

O festival programa ainda uma carta branca às realizadoras Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, juntando-se à iniciativa comemorativa dos 20 anos da Agência da Curta Metragem, uma mostra de cinema português pensada por cineastas convidados, intitulada Carta Branca aos Realizadores Portugueses.

O Teatro Municipal do Porto - Rivoli e o Cinema Passos Manuel voltam a acolher o Porto/Post/Doc 2019.

Sem comentários: