25-abril-billboard

quarta-feira, 17 de julho de 2019

MOTELx'19 vem com Sexta-feira 13 incluída

A 13.ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa traz à capital Ari Aster e o seu mais recente filme Midsommar.


O realizador vem a Lisboa apresentar Midsommar, bem como uma sessão especial da sua primeira longa, Hereditário.

A comemorar 13 anos de festival - esta será a primeira vez que o MOTELx calha numa Sexta-feira 13 -, estão prometidas surpresas e uma sessão especial de Friday the 13th para assinalar a data, a que se junta o 40.º aniversário de Alien. O documentário Memory: The Origins of Alien, de Alexandre O. Philippe, e a reposição do filme de Ridley Scott com cópia 4K restaurada serão duas formas de comemorar.

Entre as novidades anunciadas esta Terça-feira, estão filmes como Rabid, das irmãs Soska, remake do clássico de Cronenberg; The Quake, de John Andreas Andersen; The Lodge, de Veronica Franz e Severin Fiala; e o primeiro filme de terror de Fatih Akin, The Golden Glove.

Destaque para a estreia mundial do filme de terror português Faz-me Companhia, de Gonçalo Almeida (vencedor do Prémio MOTELx para Melhor Curta de Terror Portuguesa em 2017 com Thursday Night). Também em língua portuguesa teremos A Sombra do Pai, da brasileira Gabriela Amaral Almeida. Nos filmes menos recentes, a secção Quarto Perdido traz dois slashers à portuguesa: O Construtor de Anjos (1978), de Luís Noronha da Costa, e Rasganço (2001), de Raquel Freire.

O Prémio MOTELx - Melhor Curtas de Terror Portuguesa conta com 10 candidatos. São eles: Archosargus Probatocephalus, de David Vieira e Siavash Shahmoradi; Canção de Embalar, de João Pedro Frazão; Dig Another Grave, de Francisco Morais e Miguel Pinto; Do Outro Lado, de João Pereira; Don’t Feed These Animals, de Guilherme Afonso e Miguel Madaíl de Freitas; Erva Daninha, de Guilherme Daniel; Exulansis, de Jorge Santos; Feliz Natal, Sr. Monstro, de João Pais da Silva e André Rodrigues; Häuschen - A Herança, de Paulo A. M. Olveira e Pedro Martins; e Reverso, de Victor Santos.

Haverá ainda uma sessão de curtas portuguesas de terror com curadoria e apresentação de João Pedro Rodrigues, que faz parte da Carta Branca aos Realizadores Portugueses, promovida pela Agência da Curta-Metragem por ocasião do seu 20.º aniversário.


Entre os eventos paralelos desta 13.ª edição regressa o MOTELquiz, e haverá lugar para o lançamento de dois livros inéditos em Portugal: Profondo Nero, volume da série de banda-desenhada Dylan Dog escrito por Dario Argento, e As Histórias do Rei Amarelo, livro proibido de Robert W. Chambers que inspirou H.P. Lovecraft e os argumentistas da série True Detective. Um workshop orientado  pela rub-a-duckie vai ensinar a fazer adereços comestíveis e, para os fãs de efeitos especiais, haverá uma masterclass pelo estúdio Nu Boyana Portugal.

O MOTELx'19 acontece de 10 a 15 de Setembro e os eventos de Warm-Up do festival estão marcados para 5, 6 e 7 de Setembro.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Don't Feed These Animals: 3*

É algo nonsense, mas presta boas homenagens a filmes de terror.

Cumprimentos, Frederico Daniel.