terça-feira, 9 de julho de 2019

Queer Lisboa 23: Primeiras novidades

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer já revelou alguns dos destaques da programação da sua 23.ª edição. O evento acontece de 20 a 28 de Setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.


A abrir o festival, no dia 20 de Setembro, estará o filme brasileiro Indianara, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa. O documentário segue o percurso de luta e resistência (do impeachment de Dilma e presidência de Temer, à eleição de Bolsonaro, passando pelo assassinato de Marielle Franco) da activista transgénero Indianare Siqueira.

Aproveitando as comemorações dos 20 anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, que teve a sua primeira edição no ano 2000, a 21 de Setembro, o Queer Lisboa e a Marcha convidam a assistir a uma conversa à volta dos Novos Populismos e do impacto cada vez mais devastador que estes têm nas vidas das populações LGBTI+ em todo o mundo. O evento é seguido da inauguração de uma mostra fotográfica dedicada aos 20 anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, que irá estar patente no Cinema São Jorge no decorrer de todo o Festival.

O festival, com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, propõe também uma conversa onde serão debatidas as preocupações das comunidades LGBTI+ e o papel que os governos devem ter na defesa dos direitos e na inclusão e paridade social das pessoas transgénero e intersexo.

O filme português Golpe de Sol, de Vicente Alves do Ó, terá antestreia nacional do Queer Lisboa 23. O filme conta a história de quatro protagonistas que, à volta de uma piscina numa casa isolada no campo, esperam em sobressalto uma quinta personagem, ex-amante comum aos quatro amigos, exacerbando as emoções de cada um, ao ameaçar revelar todas as verdades escondidas.


O Queer Lisboa 23 fará uma retrospectiva da secção Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim, por ocasião do seu 40.º aniversário. O ciclo chamar-se-á Berlinale Panorama 40 e propõe olhar para alguns dos filmes que passaram por esta secção do festival alemão e marcaram a sua História. Self-Portrait in 23 Rounds: A Chapter in David Wojnarowicz’s Life, 1989-1991, de Marion Scemama, Rebels of the Neon God, de Tsai Ming-liang, e 100 Days Before the Command, de Hussein Erkenov, são alguns dos títulos que podem ser vistos.

O programa Queer Focus terá como mote Ecosex e apresentará os filmes Water Makes Us Wet: an Ecosexual Adventure, de Beth Stephens e Annie Sprinkle, e Ecosex, a User’s Manual, de Isabelle Carlier, para conhecer um universo que propõe a ecosexualidade como nova identidade sexual e a Natureza como Amante em vez de Mãe.

Mais informações sobre o Queer Lisboa em http://queerlisboa.pt/.

Sem comentários: