25-abril-billboard

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Doclisboa'19: Wozu denn über diese Leute einen Film? / Why Make a Film About People Like Them? (1980) + Volkspolizei / People’s Police Force (1985)

Polícias e Ladrões é o título de mais uma sessão da Retrospectiva Ascensão e Queda do Muro - O Cinema da Alemanha de Leste, do Doclisboa'19, no 30.º aniversário da Queda do Muro de Berlim. Os dois filmes da sessão das 15h30, de 21 de Outubro, na Cinemateca Portuguesa, foram realizados por Thomas Heise. Enquanto em Wozu denn über diese Leute einen Film? (Why Make a Film About People Like Them?), conhecemos uma família de pequenos criminosos, em Volkspolizei (People’s Police Force) assistimos ao dia-a-dia de uma esquadra de polícia. Curiosamente, os dois filmes foram banidos durante vários anos.

Wozu denn über diese Leute einen Film? (Why Make a Film About People Like Them?) - 7/10


Wozu denn über diese Leute einen Film? foi uma das primeiras obras de Thomas Heise, tendo sido rapidamente censurado e apenas exibido em 1989. O realizador filmou uma família de pequenos criminosos, que conversam animadamente sobre as ocasiões em que foram presos pela polícia e falam dos seus pequenos crimes. 

Segundo Heise, "a razão para ter sido banido foi a forma descontraída como o filme retratava esses jovens a viver a vida sem sombra de ideologia, incluindo, dando por garantida a carreira de pequenos criminosos, o que significava que o autor aceitava a sua existência como tal e apenas a queria analisar”. O partido não queria mostrar que havia crime na RDA.

As conversas fluem à frente da câmara sem vergonha ou receio, numa realidade que parece ser a única que aqueles jovens delinquentes - sem grandes projectos para o futuro - conhecem. A somar à descontracção dos intervenientes, também a mãe alinha nos relatos, já resignada com as escolhas dos filhos.

Volkspolizei (People’s Police Force) - 6/10


Em 1985, e dentro da mesma lógica de observação de Wozu denn über diese Leute einen Film?Volkspolizei coloca-nos desta vez do lado da Polícia do Povo, no bairro de Mitte, perto do muro de Berlim. Também este filme foi barrado pelo partido.

Thomas Heise filma o quotidiano daquela esquadra, conhece os polícias ao serviço que se apresentam e contam alguns dos seus casos mais marcantes - contrabandistas que atravessam ilegalmente o muro, violência doméstica, desaparecimentos, desacatos -, ao mesmo tempo que segue os oficiais durante o serviço fora de portas; ouvem-se as chamadas de rádio entre as várias estações da cidade; ou vêem-se alguns dos detidos, a quem os polícias fazem questões.

Todos eles falam de como chegaram à posição que actualmente ocupam, desde os que foram recrutados por outros polícias quando ainda eram muito jovens, aos que procuravam uma vida de sonho em Berlim. Perto do final de Volkspolizei conhecemos duas crianças que ambicionam ser Polícias do Povo e prometem esforçar-se para se tornarem as forças de segurança do amanhã.

Sem comentários: