sábado, 9 de novembro de 2019

Olhares do Mediterrâneo 2019: Vencedores

O Festival Olhares do Mediterrâneo - Women’s Film Festival terminou no dia 3 de Novembro com vencedores anunciados. Via San Cipriano, de Lea Schlude, e Black Mamba, de Amel Guellaty, venceram o Prémio da Competição Geral de Longas Metragens e o Prémio da Competição Geral de Curtas Metragens, respectivamente.


O júri destacou a “elegância” com que Via San Cipriano trata o “percurso de três irmãs e um irmão, a dignidade com que olha para o envelhecimento” “trabalha a memória sem nostalgia e sem tornar o passado mais importante que o presente”. Quanto a Black Mamba, o júri do festival referiu que o filme é um “murro no estômago” com uma “cinematografia cuidada”, uma “pungente interpretação da protagonista e, sobretudo, [uma] história surpreendente feita de coragem e determinação”.

Strange Fish, de Giulia Bertoluzzi, venceu na secção Travessias. O filme explora o modo como a tragédia dos migrantes afectou uma comunidade de pescadores no sul da Tunísia. Strange Fish foi eleito também como Prémio do Público para Melhor Longa Metragem nesta edição do festival. Na secção Começar a Olhar, Filmes de Escola, o prémio do júri para o melhor filme foi para o documentário Family in Exile, de Fatima Matousse.

O Prémio do Público para a Melhor Curta Metragem foi atribuído a Nudar, de Rand Beiruty, filmado num campo de refugiados na Alemanha, e no qual a realizadora dá uma câmara a uma "refugiada", Nudar, criando-se um diálogo entre as duas mulheres, que discutem as suas ambições e os desafios da adaptação a uma sociedade nova e desconhecida.

Foram ainda atribuídas seis menções honrosas: Puta Mina, do Colectivo Puta Mina, recebeu a Menção Honrosa na Competição Geral de Longas Metragens, e Non è Amore Questo, de Teresa Sala, conquistou a Menção Honrosa na Competição Geral de Curtas Metragens. Na secção Travessias receberam menções os filmes: Shadow, de Zeinah Alqahwaji e Paradise Without People, de Francesca Trianni. Shadow foi também galardoado com uma menção honrosa na secção Começar a Olhar, Filmes de Escola, bem como o filme Ella, Muerta de Frío. Yo, Calada Hasta los Huesos, de Elena Tara.

O Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival decorreu no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 30 de Outubro e 3 de Novembro. Toda a informação sobre o festival em https://www.olharesdomediterraneo.org/.

Sem comentários: