terça-feira, 3 de dezembro de 2019

CINANIMA 2019: Cine-concerto e Filmes Premiados na Culturgest a 7 de Dezembro

O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho vem a Lisboa, no dia 7 de Dezembro, para apresentar os filmes vencedores e um cine-concerto, na Culturgest.

Durante a tarde do próximo Sábado, a sala de espectáculos da capital recebe, pelas 16h00, um cine-concerto de Fernando Mota e Rui Rebelo (bilhete único: 5€), seguindo-se, às 19h00, uma sessão com filmes vencedores do festival  (entrada gratuita) que aconteceu em Novembro, em Espinho.

No cine-concerto, os músicos inspiram-se no Fenacistoscópio, mais conhecido como Fantascope, o primeiro dispositivo a criar a ilusão de uma imagem movimento, que utilizava um disco de cartão circular com 16 ilustrações sequenciais e, quando rodado, transformava-as num curto filme animado. No espectáculo, os músicos criam uma banda sonora improvisada de excertos de filmes de animação, a partir de instrumentos feitos com objectos e brinquedos.

Cine-concerto (foto do ensaio ©Bruno Castro)
Às 19h00, no Grande Auditório da Culturgest, são apresentados dez premiados deste ano do CINANIMA: O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano (Menção Honrosa), Memorável, de Bruno Collet (França - Prémio do Público), Bavure, de Donato Sansone (França), A Luz Mais Escura, de Andrea Bonetti (Itália - Prémio para Melhor Curta-metragem de mais de 5 até 24 minutos), Purpleboy, de Alexandre Siqueira (Portugal - Menção Honrosa do Prémio para Melhor Curta-metragem de mais de 5 até 24 minutos), Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto Br, (Brasil - Prémio para o melhor Documentário), Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa (Portugal - Prémio Especial do Júri) e O meu Estranho Irmão Mais Velho, de Júlia Orlik (Polónia - Menção Honrosa do Prémio de Melhor Filme de Estudantes).

Na categoria até 18 anos, são apresentados os portugueses Dependências Não Convencionais, realizado pelo colectivo de alunos do CEPAM, Os Chapéus de Pessoa, realizado pelas crianças das oficinas do Anilupa (Menção Honrosa) e na categoria de mais de 18 anos, A Mãe de Sangue, de Vier Nev.

Mais informação sobre o CINANIMA em https://www.cinanima.pt/.

Sem comentários: