quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Estreias da Semana #406

Esta Quinta-feira, chegaram aos cinemas portugueses oito novos filmes. Os AeronautasQue Mal Fiz Eu a Deus Agora?, Tommaso e Um Homem Fiel são algumas das esteiras.

Bikes (2018)
Spokesville é a terra das bicicletas! Speedy é uma bicicleta de montanha e está pronto para ser o líder, quando o motor a gasolina chega para incomodar toda a cidade. Speedy e os seus amigos vão fazer de tudo para vencer a luta contra a gasolina e manter a cidade limpa.

Last Christmas (2019)
Kate (Emilia Clarke) percorre Londres acompanhada por uma série de más decisões e pelo tilintar dos sinos nos seus sapatos, outra consequência irritante do trabalho como elfo numa loja de Natal aberta o ano todo. Tom (Henry Golding) parece bom demais para ser verdade quando entra na sua vida e consegue ver através das muitas barreiras que Kate utiliza. Enquanto Londres se transforma, na época mais maravilhosa do ano, nada parece funcionar para os dois. Mas, às vezes, é preciso deixar a neve cair, ouvir o coração e ter fé.

Made in Bangladesh (2019)
Shimu
Shimu, 23 anos, trabalha numa fábrica de têxteis em Daca, Bangladesh. Face a condições de trabalho cada vez mais duras, decide criar um sindicato com as suas colegas. Apesar das ameaças dos patrões e desaprovação do marido, nada demove Shimu. Ela e as suas companheiras terão de lutar juntas até ao fim.

Os Aeronautas (2019)
The Aeronauts
Em 1862, a piloto de balão Amelia Wren (Felicity Jones) junta-se ao meteorologista James Glaisher (Eddie Redmayne) para, numa única viagem, aprofundarem o conhecimento humano sobre o clima e voarem mais alto do que qualquer outro explorador na história. Enquanto quebram recordes e acumulam descobertas científicas, a sua viagem testa os limites da resistência e ajuda o par a descobrir o seu lugar no mundo que deixaram lá em baixo. Mas serão muitos os desafios físicos e emocionais que terão de enfrentar, à medida que a viagem se transforma numa luta pela sobrevivência.

Que Mal Fiz Eu a Deus Agora? (2019)
Qu'est-ce qu'on a encore fait au bon Dieu?
Claude e Marie Verneuil enfrentam uma nova crise: os seus quatro genros, Rachid, David, Chao e Charles estão decididos a deixar a França com as mulheres e filhos para tentar a sorte no estrangeiro. Incapazes de se imaginarem sem a família por perto, Claude e Marie estão dispostos a tudo para os impedir. Por outro lado, os Koffi acabaram de chegar a França para o casamento da filha. E também eles são incapazes de imaginar as surpresas que estão para vir.

Tempo Comum (2018)
Num apartamento em Lisboa, Marta fica entregue aos cuidados maternos da sua primeira filha acabada de nascer, ao mesmo tempo que convalesce do parto. Nestes primeiros tempos, são visitadas por familiares e amigos que ao serem envolvidos no espaço de intimidade da casa, narram histórias sobre o casamento, o nascimento dos filhos, os primeiros trabalhos, as expectativas e projectos futuros que têm, fragmentos que se misturam com o momento que Marta está a viver. A par destas sequências, a vida conjugal e as rotinas de casa que se instalam serão o barómetro da evolução interior de Marta.

Tommaso (2019)
Em contracena com as próprias esposa e filha do realizador, Willem Dafoe é um artista americano a viver em Roma cujas manifestas semelhanças com Ferrara se traduzem num drama sobre dúvida e desconexão, filmado num estilo documental auto-reflexivo. Oscilando entre estados de alegria e cólera, o quotidiano de Tommaso envolve-nos num turbilhão emocional que dificulta uma resposta à derradeira questão: a quem ofereceremos a nossa compaixão?

Marianne (Laetitia Casta) deixa Abel (Louis Garrel) por Paul, o melhor amigo dele e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, o que desperta sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, como na irmã de Paul, Ève (Lily-Rose Depp), que nutre sentimentos românticos por Abel desde a infância.

Sem comentários: