oportunidades-billboard

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã 2020: 20 filmes em Diálogo e Ulrich Köhler em Foco

A 17.ª KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã traz a Lisboa 20 filmes na edição deste ano, que olha também para os imigrantes portugueses. O evento começa no dia 29 de Janeiro e prolonga-se até 5 de Fevereiro, no Cinema São Jorge.


Como de costume, a KINO apresenta uma selecção do cinema recente dos países de língua alemã (Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo) que mais se destacou no último ano. São "20 filmes numa conversa em rima" - pode ler-se no comunicado da mostra -, cujos temas dialogam entre si. Logo nas sessões de abertura e encerramento se encontram estes diálogos. A abrir estará Lara, de Jan-Ole Gerster, e Das Vorspiel, de Ina Weisse, encerrará a KINO 2020. Nos dois filmes, as personagens principais são mulheres cuja interrupção de promissoras carreiras musicais as obriga a enfrentar, de forma distinta, a frustração. Corinna Harfouch e Nina Hoss são as protagonistas de cada uma das longas-metragens.

A fragilidade das relações familiares é tema comum a vários filmes como Atlas, de David Nawrath, Der Läufer, de Hannes Baumgartner, Der Boden unter den Füßen, de Marie Kreutzer, Systemsprenger, de Nora Fingscheidt, e o documentário Kinder, de Nina Wesemann.

A adaptação dos imigrantes às sociedades que os acolhem é outro tema presente na programação da 17.ª KINO. Eldorado é um documentário que acompanha quatro emigrantes portugueses no Luxemburgo, e Oray, filme de ficção, olha a vida de jovens turcos na Alemanha. A paisagem como personagem encontra-se em Ralfs Farben, de Lukas Marxt, com a ilha de Lanzarote como pano de fundo, e os Estados Unidos da América, de costa a costa, em Lillian, de Andreas Horvath. Ainda de destacar é a temática da violência sobre os animais abordada no documentário Space Dogs, de Elsa Kremser e Levin Peter.

Há oito primeiras obras nesta edição da mostra, entre as quais as estreias na longa-metragem de Miriam Bliese (Die Einzelteile der Liebe) e Luzie Loose (Schwimmen), que marcarão presença em Lisboa.

Em 2020, a KINO dedica a secção Foco a um dos mais importantes cineastas da Escola de Berlim, Ulrich Köhler. O seu mais recente filme Das freiwillige Jahr, co-realizado com Henner Winckler, será apresentado na mostra, que exibirá também todas as longas-metragens da sua filmografia. Desde Bungalow (2002) que o cinema de Köhler foi caracterizado como "incursão da realidade no cinema alemão"; o seu segundo filme, Montag kommen die Fenster (2006), volta a ser apresentado numa das secções paralelas da Berlinale. Com Schlafkrankheit (2011), Köhler entra na competição de Berlim, vencendo o Urso de Prata para melhor Realização. In my Room, estreado na secção Un certain regard no Festival de Cannes 2018, foi o primeiro filme com estreia em sala em Portugal - a crítica do Hoje Vi(vi) um Filme pode ser lida aqui.

In my Room
Esta edição promove um encontro informal entre jovens cineastas alemães e portugueses. O open call para o encontro, que se realiza a 2 de Fevereiro, está a decorrer e toda a informação pode ser obtida através do mail kino-portugal@goethe.de. Será ainda apresenta uma sessão para famílias e um encontro de programadores, para criar um programa itinerante em parceria com promotores locais, um pouco por todo o país.

Mais informação sobre a KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã em https://www.goethe.de/ins/pt/pt/kul/sup/kpo.html.

Sem comentários: