sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Moinho Cine Fest: 4, 11 e 18 de Abril em Custóias, Leça do Balio e Guifões

O Moinho Cine Fest acontece nos dias 4, 11 e 18 de Abril em Custóias, Leça do Balio, e Guifões, em Matosinhos. O festival regressa com uma selecção de nano-metragens e micro-metragens de 2018 e 2019.

A Outra Viagem a Lisboa
A selecção oficial para as secções competitivas traz 75 filmes filmados por todo o globo. Destaque para Bruno Carnide que nos recorda o grande incêndio que destruiu o 86% da área da Mata Nacional de Leiria no micro documentário mobile OutubroJoana Ribeiro leva-nos a conhecer Lisboa na micro-metragem experimental A Outra Viagem a Lisboa, de Ines von Bonhorst e Yuri Pirondi; e Filipe Duarte narra a história protagonizada por Isabel Francisco em Espelho meu, Espelho Meu, de André de Almeida.

Na competição internacional, destacam-se o super-herói animado Souleyman vindo do Benim num filme realizado por Aloïs Agboglo; o filme experimental Cinco POR CINCO, do egípcio Mohamed Ismail; as mensagens escritas no corpo de Gabi Costa contra o estupro na nano-metragem Culpado, de Alexia Maltner; o desafio do manequim na micro comédia Saúde é Dinheiro, do indiano Sree Puliyath, a travessia do Mediterrâneo por migrantes no nano drama Farol Silencioso, dos iranianos Farshad Ghafari e Payam Lagheri, e as questões ambientais em Um Conto do Mundo, de Enrico Lerda e Eugenio Tarantola, e em Só Há um Mundo, de Alican Abacı.

O júri desta edição do Moinho Cine Fest é composto por Anabela Oliveira, professora universitária, investigadora científica, directora do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia e membro nos júris nacionais do ICA e em júris de alguns festivais e mostras de cinema; Joaquim Pavão, guitarrista, compositor e realizador de vários documentários, telediscos e curtas-metragens; e Tiago Castro, actor conhecido principalmente pela personagem Crómio na série Morangos com Açúcar, que regressou recentemente de Nova Iorque onde estudou e trabalhou como actor.

Para além das secções competitivas, festival apresenta uma secção não competitiva que inclui filmes brasileiros do festival internacional convidado desta edição, o Curta Canedo.

Toda a Selecção Oficial e outras informações podem ser consultadas em: https://www.facebook.com/moinhocinefest.

Sem comentários: