quinta-feira, 6 de agosto de 2020

FUSO 2020: De 27 a 30 de Agosto com sessões online e gratuitas

A 12.ª edição do FUSO - Anual de Videoarte Internacional de Lisboa vai decorrer entre os dias 27 e 30 de Agosto, inteiramente online.


Ao longo de quatro noites o público pode assistir, de forma gratuita, a cerca de 47 obras de videoarte, assim como a conversas e apresentações sobre esta temática. Devido ao actual estado de pandemia, o festival será totalmente online e gratuito.

Sob o tema Diversidade. Adversidade, o FUSO 2020 "procura reflectir sobre as várias formas que as práticas artísticas utilizam para pensar a diversidade global, bem como os obstáculos enfrentados quando a concentração de diferentes pensamentos nem sempre é recebida de forma pacífica, levando à intolerância, ao racismo, à violência e à exclusão", referiu a organização em comunicado.

O festival desafiou sete curadores a programar obras que representem a temática desta edição. No dia 27 de Agosto, o FUSO arranca com os programas das curadoras Rosa Spaliviero e Lori Zippay. A sessão A Soul in the Eye da italo-senegalesa Rosa Spaliviero introduz questões como exclusão e discriminação através do trabalho de cinco artistas africanos e da diáspora, abordando o racismo, a cor da pele ou a invisibilidade do corpo, ao mesmo tempo que explora formas e narrativas não-convencionais.

Lori Zippay, curadora norte-americana, apresenta Ulysses Jenkins: Notions of Freedom, com três obras do artista norte-americano Ulysses Jenkins, que ao longo de várias décadas tem vindo a trabalhar em performance, vídeo e multimédia, defendendo que nos devemos apropriar dos media, de forma a criar e a transmitir representações e histórias alternativas da experiência afro-americana.

O programa Mamá no tengo bombón, curado por Antonia Gaeta, é exibido a 28 de Agosto, e composto por dois vídeos do artista português Jorge Queiroz: June 1972 e Shoe, ambos de 1999. O autor fê-los há há 20 anos em Nova Iorque quando se encontrava a estudar e a viver no início da sua carreira.

June 1972
No mesmo dia, será exibido o programa Humans just pretend to be humans. You basically never know what they really are, da curadora eslovena Bojana Piškur. Consiste em vídeos de dois autores, separados por 40 anos, que fizeram retratos de uma mesma região: Healthy People for Fun (1971), de Karpo Godina, um retrato da região de Voivodina, na antiga Jugoslávia, e Karpotrotter (2013) de Matjaž Ivanišin, um road movie e um retrato desta mesma região noutra era.

No dia 29 de Agosto, pode assistir-se ao programa Bodies frictions/ fictions: Is the future female?, de Cristiana Tejo, com quatro vídeos de artistas contemporâneos: Luiz Roque, Laryssa Machada, Ana Esteve Reig, Frutífera Ilha e Romy Pocztaruk.

Ainda a 29, pode visualizar-se o programa Images of Adversity and Resistance in the Americas, curado por Tanya Barson, com trabalhos de investigação de três artistas latino-americanos sobre populações indígenas, formas de viver e de pensar, as suas vivências no tempo presente, e sobre a relação entre culturas indígenas, modernidade e modernismo nas Américas do Norte e do Sul.

No último dia do festival, 30 de Agosto, o curador sérvio Greg de Cuir Jr, apresenta o programa The Message’ is the Medium, composto por três vídeoclips de músicas hip hop, a partir dos quais se podem mapear as mudanças, quer na estética, quer na ideologia sonora e visual deste estilo musical: The Message (1982), de Grandmaster Flash & The Furious Five, Check Yo Self (1993), de Ice Cube, e Can’t Nobody Hold Me Down (1997), de Puff Daddy.

Além das sessões pensadas pelos sete curadores, serão apresentados os vídeos em competição - que competem pelo Prémio Aquisição Fundação EDP/MAAT e pelo Prémio Incentivo RESTART  -, e um programa paralelo apresentado pelo Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação, com uma selecção de trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Cinema/Imagem em Movimento que responderam ao desafio de pensar a ideia de “diversidade global”.

PROGRAMAÇÃO ONLINE*

DIA 27 de Agosto (Quinta-feira), 19h00 - Fundação EDP/ MAAT
Apresentação da Open Call com Margarida Chantre (Fundação EDP/MAAT) e Jean François Chougnet
Open Call 1 + votação do público online
Sessão curatorial + Apresentação (Moderadora convidada: Cristiana Tejo)
Conversa com a curadora Rosa Spaliviero + Visionamento da programação
Conversa com a curadora Lori Zippay + Visionamento da programação

DIA 28 de Agosto (Sexta-feira), 19h00 - Fundação EDP/ MAAT
Apresentação da Open Call com Margarida Chantre (Fundação EDP/MAAT) e Jean François Chougnet
Open Call 2 + votação do público online
Sessão curatorial + Apresentação (Moderadora convidada: Ana Cristina Cachola)
Conversa com a curadora Antonia Gaeta + Visionamento da programação
Conversa com a curadora Bojana Piskur + Visionamento da programação

DIA 29 de Agosto (Sábado), 19h00 - Fundação EDP/ MAAT
Apresentação da Open Call com Margarida Chantre (Fundação EDP/MAAT) e Jean François Chougnet
Open Call 3 + votação do público online
Sessão curatorial + Apresentação (Moderadora convidada: Ana Cristina Cachola)
Conversa com a curadora Cristiana Tejo + Visionamento da programação
Conversa com a curadora Tanya Barson + Visionamento da programação

DIA 30 de Agosto (Domingo), 19h00 - Museu da Marioneta
Sessão curatorial + Apresentação (Moderador convidado: Vitor Belanciano)
Conversa com o curador Greg de Cuir Jr.+ Visionamento da programação
Conversa com Maria Mire (Ar.Co) + Visionamento da programação
Anúncio vencedores da Open Call com Margarida Chantre (Fundação EDP/MAAT), Catarina Redol (Restart) e Jean-François Chougnet + Visionamento dos vídeos vencedores
Encerramento

* o Open Call será apresentado em português. A conversa com os curadores será em inglês

Sem comentários: