Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

MOTELx'19 anuncia programação completa

Ma, de Tate Taylor, será o filme de abertura da 13.ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A fechar estará Come to Daddy, de Ant Timpson.


O actor veterano Jack Taylor é mais um dos nomes confirmados a marcar presença no evento, a par do já anunciado Ari Aster. Taylor foi actor-fetiche do cinema exploitation espanhol dos anos 60 e 70, participou em filmes de John Milius, Ridley Scott e Milos Forman, e em Portugal contracenou com Johnny Depp em A Nona Porta (Roman Polanski). Nesta edição do MOTELx, serão exibidos o documentário Jack Taylor, Testigo del Fantástico (Diego López, 2018) e Necronomicon (Jesús Franco, 1968).

Protagonizado por Octavia Spencer, Ma, de Tate Taylor, abre o festival no dia 10 de Setembro. O filme conta a história de uma mulher solitária que decide acolher as festas de um grupo de adolescentes na sua cave – com regras muito particulares. Come to Daddy faz as honras de encerramento a 15 de Setembro e conta com Elijah Wood no papel principal. O filme de Ant Timpson mistura gore e humor negro para contar a história de um reencontro entre pai e filho que corre absurdamente mal.

Para o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent concorrem oito filmes: Faz-me Companhia, de Gonçalo Almeida (Portugal); All the Gods in the Sky, de Quarxx (França); Extra Ordinary, de Mike Ahern e Enda Loughman (Irlanda, Bélgica); Finale, de Søren Juul Petersen (Dinamarca); Get In, de Olivier Abbou (França); A Good Woman is Hard to Find, de Abner Pastoll (UK, Bélgica, Irlanda); The Hole in the Ground, de Lee Cronin (UK); e Why Don’t You Just Die!, de Kirill Sokolov (Rússia).


A secção Serviço de Quarto mostra 26 longas internacionais. Destaque para o filme brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; The Gangster, the Cop, the Devil (Lee Won-Tae, Coreia do Sul); o japonês It Comes (Tetsuya Nakashima); o indiano Tumbbad (Rahi Anil Barve); o western feminista norte-americano The Wind (Emma Tammi); Nightmare Cinema, com Mickey Rourke no papel de projeccionista diabólico; da Europa, Lords of Chaos (Jonas Åkerlund), baseado na história real dos Mayhem, banda de black metal norueguesa com apetite para a destruição.

Na secção Doc Terror, encontramos documentários sobre dois lendários realizadores de filmes de terror série B, Jairo Pinilla em Jairo’s Revenge, de Simon Hernandez, e Al Adamson em Blood & Flesh, de David Gregory, e ainda o filme que analisa o papel dos afro-americanos no cinema de terror norte-americano, Horror Noire: A History of Black Horror, de Xavier Burgin.

O MOTELx'19 acontece de 10 a 15 de Setembro e os eventos de Warm-Up do festival estão marcados para 5, 6 e 7 de Setembro. Mais programação aqui e toda a informação pode ser encontrada em https://www.motelx.org/.

3 comentários:

  1. Nightmare Cinema: 5*

    É um filme que mistura vários tipos de terror, contudo tem poucos sustos apesar de ter sido um dos melhores filmes passados no Motelx.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar
  2. Ultraje: 4*

    Um filme bastante bom e que recomendo, vejam.
    O Furie ou Get In em maio chegou à Netflix, é bastante bom.
    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar