quinta-feira, 27 de março de 2025

Estreias da Semana #659

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. Diamante Bruto, Misericórdia e On Falling são alguns dos títulos em destaque.

Caixa de Resistência (2024)
Caja de resistencia
Após a sua morte, ao fim de um longo exílio em Portugal, Fernando Ruiz Vergara deixou dezenas de esboços de filmes que nunca chegou a realizar. Rocío, obra amaldiçoada após uma censura judicial em plena democracia espanhola, foi a única que o cineasta andaluz pôde assinar. Em Caixa de Resistência, dá-se continuidade aos filmes sonhados por Fernando como gesto de resistência.

Diamante Bruto (2024)
Diamant brut
Liane, 19 anos, ousada e fogosa, vive com a mãe e a irmã mais nova sob o sol poeirento de Fréjus, no Sul de França. Obcecada pela beleza e pela necessidade de se tornar "alguém", vê nos reality shows a oportunidade de ser amada... O destino sorri-lhe quando faz uma audição para Miracle Island.

Diplodocus: O Pequeno Dinossauro (2024)
Smok Diplodok / Diplodocus
Um dinossauro parte numa aventura para salvar os seus pais que desapareceram em circunstâncias misteriosas.

Misericórdia (2024)
Miséricorde
Jérémie regressa à cidade onde nasceu para o funeral do seu antigo patrão, o padeiro da aldeia. Decide ficar alguns dias com Martine, a viúva do homem. Um desaparecimento misterioso, um vizinho ameaçador e um padre com intenções suspeitas fazem com que a estadia curta de Jérémie na aldeia tome um rumo inesperado.

O Beijo (2022)
Kysset / The Kiss
Drama romântico situado na Dinamarca em 1913, acompanha Anton, um jovem nobre e consciencioso, que tem como principal prioridade completar a instrução como oficial de cavalaria. Durante um treino, ordena ao seu esquadrão que auxilie o Barão von Løvenskjold. Convidado para um baile no castelo, conhece Edith, a bela filha do barão, confinada a uma cadeira de rodas após um acidente.

O Milagre do Whisky (2024)
Arthur's Whisky
A viúva Joan e as suas duas amigas, Linda e Susan, encontram um novo rumo para a vida quando descobrem a invenção que o marido de Joan lhes deixou. Destilado em segredo, o whisky de Arthur faz o tempo voltar para trás para quem bebe um gole, dando-lhes algumas horas em que se sentem novamente jovens. À medida que as rugas desaparecem, Joan e as suas amigas percorrem os bares e discotecas com um renovado desejo de viver. Mas conseguirão elas descobrir o segredo da felicidade antes que o elixir se esgote?

On Falling (2025)
Aurora é uma empregada de armazém portuguesa que trabalha na Escócia. Presa entre os limites do local de trabalho e a solidão do apartamento partilhado, procura resistir à solidão e alienação que começam a ameaçar o seu sentido de identidade.

Um Trabalhador Implacável (2025)
A Working Man
Levon Cade deixou para trás uma carreira militar condecorada nas operações secretas para viver uma vida simples na construção civil. Mas quando a filha do patrão é levada por traficantes de seres humanos, a sua busca para a trazer de volta a casa descobre um mundo de corrupção muito maior do que alguma vez poderia ter imaginado.

Wake Up - A Caça (2024)
Wake Up
Um grupo de jovens activistas pretende efetuar um protesto ambiental e invade uma loja de artigos para o lar após o encerramento. O plano corre mal quando ficam presos no interior e têm de enfrentar um segurança louco com uma paixão horrível por caça. A noite enche-se de violência e terror enquanto os adolescentes lutam pelas suas vidas.

terça-feira, 25 de março de 2025

Sugestão da Semana #658

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca o filme-concerto dos Expresso TransatlânticoRessaca Bailada, de Sebastião Varela

RESSACA BAILADA


Ficha Técnica:
Título Original: Ressaca Bailada
Realizador: Sebastião Varela
Elenco: Miro BersiRita BlancoJoão CacholaLaura DutraVicente GilNuno NolascoConan OsirisInês Pires TavaresGaspar Varela, Sebastião Varela, Rafael MatosVicente Wallenstein
Género: Musica
Classificação: M/12
Duração: 54 minutos

quinta-feira, 20 de março de 2025

Estreias da Semana #658

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. Entre as estreias, destaque para Branca de Neve, Cartas TelepáticasLocked: Sem Saída e Ressaca Bailada.

Attack on Titan: O Último Ataque (2024)
Shingeki no Kyojin: The Last Attack / Attack on Titan the Movie: The Last Attack
Um filme de tamanho colossal reúne os dois últimos episódios de Attack on Titan na primeira inclusão no cinema. Depois de se aventurar para além das muralhas e de se separar dos seus camaradas, Eren sente-se inspirado e imagina um plano aterrador para erradicar todos os seres vivos do mundo. Com o destino do mundo em jogo, um grupo heterogéneo de antigos camaradas e inimigos de Eren esforça-se por impedir a sua missão mortal. A única questão é: conseguirão eles detê-lo?

Branca de Neve (2025)
Snow White
Adaptação em ação real de A Branca de Neve e os Sete Anões. Protagonizada por Rachel Zegler e Gal Gadot, a aventura musical recria a história da jovem maltratada pela madrasta que encontra refúgio junto de sete simpáticos anões para libertar o reino da tirania.

Cartas Telepáticas (2024)
Lovecraft e Pessoa foram dos escritores mais influentes do século XX. Cartas Telepáticas é um filme, criado com imagens de IA, que explora as ligações invisíveis entre os pontos de vista únicos destes dois autores.

Girls Will Be Girls (2024)
Num rígido colégio interno situado nos Himalaias, Mira, de 16 anos, descobre o desejo e o romance ao conhecer o jovem Sri, por quem se apaixona. A atracção por Sri oferece o entusiasmo e a rebeldia que ela tanto deseja, mas vem, simultaneamente, complicar a relação com a mãe, que nunca pôde experienciar essa mesma liberdade.

Locked: Sem Saída (2025)
Locked
Eddie (Bill Skarsgård) assalta um SUV de luxo, mas apercebe-se de que caiu numa complexa e mortal armadilha montada por William (Anthony Hopkins), um autoproclamado vigilante que aplica a sua forma de justiça perversa. Incapaz de fugir, Eddie luta para sobreviver numa viagem em que a fuga é uma ilusão.

Monsieur Aznavour (2024)
Da infância pobre à fama, dos triunfos aos fracassos, de Paris a Nova Iorque, este é o percurso excepcional de um artista. Íntimo, intenso, frágil e indestrutível, dedicado à sua arte até ao fim, um dos cantores mais imortais de todos os tempos, Charles Aznavour.

Nas Terras Perdidas (2024)
In the Lost Lands
Uma rainha, desesperada para obter o dom de mudar de forma, faz uma jogada ousada: contrata a feiticeira Gray Alys, uma mulher tão temida quanto poderosa. Enviada para o deserto fantasmagórico das Terras Perdidas, Alys e o seu guia, o vagabundo Boyce, têm de ser mais espertos e lutar contra homens e demónios.

Ressaca Bailada (2024)
Uma casa grande, com marcas temporais bem fincadas que se apresenta em cima de um "altar" intocável. A relação individual com a liberdade, a união e/ou falta dela. A celebração da tradição enquanto a questionamos e encostamos à parede, num caminho que se aclara através da música.

Tudo Acontece em Paris (2024)
Paradis Paris
Num conjunto de histórias interligadas, vários habitantes de Paris vêem as suas vidas reviradas quando a morte lhes bate à porta: uma italiana, cantora de ópera e narcisista, acorda na morgue e constata que a sua morte passou despercebida; um duplo britânico dá por si a questionar a profissão quando o filho sofre um acidente; uma excêntrica idosa colombiana faz um pacto com a própria morte... À medida que cada personagem se esforça por se reconciliar com o que mais importa, a cidade da luz, do amor e das infinitas possibilidades, brilha mais do que nunca.

terça-feira, 18 de março de 2025

LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo leva 10 filmes ao Cinema Fernando Lopes

A Mostra LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo decorre no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, com a exibição de 10 filmes, de entrada gratuita, que convidam o público a reflectir sobre as transformações do mundo laboral e os seus impactos individuais e colectivos, através do olhar do cinema.

A sessão de abertura da LUZ & SOMBRA aconteceu a 27 de Fevereiro, com o filme Homens de Negócios (The Company Men), de John Wells. Ao longo deste ano, e até Fevereiro de 2026, serão exibidas outras obras como Margin Call – O Dia Antes do Fim (dia 20 de Março, às 19h00), Eu, Daniel Blake (13 de Outubro) e a trilogia do cineasta francês Stéphane Brizé (A Lei do MercadoEm Guerra e Um Outro Mundo). O encerramento da mostra será no dia 26 de Fevereiro de 2026, com a exibição do clássico Jerry Maguire (1996), de Cameron Crowe.

A iniciativa é uma parceria entre a Upper Side – Career Management & Advisory e o Cinema Fernando Lopes e pretende assinalar o 10º aniversário da Upper Side – Career Management & Advisory, num "momento de crescente debate sobre a evolução do mercado de trabalho, sendo uma oportunidade única para reflectir sobre as relações laborais e os desafios do futuro".

Dividida em três eixos temáticos, a programação da mostra explora diferentes perspetivas do trabalho: Desafios, Conflitos e Recomeços.

Programação completa da mostra:

27/02/2025 - Homens de Negócios, de John Wells (concluída)

20/03/2025 - Margin Call - O Dia Antes do Fim, de J.C. Chandor

17/04/2025 - Nas Nuvens, de Jason Reitman

15/05/2025 - Um Outro Mundo, de Stéphane Brizé

05/06/2025 - Em Guerra, de Stéphane Brizé

25/09/2025 - A Lei do Mercado, de Stéphane Brizé

16/10/2025 - Eu, Daniel Blake, de Ken Loach

13/11/2025 - Ouistreham - Entre Dois Mundos, de Emmanuel Carrère

29/01/2026 - O Chef, de Jon Favreau

26/02/2026 - Jerry Maguire, Cameron Crowe


A entrada é livre, sujeita à lotação da sala. Para garantir lugar, recomenda-se inscrição online antecipada: FORMULÁRIO

Mais informações em: https://upperside.pt/mostra-cinema-upper-side/

segunda-feira, 17 de março de 2025

Sugestão da Semana #657

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Black Bag, de Steven Soderbergh, com Michael Fassbender e Cate Blanchett nos papéis principais.

BLACK BAG


Ficha Técnica:
Título Original: Black Bag
Realizador: Steven Soderbergh
Elenco: Cate Blanchett, Michael Fassbender, Regé-Jean Page, Marisa Abela, Naomie Harris, Tom Burke, Pierce Brosnan
Género: Acção, Drama, Thriller
Classificação: M/12
Duração: 93 minutos

domingo, 16 de março de 2025

Prémios Sophia 2025: Nomeados

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou os nomeados para os Prémios Sophia, esta Sexta-feira, dia 14 de Março, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa. 


A realizadora e montadora franco-portuguesa Monique Rutler, de 84 anos, recebeu o Prémio Bárbara Virgínia, anunciado em Dezembro passado. 

Grand Tour lidera a corrida com onze nomeações. O Prémio Carreira será entregue ao produtor Paulo Branco. Os vencedores são conhecidos numa cerimónia no dia 27 de Abril, no Casino Estoril, em Cascais, sob o tema "Cinema é paixão".

Grand Tour, de Miguel Gomes ©2024 - Uma Pedra No Sapato

Eis a lista completa de nomeados:

Melhor Filme
A Flor do Buriti, João Salaviza, Renée Nader Messora, Ricardo Alves Jr. e Julia Alves (produção) - Karõ Filmes
Grand Tour, Filipa Reis (produção) - Uma Pedra no Sapato
O Teu Rosto Será o Último, Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola (produção) - Ukbar Filmes
Revolução (sem) Sangue, Sónia Resende (produção) - Station Productions

Melhor Realização
João Salaviza e Renée Nader Messora, A Flor do Buriti
Miguel Gomes, Grand Tour
Paulo Abreu, UBU
Rodrigo Areias, O Pior Homem de Londres

Melhor Argumento Original
João Salaviza, Renée Nader Messora, Francisco Hyjnõ Krahô, Ilda Patpro Krahô e Henrique Ihjãc Krahô, A Flor do Buriti
Mariana Ricardo, Telmo Churro, Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, Grand Tour
Eduardo Brito, O Pior Homem de Londres
Rui Pedro Sousa e AMP Rodriguez, Revolução (sem) Sangue

Melhor Argumento Adaptado
Luís Filipe Rocha, O Teu Rosto Será o Último, adaptado a partir da obra O Teu Rosto Será o Último, de João Ricardo Pedro
Jeanne Waltz, O Vento Assobiando nas Gruas, adaptado a partir da obra O Vento Assobiando nas Gruas, de Lídia Jorge
José Eduardo Agualusa, Os Papéis do Inglês, adaptado a partir da obra Trilogia Os Filhos do Próspero, de Ruy Duarte de Carvalho
Paulo Abreu e André Gil Mata, UBU, adaptado a partir da obra Ubu Rei, de Alfred Jarry

Melhor Actor Principal
Albano Jerónimo, O Pior Homem de Londres
Gonçalo Waddington, Grand Tour
João Pedro Vaz, Os Papéis do Inglês
Rafael Morais, Um Café e um Par de Sapatos Novos

Melhor Actriz Principal
Anabela Moreira, A Semente do Mal
Crista Alfaiate, Grand Tour
Rita Cabaço, O Vento Assobiando nas Gruas
Sandra Faleiro, Estamos no Ar

Melhor Actor Secundário
Cláudio da Silva, Grand Tour
João Arrais, Revolução (sem) Sangue
João Pedro Vaz, O Bêbado
Nuno Nunes, O Teu Rosto Será o Último

Melhor Actriz Secundária
Carolina Amaral, Os Papéis do Inglês
Helena Caldeira, Revolução (sem) Sangue
Patrícia André, Revolução (sem) Sangue
Teresa Madruga, O Teu Rosto Será o Último

Melhor Documentário em Longa-Metragem
Onde está o Pessoa?, Leonor Areal (produção e realização) Obra Aberta
Por ti, Portugal, eu juro!, Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso (produção e realização) Divergente e Bagabaga Studios
Verdade ou Consequência?, Sofia Marques (realização), Isabel Machado (produção) C.R.I.M.
Via Norte, Paulo Carneiro (realização) Paulo Carneiro, Pedro Canavilhas, Delphine Jeanneret, Alex Piperno (produção) Bam Bam Cinema, Vento Forte, HEAD Genève e La Pobladora Cine

Melhor Direcção de Fotografia
Jorge Quintela, UBU
Leonor Teles, BAAN
Renée Nader Messora, A Flor do Buriti
Rui Poças, Sayombhu Mukdeeprom, Guo Liang, Grand Tour

Melhor Montagem
Ana Barbosa, Revolução (sem) Sangue
João Salaviza, Renée Nader Messora e Edgar Feldman, A Flor do Buriti
Telmo Churro e Pedro Filipe Marques, Grand Tour
Tomás Baltazar, O Pior Homem de Londres

Melhor Som
Diogo Goltara, Pablo Lamar e Ariel Henrique, A Flor do Buriti
Olivier Blanc, Ivan Neskov e Branko Neskov, A Semente do Mal
Pedro Marinho, Pedro Góis e Elsa Ferreira, O Pior Homem de Londres
Sérgio Silva e Miguel Martins, UBU

Melhor Canção Original
A Vida é uma Quimera, Letra de Raúl Brandão, Música e Interpretação de Dada Garbeck, em A Pedra Sonha Dar Flor
Bicho do Amor, Letra, Música e Interpretação de Mariana Badan, em Chuva de Verão
Filho do Vento, Letra de Lídia Jorge e Dino D’Santiago, Música e Interpretação de Dino D’Santiago, em O Vento Assobiando nas Gruas
Manga D’ Terra, Letra e Música de Luís Firmino e Eliana Rosa, Interpretação de Eliana Rosa, em Manga D’Terra

Melhor Banda Sonora Original
João Paulo Esteves da Silva, O Teu Rosto Será o Último
Pedro Marques, Revolução (sem) Sangue
Carolina Miragaia e Joana Niza Braga, BAAN
Samuel Martins Coelho, O Pior Homem de Londres

Melhor Direcção Arte
Paula Szabo, A Semente do Mal
Ricardo Preto, O Pior Homem de Londres
Sofia Pereira, UBU
Thales Junqueira e Marcos Pedroso, Grand Tour

Melhor Caraterização/Efeitos Especiais
Íris Peleira, UBU
Júlio Alves e Felipe Pereira, O Pior Homem de Londres
Olga José,  Marcelo Ferreira e Pedro Domingo, Revolução (sem) Sangue
Rita Anjos, Dave Bonneywell, José André e Carlos Almeida, A Semente do Mal

Melhor Guarda-Roupa
Mia Lourenço, Revolução (sem) Sangue
Sílvia Grabowski, Grand Tour
Susana Abreu, O Pior Homem de Londres
Tânia Franco, UBU

Melhor Maquilhagem e Cabelos
Bárbara Brandão e Natália Bogalho, O Pior Homem de Londres
Emmanuelle Fèvre e Daniela Tartari, Grand Tour
Olga José e Natália Bogalho, Revolução (sem) Sangue
Raquel Laranjo e Natália Bogalho, A Semente do Mal

Melhor Série/Telefilme
Irreversível - Realização, Criação e Direcção de Argumento de Bruno Gascon, Produção de Joana Domingues - Caracol Protagonista
Matilha - Realização de João Maia, Criação e Direcção de Argumento de Edgar Medina, Escrito por Edgar Medina, Rui Cardoso Martins e Guilherme Mendonça, Produção de Edgar Medina - Arquipélago Filmes
O Americano - Realização de Ivo M. Ferreira, Criação de Ivo M. Ferreira, Bruno Vieira Amaral e Ana Pinhão Moura, Escrito por Ivo M. Ferreira, Bruno Vieira Amaral e Hélder Beja, Produção de Ana Pinhão Moura - APM Actions Per Minute
Sempre - Realização e Direcção de Argumento de Manuel Pureza, Criado e escrito por Manuel Pureza, David Neto, Luís Filipe Borges e Luís Lobão, Produção de Andreia Esteves - Coyote Vadio

Melhor Curta-Metragem de Ficção
À Medida que Fomos Recuperando a Mãe, Gonçalo Waddington
Atom & Void, Gonçalo Almeida
Latitude FénixWelket Bungué
O Procedimento, Chico Noras

Melhor Curta-Metragem Documental
Histórias de Contrabandistas, Agnes Meng
Kora, Cláudia Varejão
O Diabo do Entrudo, Diogo Varela Silva
Quando a Terra Foge, Frederico Lobo

Melhor Curta-Metragem de Animação
A Menina com os Olhos Ocupados, André Carrilho
Amanhã Não Dão Chuva, Maria Trigo Teixeira
Percebes, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves
Pietra, Cynthia Levitan

Prémio Sophia Estudante
Lembra de Mim, Bárbara Barreto, Caroline Soares e João Cadima - Universidade Lusófona
Na Sombra do Medo, Andreia Maravilhas - World Academy
Rogéria, Salvador Gil - ESAP
Os Terríveis, João Antunes - Universidade Lusófona

Prémio Sophia de Carreira 2025
Paulo Branco

Melhor Trailer
A Semente do Mal
Trailer de Margarida Lucas

Melhor Cartaz
A Flor do Buriti
Cartaz de Pedro Nora

Melhor Filme Europeu
A Zona de Interesse, Jonathan Glazer

Prémio Arte & Técnica
ABC Cine-Clube de Lisboa
Cineclube do Porto - Clube Português de Cinematografia

quinta-feira, 13 de março de 2025

Estreias da Semana #657

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. Black Bag, de Steven Soderbergh, Os Infanticidas, de Manuel Pureza, e Vitória, de Andrucha Waddington e Breno Silveira, são algumas das estreias em destaque.

Black Bag (2025)
Kathryn Woodhouse, uma agente dos serviços secretos, é suspeita de traição. O seu marido, George Woodhouse, também ele um agente, recebe a ingrata missão de a investigar.

Confidência (2024)
Confidenza
Pietro é um conceituado professor, Teresa é a sua brilhante e precoce aluna. O seu caso é ilícito e tempestuoso. Na sequência de uma discussão, Teresa sugere que cada um conte um segredo ao outro, um segredo tão vergonhoso ou chocante que, se fosse tornado público, destruiria a vida da pessoa. O tempo passa, o estatuto de Pietro como escritor cresce e a sua família instala-se no conforto de uma vida burguesa. Apesar disso, assombra-o a possibilidade de Teresa reaparecer um dia e destruir o seu mundo com o segredo que conhece.

Novocaine (2025)
Nathan Caine nasceu com uma rara doença congénita que faz com que não sinta dor física. Foi criado como uma criança protegida, aprendendo a misturar a comida para não mastigar involuntariamente a própria língua e a usar um temporizador para se lembrar de quando tem de ir à casa de banho. Quando a namorada é feita refém durante o assalto a um banco, a aflição de Nathan torna-se na sua maior força e ele parte para a salvar.

O Segredo dos Perlimps (2022)
Perlimps
Claé e Bruó, dois agentes secretos que trabalham para reinos inimigos, são enviados para a Floresta Encantada. Acabam por descobrir que têm a mesma missão: Salvar os Perlimps dos terríveis Gigantes que cercaram a Floresta.

O Som da Esperança (2024)
Sound of Hope: The Story of Possum Trot
Lideradas por Donna e pelo Reverendo W.C. Martin, 22 famílias de uma igreja rural negra, na pequena cidade de Possum Trot, no leste do Texas, adoptam 77 das crianças mais difíceis de colocar no sistema de acolhimento e dão início a um movimento.

Os Infanticidas (2025)
Dois amigos prometem não crescer e que, se o fizerem, acabam com a própria vida. Entre o dia da promessa e o dia em que a idade adulta chega, as angústias e os medos, as esperanças e os sonhos, fazem com que não seja fácil chegar aos 30. Filme baseado na peça homónima de Luís Lobão.

Preguiças & Companhia (2024)
The Sloth Lane
Depois de uma terrível tempestade ter destruído a sua casa, uma preguiça veloz chamada Laura e a sua família excêntrica mudam-se para a cidade num velho e enferrujado camião de comida, Gordito, na esperança de fazer do seu negócio um sucesso. A comida deliciosa da família chama a atenção de uma chita de raciocínio rápido, que não vai parar por nada para reavivar o seu negócio de fast food em declínio.

Siga a Banda! (2024)
En fanfare
Thibaut é um maestro de renome internacional que viaja pelo mundo. Quando sabe que foi adoptado, descobre a existência de um irmão, Jimmy, funcionário de uma cantina escolar que toca trombone numa banda filarmónica no Norte de França. À partida, tudo os separa, excepto o amor pela música. Quando se apercebe das capacidades musicais do irmão, Thibaut assume como missão reparar a injustiça do destino e decide ajudá-lo a ganhar um concurso regional de bandas.

Vitória (2025)
Baseado numa história real, o filme conta a história de Nina, uma mulher de 80 anos que, sozinha, desmantelou um esquema de tráfico de droga em Copacabana. Nina (Fernanda Montenegro) é uma mulher idosa que vive sozinha e sente-se angustiada com a crescente violência no seu bairro. Apesar da relutância dos vizinhos, decide filmar a movimentação dos traficantes de drogas da sua janela, na esperança de colaborar com a polícia. Depois de meses a registar actividades suspeitas, a sua iniciativa atrai a atenção de um jornalista, que se aproxima de Nina e se propõe a apoiá-la na sua missão.

terça-feira, 11 de março de 2025

Prémios César 2025: Vencedores

Os vencedores da 50.ª edição dos César, os prémios do cinema francês, foram anunciados na noite de 28 de Fevereiro, no Olympia, em Paris. Ao contrário do que aconteceu nos Oscars, Emilia Pérez triunfou em França.


Eis a lista completa de vencedores:

MELHOR FILME
Le Comte de Monte-Cristo, de Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patelliere
En fanfare, de Emmanuel Courcol
L'histoire de Souleymane, de Boris Lojkine
Miséricorde, de Alain Guiraudie

MELHOR PRIMEIRO FILME
Diamant brut 
Les fantômes 
Le royaume 
Un p'tit truc en plus 
Vingt dieux

MELHOR REALIZAÇÃO
Gilles Lelouche, por L'amour ouf 
Matthieu Delaporte & Alexandre de la Patellière, por Le Comte de Monte-Cristo 
Jacques Audiard, por Emilia Pérez 
Boris Lojkine, por L'histoire de Souleymane 
Alain Guiraudie, por Miséricorde

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Stéphane Demoustier - Borgo 
Emmanuel Courcol & Irène Muscari - En Fanfare 
Boris Lojkine & Delphine Agut - L'histoire de Souleymane 
Alain Guiraudie - Miséricorde 
Louise Courvoisier & Théo Abadie - Vingt Dieux

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Matthieu Delaporte & Alexandre de la Patellière - Le Comte de Monte-Cristo 
Michel Hazanavicus & Jean-Claude Grumberg - La plus précieuse des marchandises

MELHOR ACTRIZ
Adèle Exarchopoulos - L'Amour ouf 
Hafsia Herzi - Borgo 
Hélène Vincent - Quand vient l'automne

MELHOR ACTOR
François Civil - L'Amour ouf 
Benjamin Lavernhe - En Fanfare 
Karim Leklou - Le roman de Jim 
Pierre Niney - Le Comte de Monte-Cristo 
Tahar Rahim – Monsieur Aznavour

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Elodie Bouchez - L'amour ouf 
Anais Demoustier - Le Comte de Monte-Cristo 
Catherine Frot - Miséricorde 
Nina Meurisse - L'histoire de Souleymane 
Sarah Suco - En Fanfare

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
David Alaya - Miséricorde 
Bastien Bouillon - Le Comte de Monte-Cristo 
Alain Chabat - L'amour ouf 
Jacques Develay - Miséricorde 
Laurent Lafitte - Le Comte de Monte-Cristo

MELHOR ACTRIZ REVELAÇÃO
Maïwenn Barthelemy - Vingt Dieux 
Malou Khebizi - Diamant Brut 
Megan Northam - Rabia 
Mallory Wanecque - L'amour ouf 
Souheila Yacoub - Planète B

MELHOR ACTOR REVELAÇÃO
Abou Sangaré - L'histoire de Souleymane 
Adam Bessa - Les Fantômes 
Malik Frikah - L'amour ouf 
Félix Kysyl - Miséricorde 
Pierre Lottin - En Fanfare

MELHOR DOCUMENTÁRIO
La Belle de Gaza
Bye bye Tibériade
Dahomey
Ernest Cole, Photographe
La Ferme des Bertrand
Madame Hofmann

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
The Seed of the Sacred Fig
The Apprentice

MELHOR FOTOGRAFIA
L'amour ouf 
Le Comte de Monte-Cristo
L'histoire de Souleymane 
Miséricorde

MELHOR MONTAGEM
L'amour ouf 
Le Comte de Monte-Cristo
En Fanfare
L'histoire de Souleymane 

MELHOR CENOGRAFIA
L'amour ouf 
Le Comte de Monte-Cristo
Monsieur Aznavour
Sarah Bernhardt, La Divine

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
Jon Brion, por L’ Amour ouf 
Jerôme Rebotier, por Le Comte de Monte-Cristo
Alexandre Desplat, por La Plus Précieuse des Marchandises 
Linda Courvoisier, Charlie Courvoisier, por Vingt Dieux

MELHORES EFEITOS VISUAIS
La Bête
Le Comte de Monte-Cristo
Monsieur Aznavour

MELHOR SOM
L’ Amour ouf 
Le Comte de Monte-Cristo
En Fanfare 
L'histoire de Souleymane

MELHOR GUARDA-ROUPA
L'amour ouf 
Le Comte de Monte-Cristo
Monsieur Aznavour
Sarah Bernhardt, La Divine

MELHOR CURTA-METRAGEM
Boucan
Ce Qui Appartient à César
L’homme qui ne se Taisait Pas
Queen Size 

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
La Plus Précieuse des Marchandises
Sauvages

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Beurk! 
Gigi
Papillon

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
Les Fiancées du Sud 
Petit Spartacus
Un Cœur Perdu et Autres Rêves deBeyrouth

CÉSAR HONORÁRIO
Costa-Gavras
Julia Roberts

segunda-feira, 10 de março de 2025

Razzie Awards 2025: Vencedores

Os Razzie Awards, que premeiam o pior que se faz no cinema, anunciaram os vencedores deste ano a 28 de Fevereiro, poucos dias antes da cerimónia dos Oscars. Para além da vitória de Madame Web, destaque para a reacção bem humorada de Francis Ford Coppola que conquistou o prémio de Pior Realizador por Megalopolis.


Eis a lista de vencedores:

Pior Filme
Borderlands
Joker: Folie a Deux
Madame Web
Megalopolis
Reagan

Pior Actriz
Cate Blanchett, Borderlands
Lady Gaga, Joker: Folie a Deux
Bryce Dallas Howard, Argylle
Dakota Johnson, Madame Web
Jennifer Lopez, Atlas

Pior Actor
Jack Black, Dear Santa
Zachary Levi, Harold and the Purple Crayon
Joaquin Phoenix, Joker: Folie a Deux
Dennis Quaid, Reagan
Jerry Seinfeld, Unfrosted

Pior Actor Secundário
Jack Black (voz apenas)Borderlands
Kevin Hart, Borderlands
Shia LaBeouf (em drag)Megalopolis
Tahar Rahim, Madame Web
Jon Voight, MegalopolisReaganShadow Land e Strangers

Pior Actriz Secundária
Ariana DeBose, Argylle Kraven the Hunter
Leslie Anne Down (como Margaret Thatcher), Reagan
Emma Roberts, Madame Web
Amy Schumer, Unfrosted
FKA twigs, The Crow

Pior Dupla
Quaisquer dois personagens execráveis (mas especialmente Jack Black), Borderlands
Quaisquer dois actores cómicos sem graça, Unfrosted 
O casting inteiro de Megalopolis
Joaquin Phoenix Lady Gaga, Joker: Folie a Deux
Dennis Quaid Penelope Ann Miller (como Ronnie Nancy), Reagan

Pior Prequela, RemakeRip-Off ou Sequela
The Crow
Joker: Folie a Deux
Kraven the Hunter
Mufasa: The Lion King
Rebel Moon – Part Two: The Scargiver

Pior Realizador
S.J. Clarkson, Madame Web
Francis Ford Coppola, Megalopolis
Todd Phillips, Joker: Folie a Deux
Eli Roth, Borderlands
Jerry Seinfeld, Unfrosted

Pior Argumento
Joker: Folie a Deux
Kraven the Hunter
Madame Web
Megalopolis
Reagan

Razzie de Redenção
Pamela Anderson, The Last Showgirl

domingo, 9 de março de 2025

Sugestão da Semana #656

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Mickey 17, de Bong Joon Ho, protagonizado por Robert Pattinson.

MICKEY 17


Ficha Técnica:
Título Original: Mickey 17
Realizador: Bong Joon Ho
Elenco: Robert Pattinson, Steven Yeun, Michael Monroe, Patsy Ferran, Cameron BrittonMark Ruffalo, Toni Collette
Género: Comédia, Drama, Fantasia, Ficção Científica
Classificação: M/14
Duração: 137 minutos

quinta-feira, 6 de março de 2025

Estreias da Semana #656

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. Brincar com o Fogo, Mickey 17Peaches Goes Bananas são algumas das estreias em destaque.

Brincar Com o Fogo (2025)
Jouer avec le feu
Pierre, um pai dedicado na casa dos 50 anos, cria os seus dois filhos sozinho. Quando Louis, o mais novo, sai de casa para frequentar a Sorbonne em Paris, Fus, um pouco mais velho e com menos sucesso académico, torna-se cada vez mais reservado. Movido por um fascínio pela violência, envolve-se em grupos radicais de extrema-direita, em plena contradição com os valores do pai. Entre eles, há amor e ódio, até que acontece uma tragédia.

Emma - A Grande Aventura (2024)
Emma's Big Adventure
Emma, uma menina humana adoptada por animais, anseia descobrir a verdade sobre as suas raízes humanas. Mas quando encontra uma ilha escondida cheia de pequenos humanos, o que vê não corresponde ao conto de fadas que ansiava. Será que vai arriscar tudo o que sempre conheceu para descobrir os segredos do seu passado?

Enea (2023)
Eneias persegue o mito no seu nome: fá-lo para se sentir vivo numa época morta e decadente. Fá-lo com Valentino, um aviador recém-baptizado. Para lá do tráfico e das festas, partilham a juventude. Amigos de toda a vida, vítimas e autores de um mundo corrupto, mas movidos por uma vitalidade incorruptível. Para lá dos limites das regras, do outro lado da moral, há um mar cheio de humanidade e de símbolos a descobrir. Eneias e Valentino voarão sobre ele até os extremos mais distantes. No entanto, a droga e o submundo são a sombra invisível de uma história que fala de outra coisa: um pai melancólico, um irmão que luta na escola, uma mãe derrotada pelo amor e uma bela rapariga, um final feliz e uma morte feliz, uma palmeira a cair num mundo de vidro. É no meio das fendas do quotidiano que a aventura de Eneias e Valentino se desenrola lentamente. Uma aventura que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles foi e será, antes de mais, uma aventura de amizade e amor.

Mickey 17 (2025)
Mickey 17 é um "dispensável", um empregado descartável numa expedição humana para colonizar um mundo de gelo conhecido como Niflheim. Quando uma versão morre, um novo corpo é clonado com a maior parte das suas memórias intactas. Baseado no livro de Edward Ashton.

Midas Man e os Quatro de Liverpool (2024)
Midas Man
Quando Brian Epstein entrou no Cavern Club, em Novembro de 1961, para assistir à actuação dos Beatles, viu algo que mais ninguém viu. Bem-vestido e articulado, Brian não era o radical mais óbvio. Judeu e homossexual, cresceu à margem da sociedade e tinha falhado em praticamente tudo. Aos 26 anos e com algo a provar, para ele chegara a altura de rasgar o livro de regras.

Noite Sem Fim (2024)
Quitter la nuit
Uma noite, uma mulher em perigo telefona para a polícia. Anna atende a chamada. Um homem é detido. As semanas decorrem, a polícia procura provas. Aly, Anna e Dary enfrentam os ecos dessa noite que não conseguem esquecer.

O Romance de Jim (2024)
Le Roman de Jim
Por mero acaso, Aymeric encontra-se com Florence, que conheceu anos antes quando trabalhavam juntos num supermercado. Ele acabou de sair da prisão por um delito menor, ela está grávida de seis meses. Os dois apaixonam-se e Aymeric está presente quando Florence tem o bebé, Jim. Os três formam uma família no Jura, mas a sua felicidade é perturbada anos mais tarde, com o regresso de Christophe, o pai biológico de Jim.

Peaches Goes Bananas (2024)
Realizado por Marie Losier, Peaches goes Bananas é um documentário irreverente que acompanha os bastidores de uma digressão de Peaches, misturando imagens de  performances explosivas com muito humor e momentos inesperados.

Um Dia Para Esquecer (2025)
One of Them Days
Melhores amigas e colegas de quarto, Dreux e Alyssa, estão prestes a ter um dia daqueles. Quando descobrem que o namorado de Alyssa gastou o dinheiro da renda, a dupla dá por si a ir a extremos numa cómica corrida contra o relógio para evitar o despejo e manter a sua amizade intacta.

quarta-feira, 5 de março de 2025

Sugestão da Semana #655

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca o filme de animação Memórias de Um Caracol, de Adam Elliot, que esteve nomeado para o Oscar de Melhor Filme de Animação.

MEMÓRIAS DE UM CARACOL


Ficha Técnica:
Título Original: Memoir of a Snail
Realizador: Adam Elliot
Vozes: Sarah Snook, Kodi Smit-McPhee, Jacki Weaver, Magda Szubanski, Dominique Pinon, Tony Armstrong
Género: Animação, Comédia, Drama
Classificação: M/12
Duração: 95 minutos

terça-feira, 4 de março de 2025

Oscars 2025: Red Carpet

Depois da entrega das estatuetas e da vitória de Anora, de Sean Baker, numa cerimónia divertida mas muito comedida politicamente, faço a habitual ronda pela passadeira vermelha dos Oscars. Entre alguns modelos mais exuberantes, os principais destaques, para o meu gosto, vão para os vestidos em tons claros e para o fato mais elegante dos que desfilaram pela passadeira vermelha. 

Créditos: Christina House / Los Angeles Times / Getty Images
Elle Fanning desfilou num vestido branco em renda Givenchy, com uma capa igualmente rendada e um cinto preto cruzado em laço. Completou o look com jóias Cartier.


Créditos: Mike Coppola/Getty Images
Vencedora do Oscar de Melhor Actriz no ano passado, Emma Stone apresentou as nomeadas e vencedora na mesma categoria na cerimónia de 2025. Com o seu cabelo curto "à la garçonne", desfilou com um vestido Louis Vuitton de corte simples, mas com muito brilho, em tons de branco


Créditos: Getty Images
Nomeada para o Oscar de Melhor Actriz Secundária, Monica Barbaro surgiu deslumbrante na passadeira vermelha com um volumoso vestido Dior rosa claro. O top de alças justo, cheio de brilhantes, define as suas formas, enquanto a saia de roda lhe dá um toque de princesa. Junta-se uma maquilhagem discreta e jóias Bulgari, a completar o look.


Créditos: Mike Coppola Getty Images
Lupita Nyong’o nunca desaponta na red carpet. Este ano, desfilou com um vestido de alças branco Chanel, de top justo e saia fluída. A acompanhar, jóias também Chanel.


Créditos: Arturo Holmes / WireImage
Vencedora do Oscar de Melhor Actriz, Mikey Madison usou um vestido sem alças Christian Dior, rosa e preto, com um laço à frente e uma cauda. Uma opção muito clássica que destacou a jovialidade da actriz, complementada com jóias Tiffany & Co.


Créditos: Kevin Mazur / Getty Images
Nomeado para o Oscar de Melhor Actor, Colman Domingo é sempre um dos mais bem vestidos em qualquer passadeira vermelha por onde passe. Desta vez, surgiu num fato Valentino, com casaco vermelho com um cinto lateral e pormenores em preto, a condizer com as calças. Destaque ainda para as jóias Boucheron e o relógio Omega.


Créditos: Mike Coppola / Getty Images
Demi Moore surgiu fabulosa, num escultural vestido prateado Giorgio Armani Privé, feito à mão, com cristais em toda a sua extensão. A dar ainda mais brilho à actriz estiveram as jóias Chopard, que incluíam um vistosos brincos de diamantes em ouro branco.


Créditos: Mike Coppola / Getty Images
Selena Gomez desfilou com um dos visuais mais estonteantes dos Oscars 2025. A actriz e cantora usou um decotado vestido Ralph Lauren, repleto de cristais bordados à mão. A complementar o look, estavam jóias de diamantes Bulgari.