POLAR – As Longas Noites do Cinema Nórdico terá lugar de 16 a 18 de Janeiro, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.
A programação do evento reúne uma selecção de filmes nórdicos, da Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia, entre os quais se destacam obras de Nicolas Winding Refn e Thomas Vinterberg, entre outros.
O evento celebra marcos históricos do cinema nórdico: os 30 anos do primeiro filme do movimento Dogma 95, Festen, de Thomas Vinterberg, assinalados com uma conversa sobre o impacto e o significado deste movimento que marcou o cinema dos anos 90 e do início dos anos 2000; e os 30 anos do filme de estreia de Nicolas Winding Refn, Pusher, apresentado numa cópia restaurada que evidencia a revitalização do cinema dinamarquês e os primeiros passos de Mads Mikkelsen como actor.
Em estreia nacional, destaque para dois filmes finlandeses: Stormskerry Maja, de Tiina Lymi, candidato da Finlândia aos Oscars, um drama histórico baseado na série de livros de Anni Blomqvist, e o sucesso de bilheteira 100 Liters of Gold, de Teemu Nikki.
O género documental surge com Mr. Nobody Against Putin, do dinamarquês David Borenstein, em coautoria com Pavel Talankin. Filmado de forma clandestina numa remota cidade mineira russa, o documentário acompanha um professor do ensino primário que, encarregado de registar sessões de “educação patriótica”, decide usar a câmara para expor a crescente militarização das escolas promovida pelo regime de Vladimir Putin. O filme mostra a transformação das salas de aula em espaços de doutrinação e recrutamento, captando tanto gestos de lealdade forçada como subtis formas de resistência silenciosa. Mr. Nobody Against Putin está na shortlist à nomeação para o Oscar de Melhor Documentário.
A Islândia marca presença com Rúnar Rúnarsson, através da curta-metragem O e da longa No Romper da Luz.
A Meia-Irmã Feia, de Emilie Blichfeldt, traz o terror ao POLAR, com um satírico body horror inspirado na história da Cinderela, coproduzido pela Noruega, Dinamarca e Suécia, e exibido numa sessão especial à meia-noite.
O programa inclui também momentos de convívio e partilha, reforçando o intercâmbio cultural entre o Norte da Europa e Portugal.
O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, em parceria com a Cinetoscópio, o Cinema Fernando Lopes e a Universidade Lusófona, contando com o apoio da Embaixada da Noruega e do Danish Film Institute.
Todos os filmes serão exibidos em versão original, com legendas em português. Mais informações em https://www.cinepolar.pt/.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário