quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Estreias da Semana #689

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas 11 novos filmes. As Aves, O Velho e a Espada, Shell Springsteen: Deliver Me From Nowhere são alguns dos títulos em destaque.

As Aves (2025)
Isolado num estuário sem vida e margens lamacentas, um velho que despreza os deuses vive sozinho, tendo como única companhia uma cacatua enjaulada. Ao pássaro, confia os seus sonhos de escapar da rotina monótona e fundar uma cidade onde humanos e pássaros possam viver livremente. Quando a Morte e o Tempo aparecem inesperadamente, as suas existências entrelaçam-se num jogo de poder e mistério. Adaptação do conto A Morte, O Tempo e o Velho, de Mia Couto.

Chainsaw Man - O Filme: Reze Arc (2025)
Gekijô-ban Chensô Man Reze-hen / Chainsaw Man - The Movie: Reze Arc
Denji trabalhou como Caçador de Demónios para a yakuza, tentando pagar a dívida herdada dos pais, até que a máfia japonesa o traiu e matou. Enquanto perdia a consciência, Pochita, a adorada cadela demoníaca movida a motosserra de Denji, faz um acordo com ele e salva-lhe a vida. Os dois fundem-se criando o imparável Chainsaw Man. Agora, numa guerra brutal entre demónios, caçadores e inimigos secretos, uma jovem misteriosa chamada Reze entra em cena e Denji enfrenta a mais mortal das batalhas, movido pelo amor num mundo onde a sobrevivência não conhece regras.

Heidi e o Lince da Montanha (2025)
Heidi - Rescue of the Lynx
No coração dos Alpes Suíços, a alegre Heidi goza uma vida despreocupada com o seu avô, rodeada de luxuriantes pastagens e picos vertiginosos. Quando resgata uma cria de lince ferida apanhada na armadilha de um ardiloso empresário, o Senhor Schnaitinger, Hedi baptiza-a com o nome de Bolinhas e trata dela em segredo. Mas quando as traquinices da cria atraem atenções indesejadas, Heidi descobre os planos de Schnaitinger que ameaçam todo o ecossistema alpino. Com o seu leal amigo Pedro e o dedicado São Bernardo Josef, Heidi embarca numa ousada viagem para devolver Bolinhas à sua família selvagem antes que seja tarde. Pelo caminho, encontra perigos naturais, a cobiça empresarial e a força da amizade.

O Fantasma de Canterville (2023)
The Canterville Ghost
Uma família americana muda-se para Canterville Chase, uma mansão londrina que é assombrada pelo fantasma Sir Simon De Canterville, há 300 anos.

O Nosso Sonho (2023)
We have a dream
O filme fala-nos sobre a realidade de cinco crianças com diferentes tipos de deficiência, que enfrentam os desafios diários com coragem, humor e esperança. Apesar dos diagnósticos, barreiras sociais e contextos difíceis, cada uma delas tem um sonho – e a determinação para segui-lo. O Nosso Sonho não é um filme sobre deficiência. É um filme sobre superação, amor e dignidade. Um retrato íntimo e profundamente humano que rejeita o dramatismo fácil e aposta na empatia, na força das famílias e na urgência de uma sociedade mais justa.

O Velho e a Espada (2024)
À remota aldeia de Pé da Serra, nas montanhas de Portugal, chega um monge empunhando uma espada demoníaca. Em pouco tempo, a arma mística vai parar às mãos do bêbedo da aldeia. Juntos, o bêbedo e a espada terão de aprender a lutar contra o mal que se aproxima.

One to One: John e Yoko (2025)
One to One: John & Yoko
Documentário sobre os 18 meses que John Lennon e Yoko Ono passaram em Greenwich Village, Nova Iorque, no início dos anos 1970.

Os Novos Vizinhos (2024)
Les Gens d'à côté
Lucie é uma agente da polícia, muito perto da reforma. A sua vida solitária é perturbada pela chegada de um jovem casal e da sua filha, que se mudam para a casa ao lado. À medida que se aproxima deles, descobre que Yann, o pai, é um activista com um longo registo criminal.

Sempre Tu (2025)
Regretting You
Uma exploração da complexa relação entre Morgan Grant e a sua filha, Clara. Morgan tornou-se mãe numa idade jovem, pondo os seus próprios sonhos em espera para criar Clara. À medida que Clara se torna adolescente, a relação entre ambas fica tensa, especialmente após a morte trágica de Chris, marido de Morgan e pai de Clara.

Shell (2025)
A actriz Samantha Lake (Elisabeth Moss), a atravessar um momento difícil, vê a sua vida transformada quando conhece Zoe Shannon (Kate Hudson), a sofisticada magnata da Shell, uma empresa pioneira de saúde e beleza que promete juventude eterna. Seduzida pelo glamour e pela amizade com Zoe, Samantha mergulha neste universo deslumbrante, mas à medida que antigos pacientes começam a desaparecer em circunstâncias misteriosas, percebe que por detrás da perfeição esconde-se uma verdade monstruosa que pode pôr a sua própria vida em risco.

Springsteen: Deliver Me From Nowhere (2025)
Deliver Me from Nowhere
O filme acompanha Bruce Springsteen num momento crucial da carreira, quando, no início do seu reconhecimento artístico, enfrenta desafios do sucesso e conflitos do passado. Em 1982, Springsteen grava o álbum Nebraska na sua casa em New Jersey, com um gravador de quatro pistas. O resultado é um disco intimista, acústico e de tom sombrio, povoado por almas perdidas à procura de uma razão para acreditar, que se tornaria um marco da discografia do músico. O filme é protagonizado por Jeremy Allen White, escrito e realizado por Scott Cooper com base no livro Deliver Me From Nowhere, de Warren Zanes.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Doclisboa 2025: With Hasan in Gaza (2025)

*7/10*

With Hasan in Gaza, de Kamal Aljafari, foi o filme de abertura do Doclisboa 2025, com sala cheia no Cinema São Jorge. 

"Três cassetes Mini DV que documentam a vida em Gaza em 2001 foram recentemente recuperadas. O que começou como uma busca por um antigo companheiro de prisão de 1989 transformou-se numa viagem do norte ao sul de Gaza com Hasan, um guia local. Uma reflexão cinematográfica sobre a memória, a perda e a passagem do tempo, registando uma Gaza antiga e vidas que talvez nunca mais se encontrem."

O documentário de Kamal Aljafari é, antes de mais, um registo histórico de uma Gaza que já não existe. A destruição e os conflitos -  que se intensificaram nos últimos dois anos - já se faziam sentir há décadas e Kamal não só filma a destruição como a vida "normal" numa zona constantemente atacada.

Kamal e Hasan percorrem as praias, as ruas, os mercados ou os bairros mais fustigados pelos ataques diários, passam junto dos postos de controlo, dos campos de refugiados, tudo bem ali ao lado. Conversam com quem se cruzam, ouvem as queixas de uns e a esperança de outros, até que Kamal fala também da sua experiência na prisão, em finais dos anos 80. Da janela de casa de Hasan, o realizador filma alguns ataques de morteiros entre os dois lados do confronto - o terror da realidade à janela, enquanto Hasan vê televisão na sala: mais uma noite habitual.

A importância de With Hasan in Gaza, para além do registo das imagens que não se repetirão e dos cenários (e pessoas) que desapareceram, são as inúmeras crianças que rodeiam o realizador, de sorriso aberto e curioso, e que tanto querem aparecer, ser "fotografadas". Que será feito delas, agora adultas, se tiverem sobrevivido a esta guerra interminável?

Para o realizador, este documentário é "Uma homenagem às pessoas, a tudo o que foi apagado e que recordei neste momento urgente da existência – ou não existência – palestiniana. É um filme sobre a catástrofe e a poesia que resiste". Uma redescoberta ainda mais importante nos tempos que correm, que convida a uma profunda e difícil reflexão.

Sugestão da Semana #688

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Inverno Mortal, de Brian Kirk e protagonizado por Emma Thompson.

INVERNO MORTAL


Ficha Técnica:
Título Original: Dead of Winter
Realizador: Brian Kirk
Elenco: Emma Thompson, Laurel Marsden, Judy Greer, Marc Menchaca, Gaia Wise
Género: Acção, Thriller
Classificação: M/14
Duração: 98 minutos

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Estreias da Semana #688

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas oito novos filmes. Depois da CaçadaEra Uma Vez em Gaza e Um Ladrão no Telhado são algumas das estreias em destaque.

Depois da Caçada (2025)
After the Hunt
Alma Imhoff (Julia Roberts), uma professora de filosofia talentosa e ambiciosa está prestes a obter o lugar que o seu trabalho merece. Subitamente, Maggie (Ayo Edebiri), uma das melhores alunas de Alma, pede ajuda e apresenta acusações contra Hank Gibson (Andrew Garfield), colega e amigo íntimo de Alma. O caso é devastador e desencadeia um caos público e pessoal que obscurece a verdade sobre o que realmente aconteceu na prestigiada universidade. Segredos, enganos, fúrias e agendas pessoais colidem entre relações de poder e fragilidades que ameaçam revelar a história privada de Alma, há muito enterrada.

Era Uma Vez em Gaza (2025)
Once Upon a Time in Gaza
Enquanto o Hamas aperta o cerco a Gaza, desenvolvendo a ideia de resistência e martírio, a vida de Yahia desmorona-se quando Ossama, por quem nutre uma admiração sem limites, é brutalmente assassinado. Ao mesmo tempo que lhe é oferecida uma nova perspectiva de vida, o encontro com o assassino do seu amigo põe tudo em causa. Será capaz de se vingar sem se comprometer?

Gato Fantasma Anzu (2024)
Bakeneko Anzu-chan
Karin, uma adolescente precoce, vê-se abandonada pelo pai no Japão rural. A viver num templo com o avô, conhece Anzu, um "gato fantasma" gigante e preguiçoso encarregado de tomar conta dela. Desconfiada do seu novo guardião, Karin sabota os biscates de Anzu para os habitantes da cidade e faz amizade com os excêntricos espíritos da floresta local. Num esforço para conquistar Karin, Anzu faz acidentalmente um acordo com o diabo.

Inverno Mortal (2025)
The Dead of Winter
Barb (Emma Thompson), viúva e dona de uma pequena loja de artigos de pesca, parte numa peregrinação ao Lago Hilda, no remoto extremo norte do Minnesota. Foi aí que passou as primeiras férias com o marido recentemente falecido e foi aí que prometeu espalhar as suas cinzas. Apanhada por um nevão, perde-se nas estradas secundárias perto do lago e pede ajuda numa cabana isolada na floresta. Aí, descobre que uma jovem mantida em cativeiro por um casal. Impelida pela memória do marido, a horas de distância da vila mais próxima e sem rede móvel, Barb percebe que é a única esperança de sobrevivência da jovem.

O Telefone Negro 2 (2025)
Black Phone 2
Quatro anos após escapar ao Grabber, Finney Blake debate-se com a sua vida após o cativeiro. Quando a irmã Gwen começa a receber chamadas em sonhos do telefone negro e a ter visões perturbadoras de três rapazes a serem perseguidos num acampamento de Inverno conhecido como Alpine Lake, ambos decidem resolver o mistério e confrontar o assassino que se tornou mais poderoso na morte e mais importante para o seu destino do que poderiam imaginar.

Partir, Um Dia (2025)
Partir un jour
Cécile está prestes a realizar o sonho de abrir o seu próprio restaurante. De repente, o pai tem um ataque cardíaco e ela é chamada de volta à aldeia onde nasceu. Longe do rebuliço da vida parisiense, encontra a sua paixão de adolescente. As memórias voltam a inundá-la, desestabilizando-lhe as certezas.

Snow e a Princesa (2023)
Snezhnaya koroleva: Razmorozka / The Snow Queen and the Princess
Ila, a filha rebelde da Rainha Snow, liberta os Espíritos do Lago Gao, que fogem dos Domínios do Espelho para o mundo exterior. A princesa Ila segue-os e encontra Kai e Gerda. Juntos tentam corrigir o erro de Ila e salvar tanto o mundo humano como o mágico mundo dos Domínios do Espelho. Ila irá aprender a dominar os seus poderes e a ouvir os conselhos que os novos amigos Kai e Gerda lhe darão.

Um Ladrão no Telhado (2025)
Roofman
Jeffrey Manchester (Channing Tatum), um recluso em fuga, esconde-se num local onde ninguém o procuraria - uma loja de brinquedos. Quando este paraíso de diversão se torna uma prisão de solidão, descobre a única coisa que o pode impedir de fugir: o amor.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Crítica: Tron: Ares (2025)

"I like Mozart. I say, if I'm being honest, I prefer Depeche Mode."

Ares

*4.5/10*

O regresso ao universo Tron faz-se 15 anos depois do último filme, Tron: O Legado; e 43 anos após a estreia da saga, realizada por Steven Lisberger e protagonizada por Jeff Bridges, que foi um marco na ficção científica, quer pelo argumento como pelos efeitos visuais, muito inovadores para a época.

"Tron: Ares segue um programa altamente sofisticado, Ares, que é enviado do mundo digital para o mundo real numa missão perigosa, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de I.A."

Realizado por Joachim Rønning, Tron: Ares deixa os videojogos para trás. Agora ganham cena a Inteligência Artificial (des)generativa e as grandes tecnológicas - no caso, trata-se de duas grandes rivais: do lado do "bem" está a antiga empresa dos Flynn, agora administrada por Eve Kim (Greta Lee); do outro, estão Julian (Evan Peters) e Elisabeth (Gillian Anderson) Dillinger (em 1982, o patriarca Ed foi o principal rival de Kevin Flynn).

Enquanto nos primeiros filmes, a realidade entrava para dentro dos computadores, em 2025, o caminho é o inverso: são os programas de IA que saltam para o mundo real, quais soldados automatizados, prontos para serem capitalizados, a todo o custo (por Julian Dillinger).

Ares (um Jared Leto calmo e quase maquinal, numa personagem que não exige muito do seu talento) é o protagonista deste terceiro filme Tron, um programa de IA criado para ser um super soldado - mas que ainda precisa de bastante afinação. Equipado a preto e vermelho, eis o trunfo de Dillinger, mas, para ser perfeito, Julian precisa de algo que está na posse de Eve. E eis que o confronto começa, num argumento que se revela fraco e previsível.

Quando Ares parece começar a ganhar algumas características humanas (como dúvidas e sentimentos), o filme ganha algum fôlego. O mesmo acontece quando Jeff Bridges regressa à sua Grid, num bom momento de regresso ao passado. Tecnicamente, destaque para as excelentes sequências de perseguição de motos, no meio de um trânsito caótico; e para os efeitos especiais muito competentes (todavia, sem qualquer necessidade de sessões em IMAX 3D). Mas o maior trunfo de Tron: Ares é, sem sombra de dúvida, a banda sonora de Nine Inch Nails. É nela que está a aura que o argumento não foi capaz de captar, o fascínio da saga que esta longa-metragem não consegue transmitir.

Ainda assim, e apesar de algumas referências que agradarão aos fãs mais acérrimos, a nostalgia do filme de 1982 fica quase perdida, num mundo que não está longe dos tempos actuais, dominado pelas grandes empresas tecnológicas. A lógica da empresa boa e da empresa má não é nada credível nos dias que correm, e é muito difícil encarar tal coisa como possibilidade, mesmo que ficcional. 

Que voltem os videojogos de Flynn, pois, para desapontante, já basta o mundo real.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Sugestão da Semana #687

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Sombras, de Jorge Cramez, um filme de terror português protagonizado por Victoria Guerra e Pedro Lacerda.

SOMBRAS


Ficha Técnica:
Título Original: Sombras
Realizador: Jorge Cramez
Elenco: Victoria Guerra, Pedro Lacerda, Dinis Gomes, Catarina Machado
Género: Drama, Terror
Classificação: M/12
Duração: 104 minutos