sexta-feira, 30 de maio de 2025

Estreias da Semana #668

Esta Quinta-feira, chegaram às salas de cinema portuguesas sete novos filmes. Karate Kid: Os CampeõesO Esquema FenícioTardes de Solidão são algumas das estreias em destaque.

Golpe de Sorte (2024)
À l'ancienne
Numa pitoresca ilha na Bretanha, dois amigos de longa data, Jean-Jean e Henri, descobrem que um dos seus conterrâneos ganhou milhões na lotaria. Discretamente, iniciam uma investigação para descobrir quem é o vencedor e fazerem amizade com ele… Quando descobrem que o sortudo morreu de choque, elaboram um plano para usurpar a identidade do falecido.

Homestead - A Fortaleza (2024)
Homestead
Uma bomba nuclear é detonada em Los Angeles e a nação cai num caos sem precedentes. Jeff Eriksson, um antigo soldado das forças especiais, e a sua família fogem para uma excêntrica fortaleza aninhada nas montanhas. À medida que as ameaças violentas e as condições apocalípticas se aproximam das suas fronteiras, os residentes perguntam-se: durante quanto tempo pode um grupo de pessoas resistir aos perigos da natureza humana e ao derramamento de sangue à sua porta?

Karate Kid: Os Campeões (2025)
Karate Kid: Legends
Após uma tragédia familiar, o prodigioso lutador de kung fu, Li Fong (Ben Wang) é arrancado da sua casa em Pequim e muda-se para Nova Iorque com a mãe, onde passa a frequentar uma nova escola e trava amizade com uma colega e com o pai dela. Contudo, a tranquilidade dura pouco, quando Li Fong atrai a indesejada atenção de um grande campeão de karaté. Motivado pelo desejo de se defender, Li começa o treino para estar presente na maior competição de karaté, guiado pela sabedoria do seu professor, o Sr. Han (Jackie Chan), e pelo lendário Karate Kid, Daniel LaRusso (Ralph Macchio).

Marés Vivas (2024)
Feng liu yi dai / Caught by the Tides
China, início dos anos 2000. Qiaoqiao e Bin vivem uma história de amor - apaixonada, mas frágil. Anos após o namorado a ter deixado para procurar trabalho na cidade grande, prometendo que a levaria consigo quando estivesse instalado, ela decide ir à sua procura.

O Esquema Fenício (2025)
The Phoenician Scheme
Zsa-zsa Korda (Benicio del Toro) é um magnata europeu envolvido nas indústrias de armamento e aviação, cuja vida é marcada por acontecimentos inusitados - incluindo a sobrevivência a seis acidentes aéreos e a paternidade de dez filhos. A sua filha, Liesel (Mia Threapleton), é uma freira inesperadamente atraída para os negócios da família. Com eles segue Bjorn Lund (Michael Cera), o tutor de Liesel, numa viagem de capitais europeias a enclaves secretos no Médio Oriente, onde a linha entre lealdade e traição se torna perigosamente ténue. Enquanto o misterioso plano conhecido como O Esquema Fenício ameaça desestabilizar o equilíbrio de poder global, os protagonistas enfrentam uma rede de corrupção que se estende até aos mais altos níveis diplomáticos, empresariais e familiares.

Praia Formosa (2024)
Muanza, uma mulher nascida no Reino do Congo no início do século XIX e traficada para o Brasil, acorda para se encontrar no presente, vagueando pelas ruas da região portuária do Rio de Janeiro, em rápida mudança, conhecida como "Pequena África".

Tardes de Solidão (2025)
Tardes de soledad
O realizador Albert Serra acompanha a estrela da tauromaquia espanhola Andrés Roca Rey e documenta o seu empenho na tradição. Retrato da experiência íntima do toureiro, Serra filma o ritual repetida e meticulosamente – dos nervos ao vestir do traje até à entrada na arena, a faena sangrenta e o rescaldo trágico. No fim, o realizador convida o espectador a tirar as suas conclusões: arte, desafio estético, ou espetáculo grotesco?

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Curtas Vila do Conde regressa de 12 a 20 de Julho

A 33.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema decorre de 12 a 20 de Julho. 

The Last Days of Disco, Whit Stillman

Entre os destaques desta edição estão as secções temáticas Last Film, dedicada às últimas obras de cineastas consagrados; In Focus, com retrospectivas dos realizadores Whit Stillman (EUA) e Mahdi Fleifel (Dinamarca/Palestina); New Voices, centrado na cineasta francesa Maureen Fazendeiro (com a exibição de curtas como Les Habitants, de 2025, e a longa Diários de Otsoga, de 2021, correalizada com Miguel Gomes); e Stereo, que volta a cruzar música e cinema com três cine-concertos.

Na secção Last Film, o Curtas apresenta títulos raros e derradeiros como Scenarios (2024), de Jean-Luc Godard, Bourbon Street Blues (1979), de Douglas Sirk, ou O Velho do Restelo (2014), de Manoel de Oliveira. Já em In Focus, o visado é o universo de Whit Stillman, com a exibição de longas como Metropolitan (1990) e Love & Friendship (2016), e ainda o percurso de Mahdi Fleifel, cujo mais recente filme, To a Land Unknown, estreou no Festival de Cannes.

A arte contemporânea ganha espaço com uma exposição da realizadora iraniana Maryam Tafakory, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, que terá ainda carta branca para apresentar obras suas e de outros autores, reflectindo sobre questões de género, memória e invisibilidade.

Na secção Stereo, Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth) musicará Quick Billy, de Bruce Baillie; Felicia Atkinson recriará a banda sonora de Les Yeux Sans Visage (1960), de Georges Franju; e John Carrol Kirby apresentará uma peça original ao lado da artista visual Nika Milano.

A programação completa do Curtas Vila do Conde 2025 será divulgada em breve.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Sugestão da Semana #667

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final, de Christopher McQuarrie, o derradeiro filme da saga protagonizada por Tom Cruise.

MISSÃO: IMPOSSÍVEL - O AJUSTE DE CONTAS FINAL


Ficha Técnica:
Título Original: Mission: Impossible - The Final Reckoning
Realizador: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Esai Morales, Pom Klementieff, Henry Czerny, Janet McTeer, Angela Bassett
Género: Acção, Aventura, Thriller
Classificação: M/12
Duração: 169 minutos

domingo, 25 de maio de 2025

Crítica: Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final / Mission: Impossible - The Final Reckoning (2025)

"I need you to trust me. One last time."

Ethan Hunt

*7/10*

E ao oitavo filme da saga, Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final, Tom Cruise ainda está aí para as curvas. O actor e o realizador Christopher McQuarrie anunciaram que este é o derradeiro filme Missão: Impossível, mas será mesmo assim?

"Após escaparem de um violento acidente de comboio, Ethan Hunt (Tom Cruise) e a sua equipa continuam a enfrentar o maior adversário de sempre: a Entidade, uma inteligência artificial implacável e manipuladora, capaz de alterar o mundo tal como o conhecemos. Hunt e os seus companheiros da IMF, Luther (Ving Rhames), Benji (Simon Pegg) e Grace (Hayley Atwell), esta última, entretanto, convertida à causa, enfrentam um futuro incerto. Perseguidos pelos agentes Briggs e Degas e enfrentando Gabriel, precisam da ajuda da antiga oponente Paris, enquanto tentam recuperar a única arma capaz de destruir a Entidade. Uma arma que se encontra sob o gelo da calota polar, no fundo do Mar de Bering, entre os destroços de um submarino russo afundado, o Sevastopol."

Com o poder desmedido da Inteligência Artificial como mote, e no seguimento do filme anterior, Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final traduz-se numa luta contra vários inimigos, sendo o mais perigoso deles invisível: a Entidade.

Assim que começa este oitavo filme de Tom Cruise como Ethan Hunt, percebe-se que há um saudosismo antecipado a pairar. Há um recordar - ligeiramente insistente - de missões anteriores e personagens, desde 1996 até à actualidade, especialmente na primeira metade do filme. A acção tarda em chegar, entre muitas conversas, ameaças ou teorias demasiado técnicas que fazem antever os desafios "impossíveis" que se seguirão. 

E eis que Ethan tem de salvar o Mundo e começa a verdadeira Missão. Christopher McQuarrie oferece fabulosas sequências de acção de suster o fôlego, seja a muitos metros de profundidade, nas águas geladas do Mar de Bering, explorando submarinos afundados, seja com os pés bem assentes na terra, a correr sem parar, ou a muitos metros de altura, fazendo acrobacias em avionetas. E, apesar de ser o protagonista que vive as mais entusiasmantes aventuras, o realizador não esquece a importância do trabalho em equipa, que tudo faz para que a Entidade não vença o Bem.

Tom Cruise, o motor desta saga com quase três décadas, mostra-se tão bem ou melhor do que quando tinha 33 anos, em 1996. A maturidade e a experiência deram-lhe o rigor e perfeccionismo que pretende alcançar a cada novo filme e, mais uma vez, não precisou de duplos.

Ainda no elenco, destaque para a presença poderosa - e quase política, tendo em conta os dias que correm - de Angela Bassett como Presidente dos Estados Unidos da América. Com o Mundo num autêntico caos, onde ninguém sabe o que é verdadeiro ou falso e os arsenais nucleares dos países em perigo, só o mais ponderado dos líderes saberá como reagir. 

Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final assume-se como uma despedida, construída com esse propósito, num início lento que resulta depois numa explosão de impossibilidades que só Tom Cruise é capaz de resolver. Fica a vaga esperança de que este fim possa, um dia, tornar-se num regresso.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Estreias da Semana #667

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final Lilo e Stitch são duas das estreias em destaque.

Amor e Queijo (2024)
Vingt Dieux
Após a trágica morte do pai, Totone, de 18 anos, tem de cuidar da irmã mais nova e da quinta da família, que está a falir. Assume ainda mais responsabilidades quando entra num concurso para ganhar dinheiro com o melhor queijo Comté produzido na parte ocidental dos Alpes franceses.

Breve História de Uma Família (2024)
Jiating jianshi / Brief History of a Family
Wei é um rapaz extrovertido com uma paixão pela esgrima. Vem de uma família de classe média e sente-se sufocado por não corresponder às expectativas dos pais. Um dia, conhece Shuo, o seu total oposto: introvertido, dedicado aos estudos e com uma vida familiar complicada. Quando Wei convida Shuo para ir a sua casa, a presença do amigo torna-se habitual no seio familiar. Os pais de Wei vêem em Shuo o protótipo do filho ideal, que sempre desejaram. A primeira longa-metragem de Jianjie Lin retrata o desassossego que irrompe quando um novo membro se infiltra numa família chinesa após o fim da antiga política do filho único.

Diva Futura: Cicciolina e a Revolução do Desejo (2025)
Diva Futura
Itália, 1983. Riccardo Schicchi e Cicciolina fundam a agência Diva Futura e transformam a utopia hippie do amor livre num fenómeno de massa. Surge o termo "pornostar", e Cicciolina, Moana Pozzi e Eva Henger tornam-se estrelas globais. O impacto mediático é avassalador, levando à eleição de Cicciolina para o Parlamento, à criação do Partido do Amor e à candidatura de Moana Pozzi à Câmara de Roma. Porém, por trás do sucesso, escondem-se ciúmes, contradições e a perda de controlo sobre a indústria. O retrato de uma "família" que lutou pela liberdade, mas que, paradoxalmente, acabou por contribuir para algo que vai contra a liberdade da própria mulher: a mercantilização do corpo feminino.

Juventude (Primavera) (2023)
Qingchun / Youth (Spring)
Zhili. A 150km de Xangai. A esta cidade inteiramente dedicada ao fabrico de têxteis, afluem jovens originários das regiões rurais atravessadas pelo rio Yangtze. Têm 20 anos, dormem juntos nos dormitórios das fábricas e comem nos corredores. Namoriscam, brincam e discutem atrás das máquinas de costura. Trabalham incansavelmente para um dia poderem comprar uma casa, criar um filho ou montar a sua própria oficina. Entre eles, as amizades e os amores fazem-se e desfazem-se ao sabor das estações, das falências e das pressões familiares.

Juventude (Regresso a Casa) (2025)
Qingchun: Gui / Youth (Homecoming)
As fábricas de Zhili ficam quase desertas com a aproximação do Ano Novo. Os poucos trabalhadores que ainda lá se encontram estão desesperados para receberem, de forma a poderem pagar a viagem para casa. Das margens do rio Yangtze às montanhas de Yunnan, todos querem passar as festividades em casa, cumprindo os rituais de prosperidade com as famílias. Para Shi WeiFang Lingping é também a oportunidade de se casarem. O marido, um antigo informático, vai ter de a seguir para Zhili depois da cerimónia. Aprender é difícil mas não impede o advento de uma nova geração de trabalhadores.

Juventude (Tempos Difíceis) (2025)
Qingchun: Ku
Nas fábricas têxteis de Zhili, as histórias tornam-se mais dramáticas à medida que o tempo passa. Fu Yun continua a ser gozada pelos colegas por causa de erros. Xu Wanxiang não consegue encontrar o seu caderno e sem ele o patrão recusa-se a pagar-lhe o salário. Um grupo de trabalhadores vê um fornecedor envolver-se numa luta com um patrão endividado. Noutra fábrica, o patrão fugiu com o dinheiro. Os trabalhadores ficam sozinhos, sem o fruto do seu trabalho. Hu Siwen conta a história das manifestações de 2011, em Zhili: a brutalidade policial, as detenções e o medo. Depois de negociações amargas, os trabalhadores regressam a casa para celebrar o Ano Novo.

Lilo e Stitch (2025)
Lilo & Stitch
A história de uma rapariga havaiana solitária e do extraterrestre fugitivo que a ajuda a consertar a sua família desfeita.

Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final (2025)
Mission: Impossible - The Final Reckoning
Após escaparem de um violento acidente de comboio, Ethan Hunt (Tom Cruise) e a sua equipa continuam a enfrentar o maior adversário de sempre: a Entidade, uma inteligência artificial implacável e manipuladora, capaz de alterar o mundo tal como o conhecemos. Hunt e os seus companheiros da IMF, Luther (Ving Rhames), Benji (Simon Pegg) e Grace (Hayley Atwell), esta última, entretanto, convertida à causa, enfrentam um futuro incerto. Perseguidos pelos agentes Briggs e Degas e enfrentando Gabriel, precisam da ajuda da antiga oponente Paris, enquanto tentam recuperar a única arma capaz de destruir a Entidade. Uma arma que se encontra sob o gelo da calota polar, no fundo do Mar de Bering, entre os destroços de um submarino russo afundado, o Sevastopol.

Ossos e Nomes (2024)
Knochen und Namen
Boris e Jonathan são um casal há muitos anos. Mas a sua relação chegou a um ponto em que passam as noites juntos, mas separados: um deita-se na cama a ler, o outro trabalha na escrita do seu romance no quarto ao lado. Enquanto Boris se dedica cada vez mais aos ensaios de um novo filme com uma realizadora ambiciosa, Jonathan tenta redefinir a sua voz como escritor. Ao mesmo tempo, a jovem sobrinha de Jonathan, Josie, tenta formas originais de lidar com a aproximação do fim da sua infância.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Crítica: A Savana e a Montanha (2024)

*7/10*


Em A Savana e a Montanha, o realizador Paulo Carneiro alia-se à população da aldeia de Covas do Barroso para dar voz cinematográfica a uma luta contra o Poder. Eis um filme de resistência numa época em que estes escasseiam, traduzido numa espécie de docuficção em jeito de "western musical".

"A comunidade de Covas do Barroso, no norte de Portugal, descobre que a empresa britânica Savannah Resources planeia construir a maior mina de lítio a céu aberto da Europa a poucos metros das suas casas. Diante dessa ameaça iminente, o Povo decide organizar-se para expulsar a empresa das suas terras."


Paulo Carneiro traz para o Cinema a realidade de uma pequena localidade em Trás-Os-Montes, dando visibilidade a uma luta quase silenciada pelos media e pelos Governos. A Savana e a Montanha é uma nova forma de cinema de intervenção. Junta uma equipa composta por profissionais e amadores para voltar a por na ordem do dia a indignação e luta de uma comunidade. É o povo - e o cinema - contra os governantes e as grandes empresas, para salvar a sua aldeia e o ambiente.

O realizador converte esta luta num western onde a música não falta (Carlos Libo trata das canções de intervenção), hiperbolizando o conflito real num enredo cinematográfico que não deixa para trás o lado reivindicativo. 


Os habitantes de Covas do Barroso são os heróis, os indígenas que defendem as suas terras, numa batalha contra um perigoso e poderoso inimigo invisível, pelo menos fisicamente, na longa-metragem. As notícias na televisão, máquinas no terreno e as conversas entre personagens levam a compreender quem é o vilão: o cowboy da Savannah Resources e seus aliados.

Ao filmar em película de 16mm, Paulo Carneiro torna as imagens tão mais cinematográficas quanto realistas, tirando partido da beleza da paisagem, mas igualmente, do lado lúdico e ficcional do filme.


A mágoa da população, cuja luta ainda está longe de alcançar o resultado desejado, transforma-se em alento e alegria por ter Paulo Carneiro (já seu conhecido devido ao filme Bostofrio, où le ciel rejoint la terre, filmado numa aldeia vizinha) a trabalhar esta batalha com criatividade e algum humor.

A Savana e a Montanha é um filme de união, mas igualmente de confronto com a realidade. Um grito de revolta de um povo, que já não tem medo.