sexta-feira, 29 de agosto de 2025
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Estreias da Semana #681
Esta Quinta-feira, chegaram às salas de cinema portuguesas sete novos filmes, aos quais se junta a reposição de Tubarão (1975), de Steven Spielberg, em jeito de comemoração dos 50 anos da sua estreia.
A Grande Viagem 3: Corrida à Volta do Mundo (2024)
Большое путешествие. Вокруг света / The Big Trip 3: Race Around the World
Mick Mick e os seus amigos Oscar, a lebre, Duke, o pelicano e Panda têm que fazer uma nova viagem por todos os continentes para encontrar o bebé desaparecido. Vão enfrentar, uma vez mais, incríveis aventuras nas pirâmides mexicanas, na selva amazónica, na Antártica, no Monte Kilimanjaro e na Grande China.
A Morte de Belle (2025)
Belle
Um casal leva uma vida pacífica numa pequena cidade. A sua vida muda radicalmente quando Belle, a filha de um amigo, é encontrada morta no seu quarto. Ele torna-se o principal suspeito, pois era o único que estava em casa na altura.
Apanhado a Roubar (2025)
Caught Stealing
Hank Thompson (Austin Butler) foi um jogador de basebol prometedor nos tempos do liceu. Nunca chegou a profissional, mas tem uma boa vida. A namorada é incrível (Zoë Kravitz), gosta do emprego como barman em Nova Iorque e a sua equipa favorita está a fazer um óptimo campeonato. Quando o vizinho Russ (Matt Smith), lhe pede para cuidar do gato por alguns dias, Hank vê-se no meio de um grupo de gangsters ameaçadores. Todos o querem apanhar; mas ele não faz ideia do porquê. Enquanto tenta escapar ao cerco cada vez mais apertado, tem de usar toda a sua astúcia para se manter vivo o tempo suficiente para descobrir a razão de toda aquela violência.
Infiltradas (2024)
Dirty Angels
Durante a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão em 2021, uma unidade de forças especiais composta por mulheres faz-se passar por uma organização de ajuda médica com o objectivo de salvar um grupo de estudantes em perigo entre o ISIS e os Talibãs.
O Lugar dos Sonhos (2025)
A história de João, um jovem cheio de imaginação, e da sua mãe Sofia, uma mãe solteira dedicada. Juntos, visitam a aldeia do avô Júlio, antigo projeccionista de cinema e dono de um videoclube chamado Lugar dos Sonhos. Durante a visita, Júlio apresenta ao neto João o mundo mágico do cinema, enquanto a história revela antigas amizades, conflitos familiares e o valor de manter vivos os sonhos e laços.
Um Casal (Im)perfeito (2025)
The Roses
Ivy (Olivia Colman) e Theo (Benedict Cumberbatch) parecem ser a dupla perfeita. Apaixonaram-se perdidamente quando se conheceram, têm carreiras de sucesso, um casamento amoroso, filhos fantásticos. Mas, por baixo da fachada, forma-se uma tempestade. Há uma feroz competição e ressentimentos que se acendem quando os sonhos profissionais de Theo se desmoronam e as ambições de Ivy começam a cumprir-se. Nova versão do filme de 1989, A Guerra das Rosas, baseado no romance de Warren Adler e protagonizado por Michael Douglas e Kathleen Turner.
Um Mercado de Milhões (2025)
Mercato
Os bastidores do futebol actual, uma indústria global com interesses na ordem dos milhares de milhões. Driss, um agente de jogadores, tem sete dias para salvar a pele antes do fim do mercado...
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Crítica: Sirât (2025)
"Aquí solo hay polvo" ("Aqui só há poeira")
Luís
*9.5/10*
Sirât convida a uma violenta travessia no deserto, com música trance para apaziguar a dor. Oliver Laxe dá um forte abanão à plateia, que precisava mesmo de um filme como este (mesmo que ainda não se tenha apercebido).
"Um homem e o seu filho chegam a uma rave perdida no meio das montanhas áridas e fantasmagóricas do sul de Marrocos. Procuram Marina, a sua filha e irmã, desaparecida há meses numa dessas festas intermináveis e sem descanso. Rodeados por música electrónica e por uma sensação de liberdade crua e desconhecida, mostram a sua fotografia vezes sem conta. A esperança começa a desaparecer. Empurrados pelo destino, insistem e seguem um grupo de ravers a caminho de uma última festa no deserto. Talvez Marina lá esteja. À medida que se aventuram mais adentro do deserto escaldante, a viagem obriga-os a confrontar os seus limites."
Depois de O Que Arde (2019), um retrato dos incêndios em Espanha, muito semelhantes aos que têm assolado também o território nacional, o realizador muda de rumo e entra no universo das raves e de quem as vive como se fosse o último alimento possível para a alma. Naquela realidade, o protagonista, um pai espanhol em Marrocos, é um estranho em terra estranha, tal como a plateia.
Este convite de Oliver Laxe para entrar na rave - e na road trip que se segue -, juntamente com as personagens, torna a relação do espectador com Sirât tudo menos impessoal. Há uma aproximação, em especial ao pai (grande interpretação de Sergi López) e ao filho, que se estende aos restantes companheiros de viagem, à medida que se vão dando a conhecer. Há um inesperado envolvimento emocional da plateia com a trama, como poucas vezes acontece em Cinema.
Mas é quando a festa é interrompida, devido a um repentino "estado de emergência" no país, assombrado por uma suposta guerra mundial, que as regras se quebram e se unem esforços, na procura pela filha e pela próxima rave, algures no deserto, rumo a Sul, até perto da Mauritânia. Pelo sinuoso caminho, o grupo quer desligar-se do mundo real, mas as notícias chegam aos poucos, incompletas e alarmantes.
E eis que começa uma travessia no deserto (quase religiosa - seja no Alcorão ou na Bíblia), com perigos inesperados e provações atrozes. No islão, associamos o deserto ao local de oração e de revelações para Maomé. Por outro lado, na Bíblia, estão os 40 dias e 40 noites que Jesus passou no deserto, onde é repetidamente tentado pelo Diabo (para além da travessia do deserto feita por Moisés e os hebraicos na fuga do Egipto, que não se aplica especialmente, neste filme). É esse o caminho tentador e extremamente perigoso que as personagens terão de percorrer para alcançarem o seu objectivo - uma espécie de Revelação. No islão, a palavra Sirât remete para a ponte mais fina que um cabelo e mais afiada que uma espada que liga o Inferno ao Paraíso. Este filme é símbolo dessa passagem.
A enormidade das paisagens, com deserto a perder de vista e montanhas rochosas de cores quentes e vibrantes, captadas em película de 16mm, condiz com a grandeza de Sirât, numa experiência sensorial que não se fica pela direcção de fotografia ou pela narrativa. A música trance, que acompanha a plateia e as personagens desde a rave até à última cena, entra pelos poros da pele e marca o ritmo da tensão e do coração de quem se aventura nesta longa-metragem. As gigantescas colunas de som que surgem, logo no início de Sirât, no meio do deserto, lembram o monolito de 2001 - Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, e podem ser entendidas dentro da mesma ideia de evolução e transcendência que o filme de 1968. Aqui o que muda, principalmente, é o contexto, mas o significado e a imponência da imagem são muito semelhantes.
Na sua aparente superficialidade e choque, Sirât é um convite à reflexão sobre os traumas, a guerra e o actual estado do Mundo (e como se chegou até aqui), mas igualmente sobre a perda, o real sentido da vida e o que é, afinal, para cada um, o fim do mundo. Porque a aparência árida esconde sentimentos, História e muito sumo. A música e a dança são a cura para a dor de muitos - neste filme e na vida real. Mas o que leva realmente alguém a viver de rave em rave pelo deserto? E quão grande é o desespero de um pai para se aventurar com o filho adolescente por esse mundo tão à parte, em busca da filha desaparecida? Estas são as questões primordiais que Oliver Laxe lança à plateia no convite a uma reflexão muito mais profunda.
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Sugestão da Semana #680
Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Manas, de Marianna Brennand, uma co-produção entre Brasil e Portugal.
MANAS
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Estreias da Semana #680
Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. A Meia-Irmã Feia, Colheita, Eddington e Manas são algumas das estreias em destaque.
A Meia-Irmã Feia (2025)
Den stygge stesøsteren / The Ugly Stepsister
Num reino de contos de fadas onde a beleza é um negócio brutal, Elvira luta para competir com a sua incrivelmente bela meia-irmã, e fará de tudo para chamar a atenção do príncipe.
Colheita (2025)
Harvest
Ao longo de sete dias alucinatórios, uma aldeia sem nome, num tempo e lugar indefinidos, vai desaparecendo. Tragicomédia com laivos de western onde um homem da cidade convertido em agricultor e um atordoado senhor feudal estão prestes a enfrentar uma invasão do mundo exterior. Baseado no romance de Jim Crace.
Drácula: Uma História de Amor (2025)
Dracula
No século XV, o Príncipe Vladimir renega a Deus após a repentina e cruel morte da sua amada esposa. Herda uma maldição eterna e torna-se Drácula, um vampiro condenado a vaguear pelos séculos, guiado por uma única esperança - reunir-se novamente com o seu amor perdido. Mais tarde, na Londres do século XIX, descobre o doppelgänger da sua mulher e condena-se a si próprio ao persegui-la.
Eddington (2025)
Em maio de 2020, um impasse entre o xerife de uma pequena cidade (Joaquin Phoenix) e o presidente da câmara (Pedro Pascal) faz explodir um barril de pólvora quando vizinhos se confrontam com vizinhos em Eddington, no Novo México.
Faster - Máxima Velocidade (2025)
Rapide
A Max sempre gostou de velocidade. Não conhece outra forma de viver. Por isso, quando descobre o karting, fica claro: vai ser campeã de Fórmula 1. Mas, aos 17 anos, nenhuma equipa aposta nela. Perante um mundo que lhe vira as costas, um ex-piloto irreverente continua a acreditar - e tem um único objectivo: torná-la na mais rápida de todas.
Férias de Agosto (2024)
Un altro ferragosto
Em meados de Agosto, duas grandes famílias italianas reúnem-se em Ventotene, onde radicais e influentes debatem a história recente de Itália e o seu modo de vida. Nem tudo é o que parece, de tal forma que novos e velhos conflitos são postos em causa.
Looney Tunes: Daffy e Porky salvam o mundo (2024)
The Day the Earth Blew Up: A Looney Tunes Movie
Porky e Daffy Duck são heróis improváveis e a única esperança da Terra perante a ameaça de uma invasão alienígena.
Manas (2025)
Marcielle, de 13 anos, vive na Ilha de Marajó, no coração da floresta amazónica. Para quebrar um ciclo terrível que aprisiona as mulheres ao seu redor numa região isolada, ela precisa fazer o impossível para se libertar a si e à irmã mais nova do abismo escuro de silêncio mantido pela família.
Noiva em Apuros (2025)
Bride Hard
Sam é uma agente secreta cuja missão mais difícil até à data é agradar à sua futura melhor amiga num luxuoso casamento. Quando uma equipa de mercenários invade a festa e toma os convidados como reféns, Sam é lançada numa luta sem precedentes - uma luta em que não pode arriscar estragar o seu disfarce, ou arruinar o grande dia. Ao enfrentar os bandidos numa batalha disfarçada de conto de fadas, percebe que a verdadeira ameaça pode estar mais perto do que pensa.
domingo, 17 de agosto de 2025
Sugestão da Semana #679
Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Together - Juntos, de Michael Shanks, protagonizado pelo casal Dave Franco e Alison Brie.
TOGETHER - JUNTOS
Ficha Técnica:
Título Original: Together
Realizador: Michael Shanks
Elenco: Dave Franco, Alison Brie, Damon Herriman, Mia Morrissey, Karl Richmond, Jack Kenny, Francesca Waters
Género: Terror
Classificação: M/16
Duração: 102 minutos
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Subscrever:
Mensagens (Atom)
-
"I'm making chocolate, of course. How do you like it? Dark? White? Nutty? Absolutely insane." Willy Wonka *7/10* Os primeiros ...
-
"It's the little things that are important, Jimmy. It's the little things that get you caught." Deacon *6/10* Um thriller...