25-abril-billboard

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MOTELx'13: Programação e Novidades

A 7ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa acontece entre os dias 11 e 15 de Setembro, no Cinema São Jorge. A programação completa já é conhecida e o Hoje Vi(vi) um Filme põe-te a par das principais novidades deste ano.


Os realizadores Tobe Hooper (Massacre no Texas, Poltergeist) e Hideo Nakata (RingDark Water) são duas presenças muito especiais confirmadas no MOTELx'13. A eles serão dedicadas duas secções do festival: Culto dos Mestres Vivos e Japão Retro, respectivamente. Nakata regressa igualmente este ano com o filme The Complex, que integra a secção Serviço de Quarto.

Dentro da mesma secção, a principal do MOTELx, destaque também para The Conjuring, de James WanChained, de Jennifer Lynch (filha de David Lynch), Kiss of the Damned, de Xan Cassavetes (filha de John Cassavetes e Gena Rowlands), The Lords of Salem, de Rob Zombie, Painless (uma co-produção luso-espanhola), de Juan Carlos MedinaV/H/S/2 (com segmentos rodados por diferentes realizadores) ou We Are What We Are, de Jim Mickle, entre muitos outros.


Os filmes de género portugueses têm o seu lugar, como sempre, na secção Quarto Perdido, que este ano terá um título: Os Censurados. Aqui serão apresentados dois filmes criados por três homens vítimas de censura: o dramaturgo Bernardo Santareno, o cineasta e artista plástico Manuel Guimarães e o ex-cineasta António de Macedo. O Crime da Aldeia Velha e A Promessa são os dois filmes exibidos nesta secção e que dizem respeito às duas peças da obra de Bernardo Santareno adaptadas para cinema.

Para os mais novos, a secção Lobo Mau está de regresso em parceria com a Cinemateca Júnior e apresenta O Estranho Mundo de Ray Harryhausen, um programa que inclui workshops e a exibição de filmes do mestre dos efeitos visuais no Palácio Foz e no Cinema São JorgeMighty Joe Young, de  Ernest B. Schoedsack, ou One Million Years B.C., de Don Chaffey, são alguns filmes da secção.

Para o Prémio Yorn MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2013, a única secção competitiva do festival, concorrem nove curtas-metragens:

- Bilis Negra, Nuno Sá Pessoa (2013) 
- O Coveiro, André Gil Mata (2013) 
- Desespero, Rui Pilão (2013) 
- Hair, João Seiça (2012) 
- A Herdade dos Defuntos, Patrick Mendes (2013) 
- Longe do Éden, Carlos Amaral (2012) 
- Monstro, Alex Barone (2013) 
- Nico - A Revolta, Paulo Araújo (2013) 
- Sara, Miguel Ângelo (2012)

O vencedor terá direito a um prémio no valor de 3000€, mais 2500€ em serviços de pós-produção na Pixel Bunker e ainda um fim-de-semana de inspiração num dos Hotéis Belver. A avaliar esta secção está um júri composto pelo radialista, apresentador de TV e argumentista, Nuno MarklSafaa Dib, editora da revista Bang! e co-fundadora do Fórum Fantástico, e Thierry Phlip,  presidente do festival Razor Reel Fantastic Film Festival, em Bruges.

Nesta edição, e em parceria com o Clube de Jogos de Carnide, acontece mais uma Noite de Jogos de Terror - a partir das 19h00 - , para os mais corajosos, e Tarde de Jogos (pouco) Assustadores - a partir das 14h30 - , destinada aos mais pequenos. Os jogos terão lugar no dia 14 de Setembro, na Sala Montepio do Cinema São Jorge, e têm entrada livre.

Haverão também workshops para o público adulto: um de Caracterização e Efeitos Especiais para Cinema, com João Rapaz e Helena Batista, e outro de stop motion, com Bruno Caetano. Os três foram elementos fundamentais na arte da curta-metragem Dédalo na qual se baseou a identidade gráfica do festival deste ano.

Já a Festa de Antecipação do MOTELx'13 terá lugar no Musicbox na noite de 6 de Setembro. DJs e VJs vão apresentar uma arrepiante selecção de sons e imagens de alguns dos mais emblemáticos filmes de terror de sempre.

Aguardam-se mais novidades e horários do festival para breve. O cinema de terror está quase a chegar a Lisboa para mais um ano de muita emoção. Mais informações podem ser consultadas aqui.

Sem comentários: