25-abril-billboard

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Estreias da Semana #86

Dez longas-metragens e cinco curtas estreiam esta Quinta-feira nos cinemas portugueses. Frances Ha, Raptadas ou Machete Mata são alguns dos títulos mais sonantes desta semana.

Códigos de Defesa (2013)
The Numbers Station
Um agente secreto é enviado para uma missão de baixa importância, após ter caído em desgraça. Numa estação da CIA, no Nevada, terá de proteger uma tradutora de códigos. Os problemas começam quando o esconderijo da CIA começa inesperadamente a ser atacado.

E viveram felizes para sempre...? (2013)
Au bout du conte
Laura tem 24 anos e ainda está à espera do príncipe encantado. Quando conhece Sandro numa festa, o seu sonho realiza-se e acredita que encontrou o homem da sua vida. Mas pouco depois conhece Maxime e começa a questionar-se se haverá príncipes mais encantados que outros. E Sandro tem os seus próprios problemas. O seu pai, Pierre, tropeçou numa vidente no funeral do seu pai que o relembrou da data da sua própria morte, que tinha adivinhado muitos anos antes. Maxime também tem os seus problemas, tal como a namorada de Pierre, e a tia de Laura e muitos outros. Será que no final todos viverão felizes para sempre?

Frances Ha (2012)
Em Nova Iorque, Frances é a uma aspirante a dançarina muito próxima da sua melhor amiga Sophie. Ambas têm uma ligação muito forte, mas percebem que terão que crescer e descobrir se conseguem viver uma sem a outra. É quando Sophie muda de casa, que Frances se dá conta de que tem de continuar a sua vida sozinha.

Killing Season Temporada de Caça (2013)
Killing Season
Nas montanhas dos Apalaches, um veterano de guerra retirou-se para uma cabana, numa floresta distante. Quando um visitante surge no local, os dois começam uma inusitada amizade. Porém, o recém-chegado é um antigo soldado em busca de vingança que irá iniciar uma caça ao veterano.

Machete Mata (2013)
Machete Kills
Depois de perder Sartana (Jessica Alba), a sua parceira na luta pela justiça, numa violenta operação, Machete (Danny Trejo) é destacado pelo Presidente dos Estados Unidos (Charlie Sheen) para honrar a sua recém-adquirida nacionalidade americana e aceitar uma missão mortal pelo seu país. É enviado para o México para impedir Mendez the Madman (Demian Bichir),o líder de um cartel, de disparar um míssil sobre Washington.

Morcegos no Campanário (2010)
Bats in the Belfry
Bats in the Belfry é a curta-metragem de João Alves que acompanha o filme Machete Mata. Deadeye Jack retoma um assalto interrompido, mas algo sombrio está entre ele e o dinheiro.

O Último Elvis (2012)
El último Elvis
Carlos Gutiérrez é um imitador de Elvis. À noite, no mundo esplendoroso de imitadores de celebridades de Buenos Aires, ele é uma estrela. De dia, é um empregado fabril sem futuro, até que um acidente trágico o obriga a reconsiderar as suas prioridades.

O Martelo dos Deuses (2013)
Hammer of the Gods
Depois do assassinato do rei, um jovem decide atravessar o território britânico à procura do seu irmão perdido, Hakan, o Feroz, o único capaz de restaurar a ordem no reino. No caminho, ele enfrenta diversos obstáculos que o transformam em um verdadeiro guerreiro.

Os Cavalos de Deus (2012)
Les chevaux de Dieu
Yashin é um rapaz de 10 anos que vive com a família no bairro de lata de Sidi Moumen, em Casablanca. A sua mãe, Yemma, faz o que pode para sustentar a família, que inclui um pai depressivo, um irmão no exército, outro quase autista e um terceiro, Hamid, de 13 anos, o rufia do bairro e protetcor de Yashin. Hamid é preso e Yashin começa a fazer pequenos biscates para tentar sair daquela miséria de violência e droga.

Raptadas (2013)
Prisoners
Keller Dover (Hugh Jackman) é um carpinteiro que vive numa pequena cidade quando a filha e a melhor amiga desaparecem. A polícia não consegue descobrir o paradeiro das duas adolescentes e Keller decide raptar o homem que considera o principal suspeito. No caminho vai cruzar-se com o detective Loki (Jake Gyllhenhaal) destacado para o caso.

Uma boa dose de Sexo (2012)
Thanks for Sharing
Adam (Mark Ruffalo) é um solteirão, consultor ambiental, que mantém uma abstinência de cinco anos; Mike (Tim Robbins) é um construtor civil de meia idade, desde sempre casado com a sua namorada de liceu, e visto por todos como o guia do grupo; e Neil (Josh Gad) um jovem médico de urgências, sempre pronto a contar as suas piadas que quase nunca têm graça, e totalmente dependente. Todos eles são viciados em sexo.

2º Programa de Curtas O Som e a Fúria
Rei Inútil (2013)
Entrecampos (2012)
Gambozinos (2012)
Na Escola (2010)
O Som e a Fúria apresenta esta semana o seu segundo Programa de Curtas, uma oportunidade rara para ver curtas-metragens nacionais em sala de cinema. Rei Inútil, de Telmo Churro, debruça-se sobre Tiago, um aluno repetente, finalista do ensino secundário. Apesar de apelar ao divino, vai novamente chumbar o ano. Entre mentir à benevolente mãe e ceder à tentação de uma viagem com a namorada, Tiago vai ter de tomar decisões, talvez Tiago não seja um caso perdido. Em Entrecampos, de João Rosas, Mariana tem 11 anos e acabou de se mudar de Serpa para Lisboa com o pai. Entre o novo bairro, uma escola desconhecida e percursos incompreensíveis de autocarro, os primeiros dias na cidade não são fáceis. Mas a menina irá rapidamente arranjar um guia à altura.

Por seu lado, em Gambozinos, de João Nicolau, - vencedor da Quinzena dos Realizadores em Cannes - um rapaz de dez anos debate-se com as agruras da vida numa colónia de férias. Não é fácil ser ignorado pela menina dos seus olhos e ver a camarata vandalizada por rufias quase adolescentes. Felizmente, na floresta, os gambozinos teimam em não aparecer. Na Escola, de Jorge Cramez, é outra das curtas-metragens que compõem este programa. Como se não estivesse ali, indiferente ao tédio das crianças à sua volta, a professora continua a escrever no quadro um poema de Camões. Valéria, Simão, Tomás e André trocam olhares e saem sem ninguém dar por isso. Começam a correr sem parar. Paisagens inéditas, espaços de aventura, e a Natureza: lugar novo e intenso. Valéria e os seus companheiros saíram da sala aula ou acordaram dentro de um sonho?

Sem comentários: