25-abril-billboard

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

LEFFEST'13: O que ver?

O Lisbon & Estoril Film Festival está  mesmo a chegar e a oferta cinematográfica (e não só) é muita e variada. Entre 8 e 18 de Novembro, o festival promete animar Lisboa e Estoril, trazendo até nós grandes títulos e e figuras ilustres das artes.

O Hoje Vi(vi) um Filme dá-te 10 sugestões que não deves perder no LEFFEST'13.

A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2, de Abdellatif Kechiche
Adèle é uma adolescente de 15 anos, cuja vida muda quando conhece Emma, uma jovem de cabelo azul que a apresenta ao desejo e à vontade de se afirmar como mulher adulta. Diante do olhar dos outros, Adèle cresce, procura-se, perde-se, encontra-se. A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2 venceu a Palma de Ouro no último Festival de Cannes e o realizador Abdellatif Kechiche marcará presença no Lisbon & Estoril Film Festival.

O Grande Mestre, de Wong Kar-Wai
O realizador Wong Kar-Wai é um dos homenageados desta edição do LEFFEST, e, ao mesmo tempo, o seu mais recente filme, O Grande Mestre, é apresentado em antestreia nacional no festival. No mundo das artes marciais existem muitos Mestres, mas o título de Grande Mestre pertence apenas a uma lenda. O professor de Bruce Lee, de nome Ip Man, era um homem  de acção que sabia que o último homem a ficar de pé seria o escolhido. Ele acreditava ser esse homem até conhecer uma verdadeira rival, um génio das artes marciais vindo da Manchúria chamada Gong Er que era considerada uma lenda e uma linda mulher.

The Immigrant, de James Gray
James Gray estará presente no LEFFEST'13 onde é homenageado e apresenta o seu mais recente filme, The Immigrant, protagonizado por Jeremy Renner, Joaquin Phoenix e Marion Cotillard. Duas irmãs, Ewa Magda, deixam a Polónia rumo a Nova Iorque. Quando chegam a Ellis Island, Magda é internada de quarentena por sofrer de tuberculose. Sozinha e desamparada, Ewa conhece Bruno, um proxeneta sem escrúpulos e, para salvar a irmã, acaba por se prostituir. A chegada de Orlando, um ilusionista primo de Bruno, traz esperança e confiança a Ewa, contudo, o ciúme de Bruno é imprevisível.

Jimmy P., de Arnaud Desplechin
Arnaud Desplechin é mais uma presença confirmada no Lisbon & Estoril Film Festival e traz consigo Jimmy PApós a Segunda Guerra Mundial, Jimmy P., um índio Blackfoot que lutou em França, é admitido no hospital militar de Topeka, uma instituição especializada em doenças mentais. Na ausência de causas fisiológicas, é-lhe diagnosticada esquizofrenia. É durante o tratamento que Jimmy conhece Georges Devereux, o antropólogo e psicanalista francês, especializado em culturas nativas americanas.

Vénus de Vison, de Roman Polanski
O novo trabalho de Polanski é Vénus de Vison, mais uma antestreia nacional no LEFFEST'13. Sozinho num teatro parisiense após um dia de audições a actrizes para a peça que está prestes a encenar, Thomas (Mathieu Amalric) lamenta ao telefone o fraco desempenho das candidatas. Ninguém tem a dimensão necessária para assumir o papel principal, e quando se prepara para sair, surge Vanda (Emmanuelle Seigner), um verdadeiro turbilhão de energia, tão desenfreada como atrevida. Vanda incorpora tudo o que Thomas odeia. Ela é vulgar, insensata, e fará de tudo para conseguir o papel.

Inside Llewyn Davis, de Joel Coen, Ethan Coen
Em Cannes venceu o Grande Prémio, e agora o mais recente trabalho dos irmãos Coen chega ao LEFFEST. Inside Llewyn Davis mostra uma semana na vida de um jovem cantor no mundo musical de Greenwich Village, em 1961. Quando um Inverno severo atinge Nova Iorque, Llewyn Davis, com a sua guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos aparentemente intransponíveis, começando com aqueles que ele mesmo cria. Ele sobrevive graças ao apoio dado por amigos ou estranhos, aceitando qualquer pequeno trabalho.

Only Lovers Left Alive de Jim Jarmusch
Com nomes como Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Mia Wasikowska ou John Hurt no elenco, Only Lovers Left Alive não poderia deixar de constar nesta lista de sugestões. Nas cidades românticas e desoladas de Detroit e Tânger, Adam (Tom Hiddleston), um músico profundamente deprimido, encontra Eve (Tilda Swinton), a sua amante, uma mulher robusta e enigmática. Esta história de amor dura há séculos, mas este idílio libertino é interrompido pela chegada da pequena irmã de Eve, extravagante e incontrolável. Estas duas pessoas à margem, sábias mas frágeis, poderão continuar a sobreviver no mundo moderno que está em colapso ao seu redor?

O Passado de Asghar Farhadi
Depois do sucesso de Uma Separação, Asghar Farhadi regressa com O Passado, com uma temática semelhante à do trabalho anterior. Depois de quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris a partir de Teerão, a pedido de Marie, a sua esposa francesa, para realizar as formalidades do seu divórcio. Durante a sua breve estadia, Ahmad percebe a relação conflituosa que Maria tem com a filha, Lucia. Os esforços que Ahmad faz para tentar melhorar esse relacionamento irão desvendar um passado secreto. Bérénice Bejo, a protagonista, venceu em Cannes o Prémio para Melhor Actriz pela sua interpretação neste filme.

Faust - Eine deutsche Volkssage de F.W. Murnau
Dentro da secção Cinema & Literatura, Faust - Eine deutsche Volkssage é um clássico imperdível, que pode ser visto ou revisto no LEFFEST. Atormentador da humanidade com a guerra, a peste, ou a fome, Mephisto acredita que a terra lhe pertence. O Arcanjo Gabriel evoca o nome de Fausto, um velho erudito, cuja vida toda é prova de que a Terra não é completamente sujeita ao mal.

Tabu de Miguel Gomes
Na secção 15 Anos, 15 Filmes - Mostra de Cinema Iberoamericano do LEFFEST'13, encontramos o português Tabu, de Miguel Gomes. Aqui está mais uma excelente oportunidade para ver ou rever um filme que pede para ser visto no ecrã de cinema. Pilar vive os seus primeiros anos de reforma a tentar endireitar o mundo e a lidar com as culpas dos outros. Ela inquieta-se, sobretudo, com a solidão da sua vizinha Aurora, uma octogenária temperamental e excêntrica, que foge para o casino se tiver dinheiro, fala da filha que pouco se importa com ela, ressaca antidepressivos e desconfia que Santa, a sua  empregada cabo-verdiana, dirige contra ela práticas de voodoo. É a partir de um misterioso pedido de Aurora, que Pilar e Santa se unem para o tentar cumprir. Quer encontrar-se com um homem, Gianluca Ventura, que até então ninguém sabia que existia. Ventura tem um pacto secreto com Aurora e uma história por contar. Uma história passada há cinquenta anos, pouco antes do início da Guerra Colonial portuguesa.

Para além destes títulos, há muito mais para ver no LEFFEST e outras actividades, como espectáculos, exposições, encontros e leituras. Para mais informações e programa completo é só seguir este link.

Sem comentários: