25-abril-billboard

segunda-feira, 24 de março de 2014

8 ½ Festa do Cinema Italiano'14: Programa e novidades

39 filmes e cinco antestreias marcam o regresso do 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O evento - que tem início em Lisboa já a 10 de Abril - vai abrir a sua 7.ª edição com o filme Viva la Libertà, de Roberto Andò, e irá encerrar com Il Capitale Umano, de Paolo Virzì, ambos em antestreia nacional.


Grande destaque para a exibição do célebre filme perdido de Orson Welles, Too Much Johnson, realizado em 1938, cuja estreia mundial teve lugar em Outubro passado, em Pordenone. A sua passagem por Lisboa resulta de uma parceria entre o 8 ½, o Festival Le Giornate del Cinema Muto e a Cinemateca Portuguesa. Outra novidade é a programação dirigida aos mais novos, em parceria com o Giffoni Film Festival, o mais importante festival de cinema infantil da Europa.

Dentro dos filmes em antestreia, encontramos ainda Salvo, de Antonio Piazza e Fabio GrassadoniaZoran, il mio Nipote Scemo, de Matteo Oleotto, e The Special Need, de Carlo Zoratti.

De regresso à Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema está a secção Amarcord com uma homenagem inédita a Mario Bava, por ocasião do centenário do seu nascimento. O filho, Lamberto Bava, realizador e argumentista, é um dos nomes com presença confirmada no 8 ½ em Lisboa, bem como o realizador Daniele Gaglianone (La Mia Classe), o músico Vinicio Capossela (argumentista e protagonista de Indebito), o produtor e cineasta Gianluca Arcopinto e o vice-director da Cineteca del Friuli di Gemona, Lorenzo Codelli.

A Secção Competitiva conta, este ano, com sete filmes. Para os avaliar estará um júri composto por Rita Blanco, Camané e Maria João Seixas. Tal como na última edição, o público do festival também vai votar no seu eleito, através do prémio do público, que este ano têm pela primeira vez o patrocínio da TVCine & Séries tornando-se no Prémio Canais TVCINE.

Nesta edição, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano destaca ainda outros aspectos da cultura italiana, ampliando as suas secções dedicadas à gastronomia, através da criação da Rota dos Sabores – Porções de Itália, um roteiro que engloba os melhores restaurantes italianos, gelatarias e garrafeiras, em Lisboa, onde o público poderá usufruir de momentos de degustação, com direito a descontos.


A Festa do Cinema Italiano traz consigo diversas actividades paralelas - Dopo le 8 ½ - onde se incluem festas, aulas de Italiano gratuitas, o Cine-Jantar, este ano com a exibição de O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, e o lançamento do primeiro romance póstumo do escritor italiano Antonio Tabucchi, Para Isabel.

Em parceria com a Fnac, estará à venda um pack de quatro dvds de filmes que se destacaram nas últimas edições do 8 ½: Shun-Li e o Poeta, Piazza Fontana - Uma Conspiração Italiana, Scialla! e Benfica-Torino 4-3 (este último conta com crítica no Hoje Vi(vi) um Filme, aqui).

Sem comentários: